Índice
Guia de Viagem do Chile
Viajar no Chile – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Chile. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias no Chile. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo no Chile – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo do Chile
- Resumo de viagem ao Chile
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros no Chile
- Locais UNESCO no Chile
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo no Chile, Roteiros de Viagem
Chile é um país fascinante para passar férias.
Quando visitei a América do Sul não tinha muita informação acerca do Chile. Não sabia muito o que se podia visitar e que destinos não se podiam perder.
Acabei por conhecer e explorar o Chile de norte a sul e adorei as suas lindas paisagens no Deserto de Atacama e na incrível Terra do Fogo, do qual o Chile comparte território com a Argentina.
Tive a oportunidade de guiar (dirigir) no Chile, podendo assim explorar de maneira mais profunda, locais fantásticos.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história do Chile conta com muitos anos de ocupação humana, muito antes da chegada do primeiro europeu, o português Fernão de Magalhães, a mando do rei de Espanha. Foi habitado até ao século XVI pela Civilização Inca e por outros povos nativos, nomeadamente os Araucanos, Fueguinos e Patagões, tal como pelos indígenas Mapuches, a maior tribo chilena, conhecida por ter resistido à subjugação por parte dos colonizadores espanhóis. A Igreja Católica evidenciou-se através da construção de imensas escolas e igrejas, a fim de se estabelecer como a principal religião da região. Em 1818 deixa de ser o Reino do Chile, tornando-se independente da Espanha, momento que gradualmente proporcionou uma estabilidade económica, ao contrário da maioria dos países latinos. Em 1973, Pinochet sobe ao poder através de um golpe militar financiado pelos EUA, servindo o ideal ditatorial, governando o país até 1990. Hoje em dia, é um dos país da América Latina mais estável; vive uma democracia e uma economia bastante positiva.
A geografia do Chile conta com um terreno muito peculiar, fazendo com que seja o país mais estreito do mundo – de Norte a Sul, estende-se por cerca de 4000 Km, e entre o Leste e Oeste, por apenas 177 Km. Situa-se na América do Sul, fazendo fronteira com a Argentina, a Bolívia, o Perú e o Oceano Pacífico. Apresenta-se com uma extensão territorial muito comprida, ilustrando uma imensa diversidade de latitudes, relevos e clima. No Norte encontramos o Deserto Atacama, o mais árido do planeta, contrastando com a Patagónia no Sul, representada por florestas densas, húmidas e frias. Como está localizado sobre a activa placa tectónica de Nazca, o Chile tem muita tendência a desastres naturais bastante violentos; aqui foi registado o terramoto/maremoto mais rigoroso de todos os tempos na região de Valdivia, que atingiu 9,5 graus da escala de Ritcher. Os rios não são navegáveis, mas são bastante importantes para a agricultura, nomeadamente os rios Elqui, Aconcágua, Maopi, Mapochi e Maule.
A cultura do Chile é bastante eclética, uma vez que existe uma misceginação imensa. Os povos nativos misturaram-se naturalmente com os colonizadores espanhóis e a partir do século XIX, de outras influências europeias, nomeadamente de ingleses, alemães e franceses. Existe uma tradição bastante importante para todos os chilenos que acontece nos dias 18 e 19 de Setembro – Festas Pátrias, nas quais se comemoram o Primeiro Governo em 1810. Nestas festas existem banquetes preparados de boa comida, chicha e vinho tinto ao som de Cueca e Cúmbia. Durante na primeira quinzena de Março, os chilenos saem todos à rua para a pisada da uva. A Festa La Tirana, entre 12 e 17 de Julho, vive-se uma espécie de Carnaval, com roupas e máscaras coloridas, com o intuito de afastar os maus espíritos. O povo chileno é muito amigo, simpático e anfitrião, sendo bastante visível na forma como vivem o seu dia-a-dia de forma prestável com os seus amigos, vizinhos e novos visitantes.
Vídeo promocional do Turismo do Chile:
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=wuotLQ2FvIc”]
O que visitei / Resumo de viagem ao Chile
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Arica, Chile” radius=”0″]Arica: fica no extremo Norte do Chile, na fronteira com o Peru. É um lugar de inestimável riqueza histórica e cultural pela diversidade de povos que habitaram esta região. A cidade tem praia, história, cultura e natureza. Para além disso é uma zona franca, fazendo as delícias dos turistas que aqui podem fazer compras a preços bastante apelativos. A cidade acolhe muitos turistas que fazem a rota Bolívia-Peru-Chile. A paisagem da cidade é caracterizada por um enorme morro, Morro de Arica, frente à praia. No cimo há um monumento comemorativo da paz entre o Chile e o Peru, que é uma estátua de Cristo “El Cristo de la Paz”, com as bandeiras dos dois países. A Catedral de San Marcos de Arica é um ícone da arquitectura por ser um projeto do famoso arquitecto Gustave Eiffel.
