Índice
Metrópole marroquina com 5 milhões de habitantes e a capital económica do país, Casablanca tem alguns pontos interessantes para visitar durante um dia ou dois.
Casablanca não representa de maneira nenhuma o exotismo de Marrocos, mas de qualquer maneira explorando um pouco mais a cidade, descobrimos locais muito interessante e alguns recantos muito bonitos e exóticos.
Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Casablanca, e explorar o local a fundo. Visitar Marrocos e não passar por Casablanca, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.
Visitar Casablanca Marrocos
Casablanca situa-se numa zona com recifes, que fez com que nunca tenha ganho importância no passado. Com o tempo, os seus bairros de casas brancas começam a crescer. Casablanca abriga 15% dos habitantes de Marrocos e a sua população de 5 milhões de pessoas faz desta cidade a maior de todo o Magrebe (Mauritânia, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia).
Os consulados estrangeiros começam a instalar-se na cidade por volta de 1860 e em 1906 ganha o estatuto de primeiro porto marítimo do reino. É por volta dessa altura, mais propriamente em 1914 que Casablanca se torna na capital económica de Marrocos e a consequente construção da parte nova da cidade – Ville Nouvelle – começa.
Melhores atrações de Casablanca
- Mesquita Hassan II
- Medina de Casablanca
- Catedral do Sagrado Coração
- Praia Ain Diab
- Corniche
- Bairro Habous
- Morocco Mall
- Museu Abderrahman Slaoui
- Praça das Nações Unidas
- Praça Mohammed V
- Mercado Central
- Villa des Arts de Casablanca
- Farol de el Hank
- Mahkama du Pacha
- Floresta da Bouskoura
- Parc de la Ligue Arabe
- Mausoléu de Sidi Abderrahmane
- Synagogue Beth-El
- Parc de L’Hermitage
- Praia Lalla Meriem
- Mausoléu do Marabout Sidi Belyout
Dicas de Viagem
- Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Casablanca, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
- Suba ao topo da torre da catedral abandonada.
- Compre o bilhete para visitar o interior da Mesquita Hassan II.
- Tenha cuidado com os seus pertences.
- Descubra os edifícios Art Déco no centro da cidade.
- Passeie pela famosa Corniche.
- Porque não ir visitar o Morocco Mall? O maior centro comercial de África?
Ao contrário das outras cidades históricas marroquinas, a medina de Casablanca só data do fim do século XVIII, não sendo assim muito antiga comparando com Fez, Marrakech, Essaouira e Meknes, por exemplo.
O centro da cidade situa-se à volta da Praça Mohammed V, onde dominam bonitos edifícios de arquitectura que mistura o árabe-andalus com a monumentalidade francesa. Sem dúvida que o monumento mais importante de Casablanca é a imponente Mesquita Hassan II, situada junto ao mar. Esta mesquita tem o terceiro minarete mais alto do mundo.
Turismo em Casablanca
Lugares para visitar em Casablanca
1. Mesquita Hassan II
A grande Mesquita Hassan II pode ser visitada a qualquer hora e é, sem dúvida, o Ex Libris da cidade. A sua construção começa em 1986 e é finalmente inaugurada em 1993.
A mesquita está virada para o mar e o seu minarete com 200 metros faz com que esta seja o mais alto edifício religioso do mundo. O complexo desta magnifica construção pode acolher 120 mil fiéis ao mesmo tempo – podendo o seu interior conter mais de 35 mil pessoas.
A mesquita Hassan II é a 3ª maior do mundo, só perdendo para Meca na Arábia Saudita e Jakarta na Indonésia.
É possível entrar e visitar a mesquita em Casablanca, mesmo não sendo muçulmano. Para se visitar a Mesquita Hassan II basta ir à zona de entrada subterrânea numa das laterais do edifício. O bilhete de entrada custa 120 dirhams para estrangeiros, e 60 dirhams para residentes ou cidadãos marroquinos.
O preço do bilhete de entrada inclui um guia que o levará pelo recinto explicando os diversos locais, a interessante concepção do projecto, os materiais usados e a história da sua construção.
Factos interessantes sobre a mesquita Hassan II
- Esta é a 3ª maior mesquita do mundo;
- Demorou 7 anos a construir;
- Teve cerca de 35 mil trabalhadores, divididos em diferentes turnos de trabalho;
- Todo o mármore veio de Marrocos;
- A torre do minarete mede 210 metros, sendo assim o minarete mais alto do mundo;
- Todo o tecto é revestido com madeira de cedro das florestas marroquinas;
- O tecto da mesquita pode abrir, sendo possível estar dentro da mesquita com o céu azul por cima;
- Podem rezar 25 mil pessoas de uma só vez dentro da mesquita e mais 100 mil no espaço à volta.
