Descobrir os mais famosos pontos turísticos do Cazaquistão é sempre fascinante. Não perca os melhores destinos deste lindo país durante as suas férias na Cazaquistão.
A minha decisão de viajar para o Cazaquistão não foi assim uma coisa muito planeada. O que aconteceu foi que eu acabei por mudar uma viagem já planeada com o meu amigo Darek à América do Sul, por esta pela Ásia Central. No espaço de uma semana comprei um bilhete de avião só ida para Almaty no Sul do país junto ao Quirguistão e também perto da fronteira com a China.
Adorei a viagem e foi tudo uma descoberta autentica. Fiquei um mês em Almaty onde fiz voluntariado com crianças, e visitei outros locais como Shymkent, Turkistan, Desfiladeiro do Urso, e o fabuloso Parque Nacional de Ile Alatau onde vi tendas estilo yurt e nómadas cazaques pela primeira vez.
Do Cazaquistão passei a fronteira para o Uzbequistão e daí voei até ao Irão. Uns anos mais tarde voltei ao Cazaquistão, para atravessar de carro a zona mais ocidental do país, desde a Rússia até ao Uzbequistão. Espero voltar ao Cazaquistão num futuro próximo pois foi um país que gostei imenso de visitar.
Pontos turísticos do Cazaquistão
Almaty: o seu nome significa “o lugar das maçãs”, pois nesta cidade encontram-se maçãs de todas as cores e de todos os tipos, daí o nome. Apesar de já não ter a qualidade de capital do Cazaquistão, sendo neste momento Astana, é ainda hoje a mais importante cidade do país. Também a maior cidade do país, provém de grandes avenidas, apresentando-se como um grande centro urbano com infra-estruturas desenvolvidas e um moderno centro cultural e económico. No entanto, não é uma cidade onde os turistas parem com o interesse de a conhecer. Almaty serve como ponto de partida para pontos turísticos ligados à natureza perto daqui. Como é relativamente perto, encontramos lugares míticos onde se podem praticar desportos relacionados com a neve. A 200 Km de Almaty e a fazer fronteira com a China, chegamos ao Parque Nacional Sharyn, considerado um dos maiores desfiladeiros do mundo. Temos também a meros 100 Km o Parque Nacional Kolsai Kolderi, um vale lindíssimo onde o verde dos pinheiros é reflectido no azul-escuro da água do lago Kolsay. Um dos momentos memoráveis é assistir aos povos nómadas a praticar a caça com a colaboração de águias, algo ancestral mas que ainda é possível contemplar hoje em dia. O lago Kaindy é um lugar muito bonito e peculiar. Após o terramoto em 1911 e devido a um deslizamento da terra, formou-se este encantador lago com uma paisagem de tirar o fôlego. Não deixe de visitar os maravilhosos mercados onde poderá encontrar variadas qualidades de queijos, frutas e carnes. Na cidade poderá visitar também o bastante movimentado Parque Panfilov, o fantástico Museu Foclórico dos Instrumentos Musicais e a Praça da República onde fica situado o Monumento da Independência, um homem montado num leopardo com 28 metros de altura.
Top 10 locais a visitar em Almaty:
- Catedral Zenkov
- Catedral de São Nicolau
- Museu Militar de Almaty
- Mesquita Central de Almaty
- Parque Panfilov
- Palácio da República
- Rua Zhibek Zholy
- Antiga casa do Parlamento
- Gorky Park
- Jardim de Karasay Batyr
Shymbulak: situa-se a vinte minutos da cidade e do aeroporto de Almaty, aumentando o interesse aos visitantes pelo facto de ser bastante acessível chegar a este vale. A estância de Esqui Shymbulak apresenta-nos um cenário bucólico. Tem o ringue de gelo situado no ponto mais alto do mundo. É bastante procurada pelos turistas que procuram viver momentos memoráveis nesta região montanhosa. O teleférico é uma das formas de acesso ao vale Shymbulak, proporcionando-nos uma vista incrível, que funciona tanto no Verão como no Inverno. Durante o Verão existe a oportunidade de assistir a variados espectáculos ao vivo, nomeadamente concertos. Um local único altamente recomendável à sua visita.
Top 10 locais a visitar em Shymbulak:
- Estância de Esqui Shymbulak
- Teleférico de Shymbulak
- Vale de Shymbulak
Parque Nacional Ile-Alatau: encontra-se praticamente intocável pelo Homem, representado por uma vegetação única, nomeadamente pinheiros, damasqueiros e macieiras e de centenas de espécies de animais e aves. Aqui podemos encontrar o leopardo das neves, o urso, a cabra das montanhas, a águia e o abutre. Os maravilhosos lagos que se criam através dos glaciares (geleiras) é um elemento fulcral para a beleza deste lugar. A 3000 metros acima do nível do mar, os glaciares fazem o conjunto com montanhas imponentes e formam lindíssimas cascatas. Este parque apresenta múltiplas paisagens e conta com cerca de 200 ha. Foi inaugurado em 1996 e podemos acedê-lo a partir da cidade de Almaty. É necessário pagar um ingresso para a sua visita no sentido de ajudar na preservação do habitat e das espécies aqui residentes.