Dos principais legados históricos na região destacam-se as múmias chinchorro, famosas por serem as mais antigas do mundo. Os povos Camanchacos e Chinchorros praticavam rituais de mumificação e alguns exemplares destas múmias podem ser vistos no Museu Antropológico em San Miguel de Azapa, a 12km de Arica. No vale de Lluta existem impressionantes geóglifos que são desenhos de grandes dimensões feitos por civilizações muito antigas, em campos amplos. Estes desenhos são ainda hoje um mistério quanto á sua origem e qual o seu objectivo. Outra das atracções da região é o Parque Nacional Lauca onde fica o Lago Chungará (a 4500m de altitude é o lago mais alto do mundo) e os vulcões gémeos Parinacota e Pomerape que formam um cenário espectacular. O Vale de Apachetas é outro lugar impressionante: no meio do deserto do Chile encontramos uma vasta extensão de montinhos de pedras. Estes montinhos foram feitos por viajantes indígenas como oferenda aos deuses e agradecimento pela ajuda divina nestes difíceis caminhos.
Top 10 locais a visitar em Arica:
- Catedral de San Marcos de Arica
- Cuevas de Anzota
- El Morro de Arica
- Miradouro Cerro de la Cruz
- Museu do Mar
- Praia La Liserilla
- Museu Arqueológico San Miguel de Azapa
- Praia Chinchorro
- Estação Ferroviária de Arica-La Paz
- Casa da Cultura
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Gigante de Atacama, Chile” radius=”0″]Gigante de Atacama: é um geóglifo feito no flanco noroeste do Cerro Unita, a 15 km da vila de Huara, no deserto de Atacama. Esta figura é chamada assim por ser uma representação de figura humana de grandes dimensões (86 metros de altura). Na paisagem árida surge esta figura que se crê ter sido feita por volta de 900 d.C. e seria um calendário astronómico que permitia saber pelo seu alinhamento com a lua, qual a estação no ano em que se estava e determinar a altura ideal para as colheitas ou plantações. Pensa-se que esta obra terá sido feita pelo povo Tiwamaku ou Inca.
Top 10 locais a visitar no Gigante de Atacama:
- Geóglifo El Gigante de Atacama
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Geoglifos de Tiliviche, Chile” radius=”0″]Geoglifos de Tiliviche: os geóglifos de Tiliviche encontram-se na região de Tarapaca, perto da Estrada Pan-Americana. Estas figuras representam sobretudo animais: camelos e lamas. Tal como todos os geóglifos, as imagens são feitas numa encosta que permite avistar estes desenhos à distância. Pensa-se que poderiam funcionar como uma espécie de sinaléctica para os viajantes nestas paragens.
Top 10 locais a visitar nos Geóglifos de Tiliviche:
- Geóglifos de Tiliviche
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Humberstone, Chile” radius=”0″]Humberstone: em pleno deserto mais árido do mundo, o deserto de Atacama, a 18 km da cidade de Iquipe, surgiram duas importantes refinarias de nitrato de potássio: Fábricas de Nitrato de Humberstone e Santa Laura. A Fábrica de Nitrato de Humberstone surgiu em 1872 (com o nome do seu fundador James Thomas Humberstone) e era então a “Companhia Peruana de Nitrato”. Após a grande depressão dos anos 20 e o surgimento de fertilizantes sintécticos as fábricas entraram em declínio e a Humberstone e Santa Laura foram adquiridas pela mesma empresa. Mas a inevitável bancarrota surgiu em 1960. A cidade que tinha surgido em torno deste polo industrial foi abandonada e tornou-se uma atração turística nos anos 70 como “cidade fantasma”. Mais tarde, em 2005, foi declarada património Mundial da UNESCO.
Top 10 locais a visitar em Humberstone:
- Teatro Humberstone
- Igreja de Humberstone
- Torre do Relógio
- Dormitório
- Escola
- Consultório Médico
- Locomotiva a vapor
- Pista de ténis
- Casas dos mineiros
- Piscina
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Santa Laura, Chile” radius=”0″]Santa Laura: no deserto de Atacama surgiram em 1872 duas refinarias de nitrato de potássio, fertilizante que iria revolucionar a agricultura da América do Sul, América do Norte e Europa. O Chile era responsável pela maior produção deste fertilizante. A Fábrica de Nitrato de Santa Laura (tal como a de Humberstone) eram importantes polos industriais e à sua volta cresceu uma cidade que vivia desta actividade. Quando em 1960 as fábricas faliram a população teve de abandonar o local por falta de oportunidades e a cidade é hoje uma cidade fantasma feita atração turística. As antigas fábricas e cidade são consideradas Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Top 10 locais a visitar em Santa Laura:
- Fábrica de Nitrato de Santa Laura
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Iquique, Chile” radius=”0″]Iquique: é uma cidade costeira no Norte do Chile, na região de Tarapacá. Fez parte do Peru até 1883, ano em que foi assinado o Tratado de Ancón que marcou a paz entre Chile e Peru. Entre costa e deserto esta cidade é um paraíso para quem procura praias e cultura, com a grande oferta de lugares históricos nas redondezas (geóglifos, cidades fantasma de Humberstone e Santa Laura, reservas naturais, deserto). É uma cidade que mistura os modernos arranha-céus com casas típicas do século XIX, de madeira e com as suas bonitas fachadas em tons pastel. A cidade estende-se ao longo da costa com o deserto montanhoso em pano de fundo. Na Baquedano Boulevard poderá ver as bonitas casas de madeira, à beira-mar pode desfrutar das praias e infra-estruturas turísticas como o casino, ou se preferir um pouco mais de adrenalina, Iquique é ideal para fazer parapente. Esta cidade pouco conhecida do Peru tem muito mais para oferecer do que se pensaria à primeira vista.
