Viagens de Grupo

Melhores destinos para visitar o Cazaquistão

Nómadas no Parque Nacional Ile-Atatau, Visitar o Cazaquistão
Nómadas no Parque Nacional Ile-Atatau, Visitar o Cazaquistão

Descobrir os mais famosos pontos turísticos do Cazaquistão é sempre fascinante. Não perca os melhores destinos deste lindo país durante as suas férias na Cazaquistão.

A minha decisão de viajar para o Cazaquistão não foi assim uma coisa muito planeada. O que aconteceu foi que eu acabei por mudar uma viagem já planeada com o meu amigo Darek à América do Sul, por esta pela Ásia Central. No espaço de uma semana comprei um bilhete de avião só ida para Almaty no Sul do país junto ao Quirguistão e também perto da fronteira com a China.

Adorei a viagem e foi tudo uma descoberta autentica. Fiquei um mês em Almaty onde fiz voluntariado com crianças, e visitei outros locais como Shymkent, Turkistan, Desfiladeiro do Urso, e o fabuloso Parque Nacional de Ile Alatau onde vi tendas estilo yurt e nómadas cazaques pela primeira vez.

Do Cazaquistão passei a fronteira para o Uzbequistão e daí voei até ao Irão. Uns anos mais tarde voltei ao Cazaquistão, para atravessar de carro a zona mais ocidental do país, desde a Rússia até ao Uzbequistão. Espero voltar ao Cazaquistão num futuro próximo pois foi um país que gostei imenso de visitar.


Pontos turísticos do Cazaquistão

Cazaquistao

Almaty: o seu nome significa “o lugar das maçãs”, pois nesta cidade encontram-se maçãs de todas as cores e de todos os tipos, daí o nome. Apesar de já não ter a qualidade de capital do Cazaquistão, sendo neste momento Astana, é ainda hoje a mais importante cidade do país. Também a maior cidade do país, provém de grandes avenidas, apresentando-se como um grande centro urbano com infra-estruturas desenvolvidas e um moderno centro cultural e económico. No entanto, não é uma cidade onde os turistas parem com o interesse de a conhecer. Almaty serve como ponto de partida para pontos turísticos ligados à natureza perto daqui. Como é relativamente perto, encontramos lugares míticos onde se podem praticar desportos relacionados com a neve. A 200 Km de Almaty e a fazer fronteira com a China, chegamos ao Parque Nacional Sharyn, considerado um dos maiores desfiladeiros do mundo. Temos também a meros 100 Km o Parque Nacional Kolsai Kolderi, um vale lindíssimo onde o verde dos pinheiros é reflectido no azul-escuro da água do lago Kolsay. Um dos momentos memoráveis é assistir aos povos nómadas a praticar a caça com a colaboração de águias, algo ancestral mas que ainda é possível contemplar hoje em dia. O lago Kaindy é um lugar muito bonito e peculiar. Após o terramoto em 1911 e devido a um deslizamento da terra, formou-se este encantador lago com uma paisagem de tirar o fôlego. Não deixe de visitar os maravilhosos mercados onde poderá encontrar variadas qualidades de queijos, frutas e carnes. Na cidade poderá visitar também o bastante movimentado Parque Panfilov, o fantástico Museu Foclórico dos Instrumentos Musicais e a Praça da República onde fica situado o Monumento da Independência, um homem montado num leopardo com 28 metros de altura.