Top 10 locais a visitar no Parque Nacional Ile-Alatau:
- Medeo
- Chimbulak
- Vale Bolshaya Almatinka
- Teleférico
- Ushchel’ye Kim-Asar
- Pico Furmanov
- Grande Lago Almaty
- Kok-Zhaylyau
Bear Waterfall e Turgen Gorge: integrado no Parque Nacional de Sharyn, situa-se a 90 quilómetros de Almaty, perto da fronteira com a China. Este cenário de infinitas montanhas, estende-se ao longo do Rio Sharyn, na cordilheira do norte de Tien Shan. Pode visitar de carro, mais propriamente de Jipe, mas de bicicleta é também uma possível experiência bastante agradável. O ponto mais alto e bastante atractivo do Desfiladeiro Turgen é Assy, com 2.560 metros, onde encontramos maravilhosas quedas de água rodeadas por abetos. Este roteiro faz parte dos planos de viagem de muitos caravanistas, que viajam em direcção à China ou à Índia. Aqui pode visitar as famosas cascatas do Urso.
Top 10 locais a visitar no Desfiladeiro Turgen:
- Desfiladeiro Turgen
- Rio Sharyn
- Cascatas do Urso
- Pico Assy
Turkistan: é uma cidade que fica situada no Sul do Cazaquistão, perto do Rio Syr Darya. É das cidades mais antigas que conta com documentação histórica que remonta ao século IV. Tem cerca de 1500 anos de existência, é extremamente importante para os muçulmanos, sendo conhecida como a segunda meca do Oriente. É assim, um centro espiritual essencial atraindo milhares de peregrinos, desenvolvendo também o Turismo de Turkistan, sendo também um importante centro industrial e económico. Uma das formas de viajar até Turkistan é através de comboio com partida de Almaty, com cerca de 20 horas de viagem ou então poderá viajar de carro até lá.
De visita obrigatória é o Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi, obra que ficou por terminar ainda na época de Timur. Tamerlão ou Timur “O Coxo” mandou construir e substituir um mausoléu que merecia mais atenção em homenagem ao Mestre Sufi Khaeaja Ahmad Yasavi, elevando-o a 39 metros de altura. Este monumento fica um pouco afastado de tudo mas é bastante recompensador estar diante de uma obra desta magnitude.
Top 10 locais a visitar em Turkistan:
- Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi
- Ruínas de Sauran
- Centro Histórico Cultural Etnográfico
Chimkent: é a capital do Sul do Cazaquistão, sendo uma das cidades com mais população do país. Remonta ao século XII e foi desde sempre um importante centro mercantil e económico. Reconstruída inúmeras vezes devido a vários ataques russos e de povos nómadas do sul, é notável a imensa história aqui existente. Foi um importante ponto de paragem na Grande Rota da Seda, sendo também um bom ponto de partida para conhecer outras cidades antigas como Sayram, Otyrar e Turquestão, a fim de explorar os monumentos históricos tal como fazer a prática de caça, pesca e turismo de montanha. É interessante visitar o bairro asiático tal como os muitos parques existentes na cidade, alguns criados ainda no século XIX. Não deve perder também de visitar o Teatro da Filarmónica Nacional e o Teatro de Marionetes os quais promovem espectáculos bastante interessantes onde poderá conhecer melhor a cultura deste país.?
Top 10 locais a visitar em Chimkent:
- Novo Memorial
- Parque Ken-Baba
- Teatro da Filarmónica Nacional
- Teatro de Marionetes
- Bazaar Aina
- Fontan Tyul’pan
- Monumento da Independência
- Bazaar Samal
- Museu das Vítimas da Repressão Política
- Museu Regional do Cazaquistão Meridional
Atyrau: o seu nome significa “onde desagua o mar”. Atyrau localiza-se na margem norte do Mar Cáspio onde a prática da pesca está muito presente. Este rio divide-se em duas secções, a europeia e a asiática, fronteira que podemos localizar no centro da ponte do Rio Ural. A cidade começou por se erguer na parte europeia e desenvolveu-se economicamente com a indústria da pesca e do petróleo, mas hoje em dia o centro localiza-se a cerca de 30 Km do rio. Para conhecer melhor esta cidade, visite o Museu Regional de História como também o Museu das Artes. Não deixe de visitar também a Igreja Ortodoxa construída no século XIX e as escavações antigas de Aktobe. Este vale situado a 20 metros abaixo da linha do mar tem Verões quentes e Invernos frios, classificando o seu clima como semi-árido.
Top 10 locais a visitar em Atyrau:
- Mesquita Manjali
- Igreja Ortodoxa
- Ponte Central
- Museu Regional de História
- Museu das Artes
- Monumento de Isatay
- Rio Ural
- Praça Firdos
- Ponte pedonal sobre o rio Ural
- Parque da Vitória
Beyneu: começou por ser uma aldeia até aos anos 70, mas com a descoberta de petróleo rapidamente se transformou numa cidade. As expectativas sobre esta cidade devem ser altas, é um lugar que poucos se lembram de visitar mas que na verdade é um lugar bastante atractivo. No centro da cidade poderá encontrar uma praça onde ao centro podemos ver uma escultura de 3 metros de altura, que para além de inspiradora, marca o centro da cidade. Nota-se que Beyneu tem uma forte ligação à artes e isso é visível por toda a cidade, onde é possível encontrar lindos murais pintados nos edifícios. Visite o mercado de Beyneu, que poderá não ser da dimensão de bazares como o de Marraquexe ou de Istambul, mas que encontrará coisas maravilhosas para conhecer e comprar.
Top 10 locais a visitar em Beyneu:
- Mercado de Beyneu
- Museu Central
- Mesquita Central de Beyneu