Top 10 locais a visitar em Iquique:
- Paseo Baquedano
- Palacio Astoreca
- Teatro Municipal de Iquique
- Museu Corbeta Esmeralda
- Catedral de Iquique
- Praia Cavancha
- Parque Temático Cavancha
- Museu Naval
- Torre do Relógio
- Museu do Mar
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Punta Gruesa, Chile” radius=”0″]Punta Gruesa: pertence ao município de Iquique e o seu nome está ligado à Batalha Naval de Iquique ou de Punta Gruesa. Esta batalha decorreu no dia 21 de Maio de 1879 durante a Guerra do Pacífico e foi em Punta Gruesa, 18 km a sul do porto de Iquique. Nesta batalha o confronto directo entre a fragata Peruana “Independencia” e a goleta Chilena “Covadonga” resultou na vitória para o Chile quando a embarcação Peruana encalhou ao largo de Punta Gruesa.
Em 2012 foi inaugurado o Parque Histórico Cultural Bicentenario de Punta Gruesa que tem como ex-libris a enorme estátua branca da Nossa Senhora com o menino ao colo – Virgen del Carmen de Punta Gruesa. Esta estátua destaca-se não só pela sua dimensão de 22 metros de altura, mas sobretudo pela sua cor branca no meio da paisagem árida.
Top 10 locais a visitar em Punta Gruesa:
- Parque Histórico Cultural Bicentenario de Punta Gruesa
- Virgen del Carmen de Punta Gruesa
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Calama, Chile” radius=”0″]Calama: é uma cidade no Norte do Chile, na Região de Antofagasta. É uma das cidades mais secas no mundo, em pleno deserto de Atacama, a 2260m de altitude. O Rio Loa (maior rio do Chile) atravessa a cidade, dando-lhe, literalmente, vida. As minas de cobre na região trouxeram desenvolvimento à cidade e quando as minas de Chuquicamata foram encerradas, a população deslocou-se para a cidade de Calama. O Parque Nacional El Loa é uma extensa área na região, que integra importantes sítios do ponto de vista arqueológico e antropológico, como as aldeias pré-hispânicas Aiquina, Caspana, Chiu Chiu, Toconce e outras. Calama é o ponto de partida para muitos viajantes que fazem o percurso entre Calama e San Pedro de Atacama, passando pelas várias povoações históricas para conhecer a forma tradicional como vivem estes povos da região andina.
Top 10 locais a visitar em Calama:
- Igreja de San Francisco de Chiu Chiu
- Catedral San Juan Bautista
- Parque Nacional El Loa
- Parque El Loa e Paseo del Rio
- Plaza de Armas
- Minas de Chuquicamata
- Cerro La Cruz
- Embalse de Conchi
- Museu de Historia Natural e Cultural do Deserto de Atacama
- Museu Arqueológico de Calama
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Chuquicamata, Chile” radius=”0″]Chuquicamata: é um complexo mineiro muito singular pela sua forma elíptica com cerca de 4,5km de cumprimento, 3,5km de largura e uma profundidade até 1Km. Foi a maior mina de cobre a céu aberto do mundo e funcionou desde 1915 até 2007. Devido a questões ambientais e de saúde pública a extração de cobre nestes moldes terminou em 2007 e a empresa que explora a mina trabalha agora na construção de tuneis para a exploração subterrânea, diminuindo as emissões de substâncias nocivas para a saúde. Durante os tempos áureos da mina, a cidade que aqui surgiu para albergar os trabalhadores, chegou a ter 25000 habitantes. Era de facto uma verdadeira cidade com todas as infra-estruturas necessárias: escolas, hospital, igrejas, lojas e locais de lazer e animação, como é o caso do Teatro Chile inaugurado em 1943. Após a descoberta dos efeitos nocivos das substâncias existentes nas imediações da mina, a empresa providenciou o realojamento dos habitantes para Calama, um processo longo que se realizou entre 2004 e 2007. As habitações e infra-estruturas, bem como os enormes camiões e máquinas foram mantidas para atracção turística.
Top 10 locais a visitar em Chuquicamata:
- Plaza Los Héroes
- Antiga filial bancaria
- Busto em honra a Arturo Prat.
- Teatro Chile
- Auditorio sindical
- Club Chuqui
- Igreja de Chuquicamata
- Plaza de Chuquicamata
- Várias escolas
- Club de Empleados
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Salar Grande, Chile” radius=”0″]Salar Grande: é um deserto de sal perto de Iquique, na região de Tarapacá. Esta enorme mina de sal a céu aberto forma uma paisagem rara: um manto branco que se estende no meio do deserto árido de Atacama. Foi aqui que fiquei várias horas preso na areia com o meu carro. Com um pouco de perícia automobilística e doideira, lá consegui sair.
