Índice
Guia de Viagem da Colômbia
Viajar na Colômbia – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Colômbia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias na Colômbia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo na Colômbia – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo da Colômbia
- Resumo de viagem à Colômbia
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros na Colômbia
- Locais UNESCO na Colômbia
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo na Colômbia, Roteiros de Viagem
Colômbia é um país fascinante para passar férias. A Colômbia é um país fascinante cheio de gente simpática e locais incríveis para visitar.
Visitei a Colômbia duas vezes. Uma delas atravessando a fronteira pelo Brasil, vindo da cidade de Tabatinga para Letícia, depois de ter subido o Rio Amazonas de barco e saindo pelo Peru, e outra vez, cheguei de avião desde o Rio de Janeiro e saí de avião até ao Panamá.
A Colômbia tem um pouco de tudo. Cidades históricas, praia e selva. Locais especiais que visitei foram o Vale de Cocora e Salento, a cidade de Cartagena das Índias e a cidade de Santa Maria de Mompox. Pouco a pouco vou explorando mais destinos deste país que certamente irei visitar novamente.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história da Colômbia conta que os espanhóis chegaram a esta terra no último ano do século XV, mas que antes dessa data era habitada por muitos povos indígenas, já considerados povos “avançados”, nomeadamente a Tribo Muiscas ou Chibchas. Devido a ser uma terra muito rica ao nível dos recursos minerais, esteve sempre debaixo de olho de todos os povos que tinham capacidade de navegar estes mares a fora, inclusivamente os franceses e ingleses. Simón Bolívar, no início do século XIX, declarou independência da Nova Granada, tornando-se presidente um ano mais tarde. Com a criação dos partidos políticos de ideias díspares, o Liberal e o Conservador, gerou-se uma guerra civil (Guerra dos Mil Dias), terminada em 1903. Anos mais tarde este conflito retornou, levando os líderes liberais a criar as FARC (Forças Armadas da Colômbia). A Colômbia é o maior país produtor de Cocaína em todo o mundo desde os anos 70, tendo sido preso pelos EUA, um dos maiores líderes do Cartel de Medellín, Pablo Escobar.
A geografia da Colômbia é destacada pelos Andes, que se dividem em três cordilheiras: a Cordilheira Ocidental, que se estende do Equador ao Mar das Antilhas, onde o Nevado del Cúmbal atinge cerca de 5000m de altitude, a Cordilheira Central, a mais alta de todas as cordilheiras e que se separa das outras através dos rios Cauca e Magdalena e onde os pontos mais altos são o Nevado del Tolima com 5620m, o Nevado del Ruiz com 5300m e o Nevado del Huila com 5750m e a Cordilheira Oriental, a qual é banhada ao Sul pelos rios amazónicos. A capital Bogotá é a maior cidade e a capital da Colômbia, mas cidades como Medellín, Cartagena, Barranquilla, Cali, Manizales, Pasto, Ibagué, Bucaramanga, Pereira e Cúcuta são centros urbanos bastante importantes para o país. A floresta tropical é bastante densa, repleta de palmeiras e de orquídeas, onde na zona sub-tropical podemos encontrar uma grande variedade de frutas. Na zona temperada possui uma terra bastante fértil, essencialmente usada para o uso agrícola.
A cultura da Colômbia é bastante ecléctica, pois existe uma grande mistura entre povos e étnias. A herança cultural dos povos nativos, com a vinda dos povos europeus e colonizadores, tal como a emigração de asiáticos e árabes, resulta numa mestiçagem cultural bastante curiosa. É um país com uma agricultura muito variada, trazendo para a gastronomia colombiana refeições diversificadas e deliciosas. As iguarias que se destacam são a sopa de galinha e batata Ajiaco e as Hormigas colona (formigas fritas). As Empanadas, cujo recheios podem ser muito variados (carne, peixe, feijão, arroz, entre outros) é um prato bastante comum no dia-a-dia dos colombianos. O escritor Gabriel García Márquez foi vencedor do Prémio Nobel da Literatura e levou, com este prémio, a literatura colombiana para o resto do mundo. A música, como tudo o resto, é uma mistura de influências africanas, espanholas, tal como de Trinidad e Tobago, Cuba ou Jamaica, resultando num género musical com uma fórmula musical única, a Cúmbia.
O que visitei / Resumo de viagem na Colômbia
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Letícia, Colômbia” radius=”0″]Letícia: É a cidade mais a sul da Colômbia e capital da região do Amazonas. Faz fronteira com o Brasil e o Peru, pelo que é um importante ponto de entrada ou saída da Colômbia para estes países. O rio Amazonas e as reservas naturais que a rodeiam são o ex-libris de Letícia. Podemos observar a fauna e flora desta região do Amazonas, bem como a cultura e modo de vida de várias tribos locais.
Top 10 locais a visitar em Letícia:
- Parque Nacional Natural Amacayacu
- Lago Yahuarcacas
- Ilha de los Micos
- Reserva Natural Victoria Regia
- Catedral Nossa Senhora da Paz
- Parque Santander
- Museu Etnográfico
- Parque Ecológico Mundo Amazónico
- Rio Amazonas
- Comunidade Indígena Yagua
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Salento, Colômbia” radius=”0″]Salento: É uma pequena cidade na região de Quindío. Foi em tempos um importante ponto de passagem em direcção à capital Bogotá, mas perdeu a sua importância como ponto estratégico pelo que o seu crescimento estagnou e conservou as características seculares da arquitectura e do modo de viver das suas gentes. As suas pequenas casas brancas, adornadas de cores vivas, que mantêm a sua identidade colonial, são uma das principais atracções da cidade.
