Descobrir os mais famosos pontos turísticos de Espanha é sempre fascinante. Não perca os melhores destinos que fizeram a sua reputação como país incontornável durante as suas férias em Espanha. Espanha é um país fascinante para passar férias. Espanha é um país especial na Europa. Especial porque mantém uma relação muito especial com Portugal já que são os únicos vizinhos que o país tem.
Pontos turísticos de Espanha
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Madrid, Spain” radius=”0″]Madrid: é a capital de Espanha e a terceira maior cidade da União Europeia (depois de Londres e Berlim). Eregida às margens do Rio Manzanares, concentra-se nesta cidade o centro político, económico e cultural de toda a Espanha. Considerada o maior centro financeiro da Europa do Sul e uma cidade cosmopolita, Madrid é uma influência mundial. Cheia de modernas infra-estruturas, nunca substituiu o que era de seu, tradicional. Manteve o lado típico da cidade, as ruas antigas e suas tradições, enquanto se foi desenvolvendo em simultâneo, oferecendo uma dinâmica especial a este lugar. Os lugares de referência para visitar são o magnífico Palácio Real de Madrid, construído perto da Catedral de Almudena e os Jardins de Sabatini, onde podemos ter uma vista incrível de Madrid e a oferta do Conde-Duque de Olivares ao Filipe IV, o Parque do Retiro Buen, do século XVII. Visite também os inúmeros museus, com destaque para o Museu del Prado, um museu cheio de brio e com obras interessantíssimas, uma verdadeira e agradável surpresa. Este museu faz conjunto com o Museu Reina Sofia (arte moderna) e o Museu Thyssen-Bornemisza, todos localizados ao longo do Paseo del Prado. Conheça também o Palácio de Cibelles, um edifício memorável com óptimas exposições. Aproveite a dinâmica aqui vivida e saia simplesmente à rua, para passear e comer umas tapas.
Top 10 locais a visitar em Madrid:
- Museu do Prado
- Jardins do Retiro
- Palácio Real
- Porta do Sol
- Praça Maior
- Praça de Cibeles
- Praça de Espanha
- Catedral de Santa Maria a Real
- Parque de El Retiro
- Gran Via
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Barcelona, Spain” radius=”0″]Barcelona: localizada entre os Rios Llobregat e Besos, é a capital da Catalunha. Aquando da sua fundação, na Idade Média como cidade romana, era uma das cidades mais importantes deste condado. Para além de ser um sucedido centro económico, tem um legado artístico único promovendo o Turismo e a vinda de milhares de pessoas para visitar esta cidade especial. Uma das razões de Barcelona (também conhecida como Barça), ser um verdadeiro sucesso turístico são sem dúvida as obras de Lluís Domènech i Montaner e Antoni Gaudí, com valores arquitectónicos únicos no mundo. A Basílica Sagrada Família e Parque Guell, de Gaudí, é simplesmente estonteante e genial. Sob encomenda do empresário Guell, Gaudí aplicou o modernismo catalão virado para o Mediterrâneo de uma forma sublime. Barcelona tem cerca de oitenta parques municipais, históricos, botânicos, urbanos e florestais, ocupando mais de 10% nesta cidade. Barcelona tem boas praias, por isso se for em tempo de calor, aproveite os 5 quilómetros de areia e mar. A nível cultural, assista a espectáculos de Ópera no Gran Teatro del Liceu, ou no Teatro Nacional da Catalunha. Ou se gostar de música moderna, vá ao Festival Sónar e ao Primavera Sound Festival. Não deixe de lado a hipótese de conhecer Las Ramblas, um bairro com uma vida muito própria, cheio de artistas de rua e não deixe de saborear as famosas tapas.