Top 10 locais a visitar em Salar Grande:
- Salar Grande
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Géiseres de Tatio, Chile” radius=”0″]Géiseres de Tatio: é um campo geotérmico na Cordilheira dos Andes, a 100 km Norte de San Pedro de Atacama. É um fenómeno natural que atrai milhares de turistas todos os anos, pois é o maior campo de géiseres no hemisfério Sul. A explicação para este fenómeno são os rios gelados subterrâneos que ao entrarem em contacto com rochas quentes formam enormes nuvens de vapor ou jactos de água. A melhor hora para visitar o campo de géiseres é ao nascer-do-sol quando os raios de sol atravessam as nuvens de vapor e produzem um cenário magnífico e invulgar. Um banho nas águas termais (há lugares onde a água está a uma temperatura que é possível tomar banho) vale a pena aguentar um pouco as temperaturas baixas que se sentem cá fora a esta altitude (4200m) e depois aquecer-se nestas águas vulcânicas e desfrutar de um relaxante banho com uma paisagem espectacular.
Top 10 locais a visitar em Géiseres de Tatio:
- Piscina termal
- Cuenca del Tatio
- Terraza Principal
- Antiga maquinaria de perfuração
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Machuca, Chile” radius=”0″]Machuca: esta pequena aldeia fica entre San Pedro de Atacama e os Géiseres de Tatio. É portanto um local de passagem de muitos turistas que querem conhecer a cultura dos povos andinos. A igreja parece uma miniatura vedada por um muro de terra e barro e no meio do recinto uma cruz de madeira azul (a combinar com as portas da igreja). A igreja destaca-se das outras construções pela sua cor impecavelmente branca. As restantes casas da aldeia são construções tocas de pedra e barro, telhado de palha e muitas com apenas uma porta e uma ou duas janelas com uns tapumes em madeira. Apesar de ser uma aldeia muito pequena, pode encontrar onde comer um panado de lama e comprar artesanato da região.
Top 10 locais a visitar em Machuca:
- Rio Grande
- Igreja de Machuca
- Conjunto de casas tradicionais
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Reserva Nacional Los Flamencos, Chile” radius=”0″]Reserva Nacional Los Flamencos: a Reserva Nacional Os Flamingos, fica a 27 quilómetros a Sul de San Pedro de Atacama e foi criada em 1990 como forma de preservar fauna e flora características da região, bem como povoações e vestígios arqueológicos. A reserva está dividida em sete sectores que estão a diferentes altitudes e que por isso têm características distintas. O sector dos Salares de Tara e Aguas Calientes para além dos salares (salinas) é uma zona com grandes vulcões e recursos hídricos: Lagoa de Tara, Lagoa Negra e o Rio Zapalery. O sector do Salar de Pujsa é uma ampla superfície de sal onde se podem ver os Flamingos que dão nome ao parque, bem como outras aves. O sector das Lagoas de Miscanti e Miñiques fica a mais de 4000 metros de altitude com os Montes Miscati e Miñiques com 5.622 e 5.910 metros respectivamente. O sector do Salar de Atacama é um dos mais emblemáticos do parque pois é o maior deserto de sal do Chile e está por sua vez dividido em dois sectores – Soncor e Quelana, com várias lagoas. O Valle de la Luna com impressionantes formações rochosas, dunas e desfiladeiros é um lugar muito procurado para ver o magnifico pôr-do-sol do alto de uma duna. O último Sector é o Tambillo, uma área de extenso bosque de tamarugos, uma árvore que dá uma espécie de leguminosa, só existente no Chile.
Top 10 locais a visitar na Reserva Nacional Los Flamencos:
- Salares de Tara y Aguas Calientes
- Salar de Pujsa
- Lagunas Miscanti y Miñiques
- Salar de Atacama
- Valle de la Luna
- Tambillo
- Vulcão Miñiques
- Complexo arqueológico da Aldeia de Tulor
- Lagoa Negra
- Rio Zapalery
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Salar de Atacama, Chile” radius=”0″]Salar de Atacama: é o maior deserto de Sal do Chile e um dos maiores do mundo. Fica 55km a Sul de San Pedro de Atacama, em pleno deserto de Atacama. Este salar ocupa uma área de 3000 km2, qualquer coisa como 100km de comprimento por cerca de 80km de largura. É de facto uma paisagem imensa entrecortada por lagoas que funcionam como espelhos a reflectir a luz ou as imagens dos grandes vulcões em redor. Parte do Salar de Atacama faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos. A maior Lagoa do salar de Atacama é a Laguna Cejar, onde a concentração de sal é superior à do Mar Morto. A superfície do salar de Atacama é irregular mas na Lagoa Tebinquinche pode ter a visão de um lago salgado com toda a superfície coberta de um manto branco de sal. Outro fenómeno natural interessante são os dois buracos redondos (associação a olhos) com água doce no meio do Salar de Atacama, chamados Ojos del Salar.
Top 10 locais a visitar em Salar de Atacama:
- Salar de Atacama
- Laguna Cejar
- Ojos del Salar
- Reserva Nacional Los Flamencos
- Lagoa Tebinquinche
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Toconao, Chile” radius=”0″]Toconao: é uma pequena aldeia perto do Salar de Atacama. Tem cerca de 800 habitantes que pertencem a uma comunidade indígena ancestral (Atacameños). A aldeia é muito modesta, as casas são pequenas, de um só piso e muito rudimentares feitas em pedra vulcânica. O edifício mais importante da aldeia é a igreja e o Campário de San Lucas construído ao lado, construídos em 1744 e 1750 respectivamente. Visitar esta aldeia é ver como vivem os povos indígenas com as suas tradições muito antigas.
