Índice
Cambridge, localizada a cerca de 80 km a norte de Londres, é sobretudo conhecida pela sua universidade, que durante séculos, e a par de Oxford, produziu a nata da intelectualidade inglesa. Esta universidade foi fundada em 1209, precisamente por dissidentes de Oxford, e actualmente cerca de 25% da população de Cambridge (125 mil habitantes) é constituída por estudantes.
Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Cambridge, e explorar o local a fundo. Visitar o Reino Unido e não passar por Cambridge, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.
Visitar Cambridge Reino Unido
Para além da universidade e do património histórico associado, Cambridge é também uma cidade, com uma longa tradição, que vale a pena visitar por si. Além disso, como se imagina, a cena cultural é intensa. Localizado em posição bem central, o Arts Theatre é a principal sala de espectáculos da cidade, e há um leque considerável de museus e galerias de arte à disposição do visitante.
É uma cidade bastante compacta, que se percorre facilmente a pé, até porque o seu centro é essencialmente pedonal. Os espaços verdes são abundantes e amplos e o rio Cam marca presença, especialmente no Verão, quando os estudantes se concentram nas suas margens.
Fiquei em Cambridge durante uns dias em 2012. Aproveitei para explorar um pouco a cidade e os seus diversos monumentos.
Não deixe de fazer uma viagem de barco pelos canais (o estilo de barco chama-se Punt), uma experiência inesquecível.
Os monumentos a não perder durante a sua visita a Cambridge incluem: Houghton Mill, Longthorpe Tower, Ely Cathedral que pode subir ao cimo da torre e ver a cidade toda, Christ College, St John’s College. Pode ainda visitar o mercado central.
Melhores atrações de Cambridge
- Castelo de Cambridge
- Catedral de Ely
- Igreja Holy Sepulchre
- Museu de Arqueologia e Antropologia
- Ponte da Matemática
- King’s College Chapel
- Wandlebury Hill
- St Bene’t’s Church
Dicas de Viagem
- Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Cambridge, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
- Suba à torre da Church of St Mary the Great – a melhor vista da cidade.
- Faça uma free walking tour.
- Apesar de ser muito cliché e turístico, terá de andar de camboats nos canais da cidade.
- A melhor altura para visitar Cambridge é entre os meses de Abril e Setembro, pois são os meses que correspondem às estações mais quentes e menos chuvosas.
Turismo em Cambridge
Lugares para visitar em Cambridge
1. Castelo de Cambridge
O Castelo poderá não ser o local mais famoso de Cambridge mas nem por isso deixa de um ponto com muita história para contar. Infelizmente quase nada resta da sua estrutura: apenas uma colina artificial no ponto mais alto de Cambridge assinalada o sítio onde a antiga fortificação se erguia. Foi erigido originalmente em 1068 por Guilherme o Conquistador, durante a sua campanha para conquistar York. Cambridge chamava-se por essa altura Grantabridge. Desde o século XIV que o abandono do castelo foi notório, interrompido apenas durante a Guerra Civil de 1642, quando foi ocupado pelos Parlamentaristas, reparado e reforçado. Em 1647 foi abandonado e intencionalmente destruído e o tempo encarregou-se do resto. Hoje o local pode ser visitado livremente, oferecendo excelentes vistas sobre a zona histórica de Cambridge.
2. Catedral de Ely
Ely localiza-se a cerca de 25 km a Noroeste de Cambridge e a sua catedral e os edifícios monásticos que a rodeiam merecem uma visita. As suas origens remontam a 672 quando ali foi construída uma pequena igreja. Mas o actual edifício nasceu em 1083, recebendo o estatuto de catedral em 1109. A sua nave é a terceira maior de Inglaterra e o seu tecto está ricamente decorado. Destaques para a sua torre octogonal, considerada uma obra-prima de engenharia medieval, para a beleza da sua Lady Chapel, onde a luz e o sentido de espaço operam milagres, e para o seu coro, um grupo de 22 rapazes que se dedicam aos cânticos na catedral. Inclui um pequeno museu dedicado aos vitrais, desde o século XIII até aos nossos dias. Pode ser visitada pelo público ao longo do dia e há missa de manhã e à tarde.
3. Igreja Holy Sepulchre
A Igreja do Santo Sepúlcro, também conhecido como a Igreja Circular, é o segundo edifício mais antigo de Cambridge, sendo um magnifico exemplar da arquitectura religiosa do século XII. Foi construída em pedra, inspirada na rotunda do Santo Sepúlcro de Jerusálem, tendo uma torre sineira com dois sinos, dos séculos XV e XVII. Deixou de ser usada para fins religiosos em 1994 e desde então aloja uma pequena exposição dedicada à sua história e a Cambridge e recebe eventos culturais com frequência. Está aberta ao público todos os dias (ao fim-de-semana só de tarde) mas é necessário um bilhete de 3,50 Libras para entrar.