Top 10 locais a visitar em Barcelona:
- Catedral da Sagrada Família
- Rua La Rambla
- Bairro Gótico
- Casa Batló
- Catedral de Barcelona
- Museu Picasso
- Mercado La Boqueria
- Parque Guell
- Colina Montjuic
- Praça da Catalunha
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Sevilha, Spain” radius=”0″]Sevilha: situa-se na Andaluzia e é a capital da Província de Sevilha. Fica a Sudoeste da Pensínsula Ibérica e foi declarada como Património da Humanidade, pela UNESCO devido à sua herança romana. Primeiramente ocupada pelos fenícios e pelos cartagineses (século XIII a.C.), os romanos tomaram Sevilha no ano 206 a.C., denominando-lhe como Híspalis. Após 500 anos, os muçulmanos ocuparam e estiveram presentes neste território até ao século XVI. O nome sofreu alterações para “Ishbiliya”, remodelando-se para “Shbiya” terminando como é conhecido hoje em dia. Os muçulmanos são expulsos pelos cristãos, que em simultâneo com os descobrimentos do Novo Mundo permitem o desenvolvimento de Sevilha de uma forma exponencial – era o mais importante porto castelhano. A partir do século XVII, a cidade construiu cerca de 70 mosteiros, transformando-a num lugar patrimonial sem igual – numa cidade-convento. O Palácio Alcazar é dos locais mais especiais de Sevilha, é impressionante estar perante esta obra arquitectónica. Poderá contemplar a beleza do edifício exteriormente, com jardins e fontes lindíssimos, tal como é aconselhável visitar o interior. A Catedral de Sevilha foi construída no mesmo local que uma mesquita muçulmana onde ainda hoje está conservado o minarete. É um monumento da era gótica magnífico e é a terceira maior construção religiosa do mundo. Cheia de pormenores detalhados, é impressionante poder ver ao vivo o trabalho minucioso das portas e toda a arte sacra aqui presente. La Feria é uma festividade popular que ocorre todos os anos durante uma semana para uma festa cheia de música (Flamenco), comes e bebes. Vêm pessoas de toda a Espanha e de todo o mundo para este encontro único. Olé!
Top 10 locais a visitar em Sevilha:
- Praça da Espanha
- Torre do Ouro
- Real Alcazar
- Catedral de Sevilha e Giralda
- Parque Maria Luísa
- Bairro Santa Cruz
- Museu Arqueológico
- Bairro de Triana
- Museu do Baile Flamenco
- Metropol Parasol
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ciudad Rodrigo, Spain” radius=”0″]Ciudad Rodrigo: fica no topo de uma montanha às margens do Rio Águda, tendo sido habitada desde o Neolítico. Situa-se perto de Salamanca e a cerca de 20 quilómetros da fronteira com Portugal. Toda a cidade é rodeada por uma imensa muralha, devido à constante disputa entre os árabes e os cristãos, construída primeiramente no século XII – no reinado de Fernando II, tendo sido reforçada e reconstruída cinco séculos mais tarde. É um autêntico museu a céu aberto, encontramos aqui muito património arquitectónico que fazem-nos sentir os muitos momentos históricos que aqui se passaram. A Catedral de Santa Maria, da era medieval e de estilo românico, cuja construção remonta ao século XII, foi remodelada no século XVI. Aqui podemos vivenciar muitas obras de arte, começando pela fachada principal – Portico del Pérdon, terminando no interior onde passamos por retábulos do estilo barroco e esculturas medievais. A Plaza Mayor é muito bonita e está repleta de edifícios interessantes e históricos ao seu redor – Casa de Marquês de Cerrablo, Casa de Los Cueto e a Câmara Municipal. Os palácios de Castro e de Aguila são lindíssimos, tal como as casas barrocas e renascentistas – Casa de Vazquez, a Casa dos Condes de Alba de Yeltes ou do Cornejo – aconselhando vivamente a visita aos mesmos. É uma cidade que realmente enche as medidas para quem procura viver umas férias histórico-artísticas.
Top 10 locais a visitar em Ciudad Rodrigo:
- Catedral de Santa Maria
- Praça Maior
- Castelo de Henrique II
- Igreja de São Isidoro
- Muralhas de Fernando II
- Hospital da Paixão
- Palácio dos Águila
- Capela de Cerralbo
- Câmara Municipal
- Palácio dos Castro
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Tarifa, Spain” radius=”0″]Tarifa: situa-se na província de Cádiz, na Andaluzia. Localizada na costa meridional de Espanha e na Costa da Luz, fazendo ligação com o Estreito de Gibraltar, estamos perante as melhores condições para fazer desportos de vento como o Kitesurf, Surf e o Windsurf, nas mais incríveis praias. O Mediterrâneo e o Oceano Atlântico promovem juntos o clima único de toda a Andaluzia. A cidade foi fortificada no século X e todas as suas ruas são labirínticas, como as casas são caiadas de branco, dando a sensação que já estamos perto de África. Tarifa é o último ponto espanhol antes de embarcar para Marrocos. Aproveite para visitar o Castelo Guzman el Bueno, construído no século XIII, uma prova viva de que Tarifa também respira história. Este castelo vale pela sua beleza, para além de ter uma vista incrível. Visite também a Igreja de Santa Maria, outrora uma antiga mesquita, construída no século XIII e a Igreja de São Mateus, de estilo gótico. É uma cidade, na sua maior parte, virada para a diversão nocturna, pois está repleta de bares, discos e tascas onde se podem comer as famosas tapas espanholas. No entanto, podemos ter momentos de natureza e visitar o Estreito de Gibraltar a fim de observar as aves que ali vivem, tal como ir de barco ver as comunidades de golfinhos ao vivo.