Top 10 locais a visitar em Toconao:
- Igreja de São Lucas
- Campanário de São lucas
- Plaza de Toconao
- Parque Valle de Jere
- Cemitério de Toconao
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Socaire, Chile” radius=”0″]Socaire: é outra aldeia de indígenas Atacameños a mais de 3.000 metros de altitude, famosa pela sua gastronomia e os tecidos em lã de alpaca. A aldeia é pequena, com casas muito simples e ruas de terra batida. A igreja é a construção mais elaborada da aldeia e é um bonito edifício, ao estilo da arquitectura vista pelas povoações indígenas desta região.
Top 10 locais a visitar em Socaire:
- Igreja Velha de Socaire
- Igreja Nova de Socaire
- Plaza de Socaire
- Reserva Nacional Los Flamencos
- Lagoa Miscanti y Miñiques
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”San Pedro de Atacama, Chile” radius=”0″]San Pedro de Atacama: é uma pequena cidade no Norte do Chile, próxima da fronteira com a Bolívia e a Argentina. Apesar da sua pequena dimensão, é uma cidade importante principalmente em termos turísticos pois a outra cidade mais próxima é Calama e fica a 102 km. Como fica às portas do Deserto de Atacama é o principal ponto de saída de centenas de turistas diariamente para as tours no deserto de Atacama. Há muitos lugares de interesse nas imediações da cidade: os géiseres del Tatio, o Valle de la Luna a Reserva nacional Los Flamencos, entre outas belezas naturais e culturais. Mas a própria cidade de San Pedro de Atacama é uma atracção turística por si só, pois é um típico povoado indígena onde se podem observar as tradições ancestrais dos povos desta região. San Pedro de Atacama é um oásis no deserto, ao longo de quilómetros é o único lugar que tem uma vegetação rica, isto porque os lagos permitem a irrigação dos campos próximos. As ruas da cidade são estreitas, ladeadas por pequenas casas em adobe e nota-se o cuidado por manter a cidade bem arranjada mas fiel às tradições. Na cidade pode-se visitar o Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige (com múmias, cerâmica, tecidos e outros objectos do quotidiano Atacamenho), a Igreja de San Pedro (legado dos colonizadores espanhóis no século XVIII) e a impressionante fortaleza e ruínas arqueológicas de Pucará de Quitor. San Pedro de Atacama fascina quem gosta de conhecer culturas e tradições seculares e, à sua volta podemos ver alguns dos mais belos locais neste extenso país que é o Chile.
Top 10 locais a visitar em San Pedro de Atacama:
- Valle de la Luna
- Géiseres del Tatio
- Vila de San Pedro de Atacama
- Ojos del Salar
- Laguna Cejar
- Laguna Miscanti e Miñiques
- Cerro Toco
- Lagoa de Tabinquiche
- Pucará de Quitor
- Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Laguna Cejar, Chile” radius=”0″]Laguna Cejar: em pleno deserto de sal, 20km a Sul de San Pedro de Atacama, fica a Lagoa Cejar. Aqui a concentração de sal é superior à do Mar Morto, pelo que mesmo se não sabe nadar não tem com que se preocupar pois não vai conseguir mesmo ir ao fundo. Em redor da lagoa forma-se uma camada de sal cristalizado que pode ser bastante afiado, quase como laminas. No meio do manto branco lá sugem as lagoas, sendo a Cejar a maior, que fazem as delícias dos turistas quer para banhos quer para fotografar a paisagem.
Top 10 locais a visitar em Laguna Cejar:
- Laguna Cejar
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lake Tebinquiche, Chile” radius=”0″]Lake Tebinquiche: 10 km a Sudoeste da Lagoa de Cejar, encontramos o Lago de Tebinquiche. Este é um lugar impressionante pelas suas cores e onde poderá tirar as fotos mais belas da sua vida. É uma extensa área branca plana, coberta com uma pequena altura de água nalgumas partes. A luz reflecte no branco da água e devido à elevada presença de sal esta brilha como cristais. A Laguna Tebinquiche é sem dúvida daqueles lugares que colocamos numa lista de sítios raros e belos a visitar pelo menos uma vez na vida.
Top 10 locais a visitar em Lake Tebinquiche:
- Lake Tebinquiche
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Valle de la Luna, Chile” radius=”0″]Valle de la Luna: fica a cerca de 13km Oeste de San Pedro de Atacama, na Cordilheira do Sal. O Vale da Lua deve o seu nome à semelhança que tem com a paisagem lunar. Aqui encontra-se deserto e montanha e, por isso, o Vale da Lua tem uma paisagem tão única e tão intrigante. É um lugar extremamente árido com zonas planas de lagos secos, formações geológicas singulares, dunas de areia e grutas que os menos claustrofóbicos podem visitar. Procure visitar este local ao fim do dia para poder desfrutar de outro ex-libris natural: ver o pôr-do-sol do cimo de uma duna, que lhe permitirá viver intensamente a tranquilidade e o misticismo deste lugar.