4. Museu de Arqueologia e Antropologia
O Museu de Arqueologia e Antropologia de Cambridge tem uma colecção de artefactos proveniente de todo o mundo. Foi fundado em 1884 como o Museum of General and Local Archaeology com uma pequena colecção reunida pela Cambridge Antiquarian Society e alguns artefactos da Polinésia doados por Alfred Maudslay and Sir Arthur Gordon e o seu primeiro conservador, Anatole von Hügel, cedeu a sua colecção de objectos do Pacífico Sul. Com o tempo o património do museu foi crescendo, em boa parte devido a doações dos alunos da universidade, e em 1913 foi movido para a sua actual localização. De entre a sua colecção, destaque para uma série de artefactos recolhidos durante as expedições do Capitão Cook e para uma ferramenta em pedra data de há 1,8 milhões de anos atrás. Em 2013 o museu foi sujeito a trabalhos de renovação e reabriu com uma exposição mais moderna. Encontra-se aberto todos os dias excepto Segundas-feiras.
5. Ponte da Matemática
Esta ponte pedonal que cruza o rio Cam é feita inteiramente de madeira, tendo sido originalmente construída por James Essex, segundo um plano de William Etheridge, em 1749. Foi reparada em 1866 e inteiramente reconstruída, mantendo-se fiel à original, em 1905 mas mudando de madeira de carvalho para teca. Existe uma lenda segundo a qual a ponte foi construída por Isaac Newton, apenas em madeira, sem parafusos nem pregos, para demonstrar alguns dos princípio de física que ensinava. Ainda segundo a história, depois da morte do professor, os alunos desmontaram a ponte para melhor compreender o fenómeno mas foram incapazes de a reconstruir sem recorrer a parafusos e pregos.
6. King’s College Chapel
Esta igreja é um dos melhores exemplos do Gótico na arquitectura inglesa e geralmente utilizada como o símbolo de Cambridge, tendo as suas obras sido iniciadas em 1446, durante o reinado de Henrique VI, e terminadas em 1515 com os vitrais a serem adicionados em 1531. O comprimento da nave é de 88 metros, com uma largura de 12 metros e uma altura máxima interior de 24 metros. Ao longo da história a igreja sofreu algumas ofensas: durante a Guerra Civil as tropas de Cromwell usaram o seu interior como terreno de parada, mas a estrutura nada sofreu. Já a Segunda Guerra Mundial trouxe alguns estragos, com a explosão de uma bomba junto à capela. Felizmente os vitrais tinham sido cuidadosamente retirados para precaver uma situação destas. Hoje em dia a igreja cumpre a sua missão religiosa, recebendo alguns recitais que fazem uso da excelente acústica do espaço.
7. Wandlebury Hill
A colina de Wandlebury é um sítio para se estar em contacto com a Natureza, localizando-se alguns quilómetros a sudoeste de Cambridge. No seu topo encontra-se uma pequena reserva natural, constituída sobretudo por floresta de faia e campos abertos, que é um local aconselhado para a observação de aves. Existem provas de presença humana no local desde a Idade do Bronze e há cerca de 2500 anos existiu ali um forte, hoje completamente desaparecido, com excepção para alguns traços do seu fosso. Existia na colina um palácio rural, que também desapareceu, apesar de terem ficado os seus monumentais estábulos.
8. St Bene’t’s Church
Esta igreja é o edifício mais antigo de Cambridge e aqui se reza desde há mil anos. A igreja é dedicada a São Benedito, nascido na Umbria em 480. Não se sabe ao certo quando foi construída. mas terá sido por volta dos séculos X ou XI, talvez durante o reinado de Eduardo o Confissor. Existem fortes traços da influência saxónica na arquitectura desta igreja, na qual se destaca a torre sineira. Existem ali seis sinos, quase todos do século XVII. Curiosamente a Universidade de Cambridge usou os sinos desta igreja desde o seu início até ao século XVII.
Excursões em Cambridge
Roteiros em Cambridge
Roteiros para visitar Cambridgede maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Cambridge em Reino Unido.
1 Dia em Cambridge
- Manhã: Brevemente…
- Tarde: Brevemente…
2 Dias em Cambridge
- Dia 1 Manhã: Brevemente…
- Dia 1 Tarde: Brevemente…
- Dia 2 Manhã: Brevemente…
- Dia 2 Tarde: Brevemente…