Top 10 locais a visitar em Almaty:


  1. Catedral Zenkov
  2. Catedral de São Nicolau
  3. Museu Militar de Almaty
  4. Mesquita Central de Almaty
  5. Parque Panfilov
  6. Palácio da República
  7. Rua Zhibek Zholy
  8. Antiga casa do Parlamento
  9. Gorky Park
  10. Jardim de Karasay Batyr
Shymbulak, Cazaquistao

Shymbulak: situa-se a vinte minutos da cidade e do aeroporto de Almaty, aumentando o interesse aos visitantes pelo facto de ser bastante acessível chegar a este vale. A estância de Esqui Shymbulak apresenta-nos um cenário bucólico. Tem o ringue de gelo situado no ponto mais alto do mundo. É bastante procurada pelos turistas que procuram viver momentos memoráveis nesta região montanhosa. O teleférico é uma das formas de acesso ao vale Shymbulak, proporcionando-nos uma vista incrível, que funciona tanto no Verão como no Inverno. Durante o Verão existe a oportunidade de assistir a variados espectáculos ao vivo, nomeadamente concertos. Um local único altamente recomendável à sua visita.


Top 10 locais a visitar em Shymbulak:


  1. Estância de Esqui Shymbulak
  2. Teleférico de Shymbulak
  3. Vale de Shymbulak
Parque Nacional Ile-Alatau, Cazaquistao

Parque Nacional Ile-Alatau: encontra-se praticamente intocável pelo Homem, representado por uma vegetação única, nomeadamente pinheiros, damasqueiros e macieiras e de centenas de espécies de animais e aves. Aqui podemos encontrar o leopardo das neves, o urso, a cabra das montanhas, a águia e o abutre. Os maravilhosos lagos que se criam através dos glaciares (geleiras) é um elemento fulcral para a beleza deste lugar. A 3000 metros acima do nível do mar, os glaciares fazem o conjunto com montanhas imponentes e formam lindíssimas cascatas. Este parque apresenta múltiplas paisagens e conta com cerca de 200 ha. Foi inaugurado em 1996 e podemos acedê-lo a partir da cidade de Almaty. É necessário pagar um ingresso para a sua visita no sentido de ajudar na preservação do habitat e das espécies aqui residentes.


Top 10 locais a visitar no Parque Nacional Ile-Alatau:


  1. Medeo
  2. Chimbulak
  3. Vale Bolshaya Almatinka
  4. Teleférico
  5. Ushchel’ye Kim-Asar
  6. Pico Furmanov
  7. Grande Lago Almaty
  8. Kok-Zhaylyau
Desfiladeiro Turgen, Cazaquistao

Bear Waterfall e Turgen Gorge: integrado no Parque Nacional de Sharyn, situa-se a 90 quilómetros de Almaty, perto da fronteira com a China. Este cenário de infinitas montanhas, estende-se ao longo do Rio Sharyn, na cordilheira do norte de Tien Shan. Pode visitar de carro, mais propriamente de Jipe, mas de bicicleta é também uma possível experiência bastante agradável. O ponto mais alto e bastante atractivo do Desfiladeiro Turgen é Assy, com 2.560 metros, onde encontramos maravilhosas quedas de água rodeadas por abetos. Este roteiro faz parte dos planos de viagem de muitos caravanistas, que viajam em direcção à China ou à Índia. Aqui pode visitar as famosas cascatas do Urso.


Top 10 locais a visitar no Desfiladeiro Turgen:


  1. Desfiladeiro Turgen
  2. Rio Sharyn
  3. Cascatas do Urso
  4. Pico Assy
Turkistan, Cazaquistao

Turkistan: é uma cidade que fica situada no Sul do Cazaquistão, perto do Rio Syr Darya. É das cidades mais antigas que conta com documentação histórica que remonta ao século IV. Tem cerca de 1500 anos de existência, é extremamente importante para os muçulmanos, sendo conhecida como a segunda meca do Oriente. É assim, um centro espiritual essencial atraindo milhares de peregrinos, desenvolvendo também o Turismo de Turkistan, sendo também um importante centro industrial e económico. Uma das formas de viajar até Turkistan é através de comboio com partida de Almaty, com cerca de 20 horas de viagem ou então poderá viajar de carro até lá.
De visita obrigatória é o Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi, obra que ficou por terminar ainda na época de Timur. Tamerlão ou Timur “O Coxo” mandou construir e substituir um mausoléu que merecia mais atenção em homenagem ao Mestre Sufi Khaeaja Ahmad Yasavi, elevando-o a 39 metros de altura. Este monumento fica um pouco afastado de tudo mas é bastante recompensador estar diante de uma obra desta magnitude.