Top 10 locais a visitar em Valle de la Luna:
- Valle de la Luna
- Duna Mayor
- Las Tres Marias
- El Anfiteatro
- Reserva Nacional Los Flamencos
- Piedra del Coyote
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Pukará de Quitor, Chile” radius=”0″]Pukará de Quitor: significa Fortaleza de Quitor e como o próprio nome indica é uma fortaleza situada na colina de Quitor. A construção foi feita pelo povo Atacameño no século XII para se defendere dos Aymaras. Os colonizadores espanhóis ocuparam-no em 1540 e durante a conquista da cidade foram mortos muitos habitantes locais e para dissuadi-los de contra-ataques os colonizadores penduravam as cabeças dos soldados degolados. Esta é a razão pela qual se veem alguns rostos esculpidos na parede. Este sítio arqueológico fica 3 km a Norte de San Pedro de Atacama.
Top 10 locais a visitar em Pukará de Quitor:
- Pukará de Quitor
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mano del Desierto, Chile” radius=”0″]Mano del Desierto: 5 km a Sul da cidade de Antofagasta, ao lado da auto-estrada Pan-Americana podemos ver uma enorme mão que parece querer sair do chão, no meio do nada. É um elemento perturbador e o autor da obra deixa a explicação da escultura à mercê da imaginação de cada um. A escultura tem cerca de 12 metros de altura e foi feita em ferro e cimento pelo artista chileno Mario Irarrázabal que tem outras esculturas semelhantes, também de mãos no Uruguai (Punta del Este), em Espanha (Parque Juan Carlos I, em Madrid) e em Veneza. A Escultura foi inaugurada no dia 28 de Março de 1992.
Top 10 locais a visitar em Mano del Desierto:
- Mano del Desierto
- Auto-estrada Pan-Americana
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Bahia Inglesa, Chile” radius=”0″]Bahía Inglesa: deve o seu nome ao pirata inglês Edward Davis que a descobriu em 1687. É conhecida pelas suas praias de areia muito branca e mar de um azul-turquesa maravilhoso. Mas para além desta descrição que nos remete para a típica imagem das praias das caraíbas, na Bahía Inglesa a paisagem é diferente do habitual, na praia há rochas negras que por vezes até formam piscinas naturais à beira –mar. Sair do deserto do Atacama e chegar a este lugar é uma grande mudança de cenário. As praias da Baía Inglesa são muito procuradas pelos turistas, ainda assim mantêm um ar de paisagem selvagem e a maior parte das infra-estruturas turísticas encontram-se na cidade de Caldera que fica a 6 km de distância. Em toda a baía há várias praias muito procuradas para relaxar ou praticar desportos aquáticos, como a La Piscina, Las Manchas, Playa Blanca e Bahía Cisne.
Top 10 locais a visitar em Bahia Inglesa:
- Praia La Virgem
- Praia Loreto
- Praia Chorrillos
- Gruta del Padre Negro
- Praia Mansa
- Parque Paleontológico Los Dedos
- Centro cultural Estación Caldera
- Granito orbicular
- Zoológico de Pedras
- Praia El Chuncho
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Valparaíso, Chile” radius=”0″]Valparaíso: é a segunda maior cidade do Chile e fica a apenas 115 km a noroeste da capital Santiago. A cidade espalha-se por 42 morros e colinas, que juntamente com o colorido das casas torna a paisagem de Valparaíso uma das maiores atrações turísticas do Chile. Conhecida por “Pérola do Pacifico” ou “Pequena São Francisco”, esta cidade desde cedo encantou emigrantes europeus que aqui se instalaram e, naturalmente, formaram comunidades que deram origem a morros com características diferentes consoante a comunidade dominante nessa zona. As casas coloridas dispostas de forma irregular pelas colinas, as ruas estreitas e labirínticas, “ascensores” (funiculares) que ligam os vários níveis da cidade, tudo isto faz de Valparaíso um verdadeiro paraíso do pitoresco. O centro histórico de Valparaíso é Património Mundial da UNESCO. Sendo uma cidade marcada pelo relevo acentuado, os miradouros são uma das atracções turísticas, de onde se pode ter panorâmicas espectaculares da cidade e do porto. Uma das casas de Pablo Neruda no Chile era em Valparaíso, La Sebastiana, que é agora museu e que oferece uma vista privilegiada sobre a cidade. O “ascensor Artillería” épum dos mais procurados para conseguir uma boa vista sobre o porto. Para além do importante Porto, a cidade fez história ao ter a primeira bolsa de valores da América Latina, a primeira biblioteca pública do Chile e o Jornal mais antigo ainda em publicação, em castelhano. A cidade encanta artistas e a “street art” encontra aqui muitos seguidores, como prova o Museo a Cielo Abierto com murais grafitados entre 1969 e 1973 por alunos universitários do Instituto das Artes da Universidade Católica. Deixe-se perder pelas ruelas empedradas da cidade, observe a dinâmica da população, visite o Mercado Cardonal e por fim pare para comer uma chorrillana (carne de porco ou borrego com ovos e papas fritas) e recuperará energias para enfrentar o sobe e desce da cidade. A desordem, a vivacidade e as cores de Valparaíso apaixonaram o poeta Pablo Neruda e continuam a apaixonar os muitos turistas que por aqui passam.