Top 10 locais a visitar em Tarifa:
- Castelo de Gusmão
- Miradouro El Estrecho
- Igreja de São Mateus
- Igreja de São Francisco
- Muralhas medievais
- Porta de Jerez
- Praia Bolonia
- Ilha de Palomas
- Parque Natural El Estrecho
- Casco Histórico de Tarifa
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”A Coruña, Spain” radius=”0″]A Coruña: é uma cidade e capital da Província A Coruña, em Espanha. A Praça de María Pita, do século XIX, é a praça mais importante da cidade e é o principal ponto de encontro entre quem habita e visita A Coruña. A Cidade Velha, a parte antiga, acolhe a mais remota igreja da cidade – a Igreja de Santiago, o Museu de Arte Sacra – Colegiata de Santa María do Campo, o Convento de São Domingos e o Jardim de São Carlos, de onde se avista o Castelo de San Antón. Visite a Torre de Hércules, o farol mais antigo do mundo, ainda hoje em funcionamento, do século II. Logo ao lado, encontramos um cemitério muçulmano. Conhecida como a Cidade de Cristal devido às varandas de vidro, é uma cidade bastante movimentada cheia de tasquinhas e esplanadas, vivendo-se uma dinâmica muito própria aqui. Devido ao seu porto, esta cidade é um dos pontos mais importantes a nível económico em toda a Europa. Actualmente, param aqui cerca de 60 navios turísticos, proporcionando um bom desenvolvimento turístico para esta região. No Verão as praias são super populares e de qualidade excelente para fazer banhos de sol, e é promovido, anualmente, o Festival Noroeste Pop Rock, o qual já trouxe nomes como Joe Cocker, Status Quo, entre outros.
Top 10 locais a visitar em Coruña:
- Torre de Hércules
- Castelo de Santo Antón
- Museu Arqueológico e Histórico
- Paseo Maritimo
- Praça Maria Pita
- Monte de São Pedro
- Colegiata de Santa Maria del Campo
- Igreja de Santiago
- Museu Domus
- Aquarium Finisterrae
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ceuta, Spain” radius=”0″]Ceuta: é uma cidade espanhola que se situa na costa do Norte de África, fazendo assim, fronteira com Marrocos. O Estreito de Gibraltar separa esta cidade de Espanha, o separador oficial entre África e Europa. Desde o século 5 a.C., os cartagineses já utilizavam o porto como ponto comercial e militar, passando pelas mãos de romanos, visigodos, cristãos, berberes e também dos portugueses e finalmente, dos espanhóis. Por tal, mesmo sendo o espanhol a língua oficial, outras línguas, como o árabe e berbere, são aqui faladas devido à multiculturalidade existente. No século XV, D. João I capturou Ceuta. Esta cidade portuguesa ficava no lado espanhol ao que após muita disputa por este território, Portugal decidiu entregá-la a Espanha. No entanto, a bandeira de Ceuta ainda apresenta muitos elementos da bandeira portuguesa e de Lisboa. É uma cidade moderna e cosmopolita, integrada na Andaluzia. Quando chegar a Ceuta, repare na muralha fortificada em redor da cidade. Esta muralha foi a fronteira de Ceuta antiga e passa pelas fortalezas construídas neste território no sentido de a defender dos inúmeros ataques que estava constantemente sujeita. Tem uma vista lindíssima, um autêntico bilhete-postal. A Casa dos Dragões é um edifício invulgar com dragões no telhado, bastante curioso, no entanto, são difíceis de fotografar. É uma casa que vale a pena a visita, apesar de ser sempre muito requisitada por parte dos turistas. A Plaza de África é o ponto de encontro central de Ceuta, a cidade multicultural. Encontramos aqui o Palácio da Assembleia, construído em 1914 e a lindíssima Catedral de Santa Maria de Assunção, do século XV.
Top 10 locais a visitar em Ceuta:
- Praça de Africa
- Muralhas reais de Ceuta
- Catedral de Santa Maria da Assumpção
- Casa dos Dragões
- Palácio da Assembleia
- Museu do Revelim de Santo Inácio
- Castelo do Desnarigado
- Muralhas merínidas
- Parque Marítimo do Mediterrâneo
- Praia da Ribera
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Granada, Spain” radius=”0″]Granada: situa-se na região autónoma da Andaluzia, em Espanha. É a capital da província de Granada e está erigida nas montanhas da Serra Nevada (a 738 metros acima do nível do mar), onde confluem os rios Beiro, Darro, Genil e Monachil. A Serra Nevada e a sua estância de Ski (considerada das melhores da Europa), são os maiores motivos de atracção para visitar esta cidade, onde existem as máximas condições para a prática de desportos de neve. O nome da cidade provém de “Karnatah” que tem como significado “um monte de estranhos”, pois a cidade localizava-se numa planície e assim era bastante difícil defendê-la de ataques de outros povos. Mas antes disso, ocupada por tribos nativas, era conhecido como “Ilbyr”. Os muçulmanos estabeleceram-se em Granada desde o século VIII, no entanto, foi a última cidade a ser conquistada pelos cristãos, no século XV. A cidadela e fortaleza de Alhambra é o lugar mais requisitado e conhecido da Andaluzia – a dinastia Nazari construíu um complexo de palácios e jardins impressionantes, onde os mosaicos e os seus arcos saltam à vista, incrivelmente bonitos. É uma cidade bastante dinâmica devido à comunidade estudantil aqui presente.