- Horário de funcionamento da Mesquita Hassan II: está aberto de Sábado a 5ª Feira. O preço da visita guiada é de 100 dirhams por pessoa.
- Informação de contacto: Endereço: Boulevard Sidi Mohammed Ben Abdallah – Bourgogne, Casablanca.
2. Église du Sacré-Cœur
A Catedral do Sagrado Coração é um dos mais antigos santuários católicos em Casablanca. Mandada construir em 1930 e desenhada pelo famoso arquitecto Paul Tournon, esta igreja é rodeada pelos jardins do Parque da Liga Árabe. Este edifício já não é um local de culto e serve agora para exposições. Pode-se subir às suas torres para ter uma excelente vista panorâmica de Casablanca.
- Horário de funcionamento da Catedral de Casablanca: está aberto todos os dias da semana. O preço da subida às torres é de 20 dirhams por pessoa.
- Informação de contacto: Endereço: Boulevard Rachidi, Casablanca
3. Corniche e Praia Ain Diab
Com mais de 2 km, a praia de Ain Diab cria um passeio de caminhada chamado de Corniche. Esta é uma zona chique e tranquila da cidade com muitos bares de música ao vivo. Aqui pode fazer praia, ou simplesmente passear junto ao mar. Está a pouca distância do famoso Morocco Mall, o maior centro comercial de África.
4. Place Mohammed V
Esta é uma das praças mais importantes da cidade e onde vários monumentos de arquitectura impressionante criam um ambiente muito exótico e fotogénico. A Praça Mohammed V é o centro administrativo de Casablanca e foi construído em 1920. Aqui encontramos os edifícios do Maréchal Lyautey feitos após a primeira Guerra Mundial. Estes misturam influencias árabes e francesas.
Os edifícios mais importantes da praça são:
- Consulado de França
- Os Correios – La Poste
- Banque Al Maghrib
- Palácio da Justiça
- Prefeitura ou Câmara Municipal
- Fonte Luminosa
5. Mercado Central
O mercado central de Casablanca é um lugar a não perder. Das 11:00 às 15:00 há uma folia de cores, cheiros e sabores. Espere bancas muito bem decoradas com frutas coloridas, especiarias variadas, peixe e frutos do mar, legumes de todo o tipo. Durante o fim de semana ainda se intensifica a movimentação deste mercado onde muitos dos locais vêm fazer as suas compras semanais. No terraço há vários restaurantes com peixe fresco pronto para ser frito ou grelhado. Não perca!
Mapa dos Monumentos
Alugar carro em Casablanca
Como é uma cidade turística, todo o processo de aluguer se passa tranquilamente e sem grande stress. Eu uso sempre o site Rentalcars.com, e depois vou levantar no balcão da empresa que escolhi.
Se decidir visitar outras cidades perto de Casablanca, seja El Jadida, Rabat, Asilah, Meknes, Fez ou até Marraquexe, você pode conduzir (dirigir) sempre por auto-estrada e em poucas horas pode estar a visitar outro destino do país.
- Alugar carro 1 dia: os preços variam de 25 Euros a 35 Euros pela diária de um carro económico.
- Alugar carro 7 dias / 1 semana: os preços variam de 15 Euros a 20 Euros pela diária de um carro económico.
Exemplos de ensaio pela empresa Aircar:
Pesquisar aluguer de carro no Rentalcars.com
Celebrações e Feriados
Meses de feriados e festivais religiosos em Marrocos.
- 1º mês – Muharram – 10º dia do mês Aashura
- 2º mês – Safar
- 3º mês – Rabi l-luw – 12º dia do mês l diaa-mulud
- 4º mês – Rabih t-tani
- 5º mês – Jumada l-luwla
- 6º mês – Jumada l-tanya
- 7º mês – Rajab
- 8º mês – Shaaban – 15º dia do mês Shaabana
- 9º mês – Ramadan ou Ramadão
- 10º mês – Shuwal – 1º dia do mês l-aid s-sghir
- 11º mês – du l-qiaada
- 12º mês – du l-hijja – 10º dia do mês l-aid l-kbir
Roteiros em Casablanca
Roteiros para visitar Casablanca de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Casablanca em Marrocos.
1 Dia em Casablanca
- Manhã: Brevemente…
- Tarde: Brevemente…
2 Dias em Casablanca
- Dia 1 Manhã: Brevemente…
- Dia 1 Tarde: Brevemente…
- Dia 2 Manhã: Brevemente…
- Dia 2 Tarde: Brevemente…