Top 10 locais a visitar em Valparaiso:
- Museo a Cielo Abierto
- Mercado Cardonal
- Cerro Alegre
- Casa La Sebastiana
- Museu Marítimo e Naval
- Centro Histórico de Valparaiso
- Avenida Gran Bretaña
- Praia Torpederas
- Igreja de la Matriz
- Cerro Concepcion
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Parque National Puyehue, Chile” radius=”0″]Parque National Puyehue: este parque natural fica a 80km da cidade de Osorno, no centro Este do Chile e faz fronteira com a Argentina. Parte do parque está na região de Los Rios (Norte) e a outra parte na região de Los Lagos (Sul). O parque está ainda dividido em três sectores: Antillanca, Anticura e Aguas Calientes. Antillanca tem uma estância de ski. Anticura zona com rápidos e o imponente Vulcão Puyehue. A região Aguas Calientes, como o próprio nome deixa antever, é uma zona com águas termais quentes. O parque apresenta uma riquíssima fauna (pumas, raposas, castores, aves exóticas) e flora. A floresta húmida divide-se em vários estratos com vegetação própria de cada habitat. Floresta, vulcões e lagos é o que pode esperar neste parque que oferece muita beleza natural e a possibilidade de desfrutar de actividades ao ar-livre.
Top 10 locais a visitar no Parque National Puyehue:
- Vulcão Puyehue
- Estação de esqui de Antillanca
- Cascata Salto de la Princesa
- Lago Rupanco
- Lago Puyehue
- Aguas termais de Aguas Calientes
- Vulcão Casablanca
- Rio Golgol
- Cratera Raihuén
- Centro de Informação Ambiental do Parque
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”San Gregorio, Chile” radius=”0″]San Gregorio: é uma pequena localidade no extremo Sul do Chile, na província da Terra do Fogo, Região de Magalhães e Antártica. Aqui existiu um importante rancho fundado em 1876, hoje desactivado. San Gregório fica no estreito de Magalhães e foi local de vários naufrágios ao longo da história, como comprovam as carcaças enferrujadas de dois cargueiros ingleses do século XIX. Os navios velhos e enferrujados encalhados na praia, e os antigos armazéns abandonados da “Estancia San Gregório” completam um cenário de cidade fantasma, que fazem deste lugar um ponto turístico na Patagónia.
Top 10 locais a visitar em San Gregorio:
- Antiga Estancia San Gregorio
- Cueva de Pali-Aike
- Vestígios do Cargueiro”Ambassador”
- Vestígios do Barco a vapor “Amadeo”
- Parque Nacional Pali Aike
- Laguna Santa Ana
- Escorial del Diablo
- Cemitério de Oazy Harbour
- Ruta Internacional Monte Eymond
- Estreito de Magalhães
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Punta Arenas, Chile” radius=”0″]Punta Arenas: fica no extremo Sul do Chile, na região da Patagónia, perto do estreio de Magalhães. É a maior cidade desta região e o seu desenvolvimento esteve ligado ao porto que era o mais importante na ligação entre Oceano Pacifico e Atlântico, até à abertura do Canal do Panamá em 1914. O português Fernão de Magalhães terá sido o primeiro Europeu a chegar a estas paragens aquando da primeira viagem de circum-navegação da terra entre 1519 e 1522. Dai o nome de estreito de Magalhães. Na praça central da cidade – Plaza Muñoz Gamero – ficam alguns dos principais monumentos da cidade, como a estátua de Fernão de Magalhães, o Palácio de Sara Braun, a Catedral e o Museu Regional de Magalhães (que fica na antiga residência dos Braun-Menendez, um palacete ao estilo europeu). O Museu Nau Vitória é sem dúvida um local a não perder, principalmente para os portugueses que sentem grande orgulho no período áureo da história de Portugal -Os Descobrimentos. A Nau Vitória é uma réplica da nau que trouxe Fernão de Magalhães à Terra do Fogo, apesar de nesta viagem o português estar a mando da Rainha de Espanha. Punta arena é o ponto estratégico para a partida de excursões à Patagónia e cruzeiros à Antártica. A cerca de 1,5 horas de ferry de Punta Arenas fica a Ilha Madalena onde poderá ver uma quantidade impressionante de pinguins de Magalhães. Natureza exuberante e o contacto com espécies marinhas como leões-marinhos e pinguins, são o ex-libris desta região.
Top 10 locais a visitar em Punta Arenas:
- Palácio de Sara Braun
- Museu Regional de Magalhães
- Plaza de Armas (Plaza Muñoz Gamer)
- Museu Nau Vitória
- Catedral de Punta Arenas
- Miradouro Cerro de la Cruz
- Museu Naval e Marítimo
- Ilha Madalena
- Ilha Carlos III
- Fortaleza Bulnes
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Parque Pinguino Rey, Chile” radius=”0″]Parque Pinguino Rey: é uma colónia de pinguins-rei, os maiores (podem medir até 90cm) a seguir aos pinguins imperador. O habitat destes pinguins é na Antártica mas instalaram-se na zona da Baía Inútil, na Terra do Fogo e aqui foi criado o parque, em 2011, para ajudar na preservação da espécie. Esta é uma oportunidade rara de se ver pinguins-rei em habitat natural, por isso desfrute da paisagem e da companhia destes magníficos animais. Este foi um dos lugares que mais gostei no Chile.