Top 10 locais a visitar em Turkistan:


  1. Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi
  2. Ruínas de Sauran
  3. Centro Histórico Cultural Etnográfico
Chimkent, Cazaquistao

Chimkent: é a capital do Sul do Cazaquistão, sendo uma das cidades com mais população do país. Remonta ao século XII e foi desde sempre um importante centro mercantil e económico. Reconstruída inúmeras vezes devido a vários ataques russos e de povos nómadas do sul, é notável a imensa história aqui existente. Foi um importante ponto de paragem na Grande Rota da Seda, sendo também um bom ponto de partida para conhecer outras cidades antigas como Sayram, Otyrar e Turquestão, a fim de explorar os monumentos históricos tal como fazer a prática de caça, pesca e turismo de montanha. É interessante visitar o bairro asiático tal como os muitos parques existentes na cidade, alguns criados ainda no século XIX. Não deve perder também de visitar o Teatro da Filarmónica Nacional e o Teatro de Marionetes os quais promovem espectáculos bastante interessantes onde poderá conhecer melhor a cultura deste país.?


Top 10 locais a visitar em Chimkent:


  1. Novo Memorial
  2. Parque Ken-Baba
  3. Teatro da Filarmónica Nacional
  4. Teatro de Marionetes
  5. Bazaar Aina
  6. Fontan Tyul’pan
  7. Monumento da Independência
  8. Bazaar Samal
  9. Museu das Vítimas da Repressão Política
  10. Museu Regional do Cazaquistão Meridional
Atyrau, Cazaquistao

Atyrau: o seu nome significa “onde desagua o mar”. Atyrau localiza-se na margem norte do Mar Cáspio onde a prática da pesca está muito presente. Este rio divide-se em duas secções, a europeia e a asiática, fronteira que podemos localizar no centro da ponte do Rio Ural. A cidade começou por se erguer na parte europeia e desenvolveu-se economicamente com a indústria da pesca e do petróleo, mas hoje em dia o centro localiza-se a cerca de 30 Km do rio. Para conhecer melhor esta cidade, visite o Museu Regional de História como também o Museu das Artes. Não deixe de visitar também a Igreja Ortodoxa construída no século XIX e as escavações antigas de Aktobe. Este vale situado a 20 metros abaixo da linha do mar tem Verões quentes e Invernos frios, classificando o seu clima como semi-árido.


Top 10 locais a visitar em Atyrau:


  1. Mesquita Manjali
  2. Igreja Ortodoxa
  3. Ponte Central
  4. Museu Regional de História
  5. Museu das Artes
  6. Monumento de Isatay
  7. Rio Ural
  8. Praça Firdos
  9. Ponte pedonal sobre o rio Ural
  10. Parque da Vitória
Beyneu, Cazaquistao

Beyneu: começou por ser uma aldeia até aos anos 70, mas com a descoberta de petróleo rapidamente se transformou numa cidade. As expectativas sobre esta cidade devem ser altas, é um lugar que poucos se lembram de visitar mas que na verdade é um lugar bastante atractivo. No centro da cidade poderá encontrar uma praça onde ao centro podemos ver uma escultura de 3 metros de altura, que para além de inspiradora, marca o centro da cidade. Nota-se que Beyneu tem uma forte ligação à artes e isso é visível por toda a cidade, onde é possível encontrar lindos murais pintados nos edifícios. Visite o mercado de Beyneu, que poderá não ser da dimensão de bazares como o de Marraquexe ou de Istambul, mas que encontrará coisas maravilhosas para conhecer e comprar.


Top 10 locais a visitar em Beyneu:


  1. Mercado de Beyneu
  2. Museu Central
  3. Mesquita Central de Beyneu
Instagram JoaoLeitaoViagens