Top 10 locais a visitar em Granada:
- Alhambra
- Catedral de Granada
- Sacromonte
- El Bañuelo
- Generalife
- Bairro de Albacin e Miradouro de São Nicolas
- Capela Real
- Mercado La Alcaiceria
- Parque das Ciências
- Real Chancelaria
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mérida, Spain” radius=”0″]Mérida: é a capital da região autónoma da Extremadura, situada no Centro-oeste de Espanha. Desde os tempos pré-históricos esta cidade foi um lugar de grande interesse e consequentemente povoada, no entanto, foi fundada oficialmente pelo Imperador Augustus, no ano 25 a.C., que lhe deu o nome de Emerita Augusta. Nesta altura foi uma das cidades mais importantes do Império Romano, a capital da Província da Lusitânia, ao que podemos visitar incríveis vestígios romanos aqui, nomeadamente o Arco do Triunfo de Trajano. Por tal, Mérida e todos os seus vestígios arqueológicos foram classificados, em 1993, Património Mundial da UNESCO. Após a queda do Império Romano, veio o período visigótico, sendo mais tarde tomada pelos árabes que reutilizaram os edifícios romanos. Foi no século XIII que ficou sob domínio cristão. Visite a Ponte Romana pedonal sobre o Rio Guadiana e ao pé contemple Alcabaza, uma fortificação construída pelo muçulmano Adb ar-Rahman II, o qual aproveitou as edificações romanas para finalizar o seu projecto. Visite o Aqueduto dos Milagres, a Villa Mitreo e os reservatórios de água Proserpina Dam e Cornalvo Dam, ainda utilizados hoje em dia. Importante conhecer também é o Anfiteatro e Teatro romano onde anualmente é feito um festival de teatro clássico e o Museu Nacional de Arte Romana. O Templo de Diana remonta ao século I a.C., é um monumento romano que apresenta um óptimo estado de conservação e é de visita obrigatória.
Top 10 locais a visitar em Mérida:
- Teatro romano
- Ponte romana
- Museu Nacional de Arte Romana
- Anfiteatro romano
- Templo de Diana
- Circo romano
- Igreja de Santa Maria da Assumpção
- Castelo Mouro de Alcazaba
- Aqueduto dos Milagres
- Barragens romanas de Proserpina e Cornalvo
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Santiago de Compostela, Spain” radius=”0″]Santiago de Compostela: é a capital da região autónoma da Galiza, na Espanha. O nome tem como significado “estrela guia de São Tiago”. Este famoso lugar é um grande fenómeno europeu de peregrinação. Chegar a esta cidade, caminhar pelas suas ruas medievais é, sem dúvida, um lugar místico e especial. Há quem diga que Santiago espalhou a mensagem de Deus na Galiza e que, depois de ter falecido na Palestina, foi trazido e enterrado aqui. O Túmulo de Santiago foi descoberto no ano 814 por um eremita. A partir do século XI, o Rei Alfonso II, construíu no sítio do túmulo deste apóstolo, a Catedral de Santiago de Compostela para os seus restos mortais e para os seguintes peregrinos e fiéis mais importantes. No século seguinte, o Bispo Gelmírez mandou construir imensas igrejas, tornando este lugar um ponto de encontro sagrado e o destino de uma travessia peregrina divina.
A magnífica catedral fica ao lado da Praça Galiza, a principal, a qual faz fronteira com a cidade velha. É uma cidade labiríntica repleta de monumentos históricos de tirar o fôlego.
Top 10 locais a visitar em Santiago de Compostela:
- Catedral de Santiago de Compostela
- Caminho de Santiago e Museu das Peregrinações
- Centro histórico
- Museu do Povo Galego
- Praça do Obradoiro
- Parque Alameda
- Mercado de Abastos
- Cidade da Cultura da Galicia
- Museu Galego de Arte Moderna
- Hostal dos Reis Católicos
[/su_box]