Top 10 locais a visitar em Salento:
- Valle de Cocora
- Ecoparque El Mirador
- Calle Real
- Parque Nacional Natural Los Nevados
- Plaza de Bolívar
- Igreja Nuestra Señora del Carmen
- Parque Agroecológico “La Tierra Prometida”
- Aldeia del Artesano
- Alto de la Cruz
- Puente de la Explanación
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Vale de Cocora, Colômbia” radius=”0″]Vale de Cocora: O Vale de Cocora é uma região de produção de café, mas é conhecida essencialmente pela grande quantidade de palmeiras-de-cera, um tipo de palmeira característico da América do Sul e um dos símbolos nacionais da Colômbia. Do vale podemos continuar para o Parque Nacional Los Nevados, onde a paisagem verde dá lugar aos cumes brancos dos Andes.
Top 10 locais a visitar em Vale de Cocora:
- Parque Nacional Natural Los Nevados
- Rio Quindío
- Cidade de Salento
- Trilha Ecológica
- Conjunto de Palmeira de Cera
- La Finca Montaña
- Estrella de Agua
- Observação de aves em Acaime
- Percursos BTT
- Rafting
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Cartagena, Colômbia” radius=”0″]Cartagena: Também conhecida por Cartagena das Índias, é uma das principais cidades da Colômbia, para isso contribui a sua localização na margem do Mar das Caraíbas, com praias magníficas e a sua arquitectura colonial muito bem conservada até hoje. A muralha que envolve a cidade, os edifícios históricos, as ruas medievais, fazem desta cidade um lugar sem paralelo na América do Sul.
Top 10 locais a visitar em Cartagena:
- Castelo de San Filipe de Barajas
- Catedral Basílica Metropolitana de Cartagena
- Cidade velha de Cartagena
- Teatro Heredia
- Museu Palácio da Inquisição
- Mosteiro de San Pedro de Cláver
- Playa Branca
- Península de Boca Grande
- Convento de Santo Domingo
- Mercado Bazurto
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Santa Cruz de Mompox, Colômbia” radius=”0″]Santa Cruz de Mompox: conhecida por vezes por Mopox, é uma cidade localizada no norte da Colômbia. Localizada numa ilha, no Rio Magdalena, esta cidade vive da indústria do Turismo, tal como da pesca e da produção de gado. Fundada em 1537 por Alonso de Heredia, sempre foi um lugar próspero, uma vez que conseguiu sempre agilizar o movimento de mercadorias pelo seu rio acima. É um excelente exemplo arquitectónico da época colonial espanhola, uma vez que existem imensos monumentos inseridos na lista da Unesco, Património Mundial. Colonizada pelos espanhóis, estes construíram imensos edifícios respondendo aos seus estilos arquitectónicos, preservados até à actualidade. Conheça a Igreja San Francisco (século XVI), o Hospital San Juan de Dios (século XVII), a mansão Casa dos Apóstolos, o Palácio Municipal (Claustro de San Carlos, século XVII), a Igreja da Imaculada Conceição (século XVI) e a Igreja de Santa Bárbara (século XVII). Não deixe de vivenciar momentos musicais em Mompox, uma vez que a verdadeira cumbia (corrente musical, onde funde influências africanas com as espanholas) encontra-se aqui.
Top 10 locais a visitar em Santa Cruz de Mompox:
- Igreja San Francisco
- Igreja de Santa Bárbara
- Cemitério Municipal
- Praça da Liberdade
- Portales de las Marquesas
- Museu Nacional de Belas Artes
- Colégio Nacional Pinillos
- Mansão Casa dos Apóstolos
- Praça de Santa Bárbara
- Hospital San Juan de Dios
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Zipaquira, Colômbia” radius=”0″]Zipaquira: As minas de sal são a principal atracção desta cidade. Nestas minas, a 200 metros de profundidade existe uma catedral escavada – Catedral de Sal. É um importante ponto turístico e local de peregrinação.
Top 10 locais a visitar em Zipaquira:
- Catedral da Santíssima Trindade
- Calle de Zipaquirá
- Catedral de Sal
- Museu Arqueológico
- Palácio Municipal
- Estação Ferroviária de Zipaquira
- Casas coloniais
- Zona Arqueológica de El Abra
- Museu do Sal
- Teatro Roberto Mac-Douall
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Bogotá, Colômbia” radius=”0″]Bogotá: É a capital da Colômbia e também a maior cidade dos país. Situa-se nos Andes acima dos 2600m do nível do mar. É uma cidade em ampla expansão onde o moderno e o antigo se misturam. Podemos visitar o centro histórico com os seus edifícios da época colonial e a zona moderna, mais cosmopolita, com os seus arranha-céus.
Top 10 locais a visitar em Bogotá:
- Bairro La Candelaria
- Cerro Monserrate
- Plaza de Bolivar
- Museo del Oro
- Igreja de San Francisco
- Ciclovia de Bogotá
- Museu Botero
- Jardim Botânico e Parque Simon Bolivar
- Mercado Paloquemao
- Museu Nacional da Colômbia
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Colômbia” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Colômbia. Os locais UNESCO Património Mundial são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural de determinado país.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Colômbia:
- Porto, Fortalezas e Conjunto Monumental de Cartagena
- Parque Nacional Los Katios
- Centro Histórico de Santa Cruz de Mompox
- Parque Arqueológico Nacional de Tierradentro
- Parque Arqueológico de San Agustín
- Santuário de Fauna e Flora de Malpelo
- Paisagem Cultural do Café da Colômbia
- Qhapaq Ñan, Caminhos Incas (sítio transfronteiriço com a Argentina,Bolívia,Chile,Equador e Peru)
[/su_box]