Top 10 locais a visitar em Parque Pinguino Rey:
- Bahía Inutil
- Parque Pinguino Rey
- Terra do Fogo
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Onaisín, Chile” radius=”0″]Onaisín: foi uma grande fazenda de gado caprino, mesmo em frente à Baia Inútil, perto da cidade de Porvenir. Para chegar aqui apanha-se o ferry em Punta arena. Esta fazenda está desactivada e constitui uma atracção turística pela sua história e paisagem circundante. A fazenda fica numa planície verde junto ao mar e os edifícios agora abandonados são os únicos elementos que cortam a paisagem. Junto à praia existe um cemitério bastante peculiar que é considerado um monumento nacional – cemitério Inglês (as lapides estão todas e inglês).
Top 10 locais a visitar em Onaisín:
- Estancia Onaisin
- Terra do Fogo
- Bahía Inútil
- Cemitério Inglês
- Estreito de Magalhães
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Estreito de Magalhães, Chile” radius=”0″]Estreito de Magalhães: deve o seu nome ao navegador português com o mesmo nome, que liderava a primeira viagem de circum-navegação da terra por conta dos reis Espanhóis entre 1519 e 1522. Foram os primeiros Europeus a chegar à Terra do Fogo e a atravessarem o estreito. Este estreito é a única passagem natural no continente Americano entre o Oceano Atlântico e o Pacifico, e tem 600km de extensão. Era uma rota muito mais segura do que a Passagem de Drake onde as águas são mais turbulentas e há o risco de desprendimento de icebergs. Com a abertura do Canal do Panamá em 1914, o estreito de Magalhães perdeu grande parte da sua importância em termos económicos, mas é agora uma atracção turística.
Top 10 locais a visitar no Estreito de Magalhães:
- Ilha Madalena
- Bahía Inútil
- Cidade de Punta Arenas
- Cabo Froward
- Vila de Puerto del Hambre
- Parque Pinguino Rey
- Reserva Nacional Magalhães
- Cidade de Porvenir
- Parque Nacional Pali-Aike
- Conjunto de faróis históricos do Estreito de Magalhães
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Santiago de Chile, Chile” radius=”0″]Santiago de Chile: é a capital do Chile e fica no centro do país. É a maior cidade em termos populacionais e do ponto de vista económico. Fica num vale, completamente cercada por cordilheiras, o que resulta numa cidade com uma silhueta muito própria: os edifícios, ainda que alguns bastante altos, parecem pequenos e compactos em contraste com as enormes montanhas de picos brancos em pano de fundo. É uma cidade cosmopolita, com construções modernas e com o maior aranha-céus da América Latina (com 300m de altura). A cidade oferece uma grande variedade de museus e monumentos. Alguns dos mais importantes são o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana (um dos mais completos museus sobre a cultura pré-colombiana do mundo), o Museu Nacional de Belas Artes (com as mais importantes obras de artistas chilenos), o Museu Nacional de História Natural e o Museu Histórico Nacional (sobre a história do país). Na praça central, Plaza de Armas, fica a lindíssima Catedral Metropolitana de Santiago e a Câmara Municipal. A Estação Central de Santiago também merece uma visita pois é um projecto do famoso arquitecto Gustave Eiffel, com as típicas estruturas de ferro. Na Praça da cidadania fica o Palácio de La Moneda, que é a sede do governo do Chile. O famoso escritor chileno Pablo Neruda viveu em Santiago, e a sua casa La Chascona foi convertida em museu. Para as melhores vistas na cidade suba ao Cerro San Cristóbal de onde terá a vista fantástica da cidade aos pés da cordilheira dos Andes e o Cerro Santa Lucia, com uma panorâmica a 360º da cidade. Entre os Andes e o Pacifico, Santiago é muitas vezes ponto de passagem para viajantes à procura de outras paragens, mas vale a pena parar em Santiago para conhecer o muito que esta cidade tem para oferecer.
Top 10 locais a visitar em Santiago do Chile:
- Plaza de Armas
- Catedral Metropolitana de Santiago do Chile
- Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana
- Palácio Presidencial La Moneda
- Teatro Municipal de Santiago
- Mercado Central
- Bairro Histórico Bellavista
- Museu Nacional de Belas Artes
- Parque Florestal de Santiago
- Cerro San Cristóbal
[/su_box]
[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=Chile]
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO no Chile” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Chile. Os locais UNESCO Património Mundial no Chile são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Chile:
- Parque Nacional Rapa Nui
- Igrejas de Chiloé
- Bairro Histórico da Cidade Portuária de Valparaíso
- Fábricas de Nitrato do Chile de Humberstone e Santa Laura
- Aldeia Mineira de Sewell
- Qhapaq Ñan, Caminhos Incas (sítio transfronteiriço com a Argentina,Bolívia,Colômbia,Equador e Peru)
[/su_box]