Índice
Frankfurt ou Francoforte do Meno (Frankfurt am Main em alemão) é uma cidade da Alemanha, no estado de Hessen. Localiza-se às margens do rio Meno. Frankfurt am Main é a quinta maior cidade da Alemanha.
Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Frankfurt, e explorar o local a fundo. Visitar a Alemanha e não passar por Frankfurt, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.
Visitar Frankfurt Alemanha
A cidade é muito bonita e vale a pena visitar.
A vista dos arranha-céus à noite, junto com o rio, é espectacular.
Existem pelo menos duas enormes catedrais e uma zona histórica com arquitectura típica da região.
A zona à beira rio é excelente para passear durante o pôr do Sol.
Melhores atrações de Frankfurt
- Catedral de São Bartolomeu, séculos XIV e XV Saint Dom Sankt Bartholomäus
- Câmara Municipal – Roemer: século XIV Roemer city hall
- Igreja de São Paulo – Paulskirche: 1799 St. Paul’s Church
- Ópera Antiga – Alte Oper: 1880 ( Old Opera House )
- Casa de Ópera de Frankfurt – Opern- und Schauspielhaus Frankfurt: Opera House
- Igreja de Santa Catarina – Katharinenkirche: Saint Katherine’s Church
- Edifício Barroco Hauptwache: 1730 The Hauptwache Main Watch
- Rua Zeil: rua fechada ao trânsito com imensas lojas
- Casa Goethe: Casa onde nasceu Johann Wolfgang von Goethe, Goethe’s house
Dicas de Viagem
- Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Frankfurt, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
- Suba ao Campanário da catedral – a melhor vista da cidade.
- Faça uma free walking tour.
- Apesar de ser muito cliché e turístico, terá de andar de fazer um passeio de barco pelo rio.
Turismo em Frankfurt
Os Arranha céus de Frankfurt
- Commerzbank Tower, 259 m — Prédio mais alto da Europa (1997–2003), Sede do Commerzbank
- MesseTurm, 257 m — Prédio mais alto da Europa (1990–1997)
- Westendstraße 1, 208 m – Sede do DZ Bank
- Maintower, 200 m – Sede do Landesbank Hessen-Thüringen com um observatório no topo aberto ao público
- Trianon, 186 m – Sede do DekaBank
- Silver Tower, 166 m – Prédio mais alto da Alemanha (1978-1990), Sede do Dresdner Bank
- Plaza Büro Center, 159 m – Prédio mais alto da Alemanha (1976-1978)
- Deutsche Bank I, 155 m – Sede do Deutsche Bank
- Deutsche Bank II, 155 m – Sede do Deutsche Bank
- Skyper, 154 m
Lugares para visitar em Frankfurt
1. Catedral de São Bartolomeu
A Catedral de São Bartolomeu é uma construção gótica que remonta aos séculos XIV e XV. Apesar de nunca ter sido a sede de nenhum bispo, este local é chamado de catedral. Tem 95 metros de altura e foi reconstruída no século XIX, devido a um violento incêndio. Durante a Segunda Grande Guerra, foi também bombardeada, e por tal, teve de ser reconstruída novamente. É considerada uma das edificações mais antigas de Frankfurt, e foi usada durante muito tempo, para a coroação dos reis. Razão pela qual, sempre foi chamada de Catedral Imperial “Kaiserdom”. A partir do topo desta igreja, é possível avistar a cidade com uma panorâmica magnífica. Dá para subir até aos 66 metros de altura, os quais representam 328 degraus, embora se tiver claustrofobia, pense duas vezes, pois a escada é bastante estreita e as janelas são muito pequenas, impedindo a passagem de ar.
2. Câmara Municipal
A Câmara Municipal ou a City Hall de Frankfurt nasceu com a necessidade de uma casa de maiores dimensões para servir a cidade, e assim, em 1405, foram compradas casas para esse propósito. Essas casas tinham os nomes de “Romer” e “Goldener Schwan”, e ainda hoje funcionam com este serviço público. Há quem diga que o nome “Romer” está ligado ao antigo proprietário, que aqui viveu e que tinha imensos negócios na Itália, mais propriamente em Roma. O lugar é fantástico, onde têm salas imensas no exterior onde são feitas feiras e mercados. Foi construído, mais tarde no ano de 1612, o Salão do Imperador ou “Kaisersaal”, de grande beleza e interesse. Considerada uma das mais importantes estruturas histórica de Frankfurt, é uma grande atracção turística desta cidade. Atrai imensos visitantes para visitar os edifícios Romer, os quais consistem, na totalidade, em nove casas e seis pátios. A sua fachada é nitidamente medieval, com picos no telhado, mas também com imensas influências arquitectónicas alemãs.
3. Igreja de São Paulo
A Igreja de São Paulo foi a sede do primeiro Parlamento, eleito de forma democrática em 1848. Foi aqui que se estabeleceu e escreveu a constituição de uma Alemanha unificada, a qual não teve sucesso, pois a Prússia e a Áustria não permitiram perder o poder sobre este território. Este motivo levou à dissolução do Parlamento. Voltou assim, a servir a Igreja. Aquando a Segunda Guerra Mundial, a Igreja de São Paulo, ficou bastante destruída com os seus bombardeamentos, e por causa da sua reconstrução, ela tem um aspecto um pouco moderno. Hoje em dia, já não serve a Igreja e os seus cultos, sendo utilizada essencialmente para eventos e exposições de arte. É um monumento que merece a pena visitar devido à sua ligação à história da Alemanha e, claro, devido à sua magnânima beleza.
4. Ópera Antiga
A Ópera Antiga ou a Alte Oper é um local que hoje em dia é respeitado pelo meio artístico mundial. O seu investimento é incrível ao integrar as melhores orquestras do mundo na sua programação. Alter Oper foi alvo de uma reconstrução de um edifício construído no século XIX e destruído durante a Segunda Grande Guerra (a fachada ficou de pé, ficando conhecida como “a ruína mais bonita da Alemanha”). Este lugar é encantador. Aqui irá encontrar imensas esculturas e colunas magnificamente esculpidas. Abriu em 1981 como casa de espectáculos, essencialmente de óperas e de bailados. Se não estiver a fim de assistir a um espectáculo, saiba que poderá visitar o edifício com um guia, em grupos de 12 pessoas. Como curiosidade, foi aqui que Carl Orff fez a primeira estreia de Carmina Burana.
5. Edifício Barroco Hauptwache
Hauptwache é considerado um dos lugares mais relevantes de Frankfurt, o qual outrora era conhecido como Schillerplatz. O edifício barroco é quem dá o nome à praça localizada em frente ao mesmo, construída no século XVIII. Aqui funcionava a sede da milícia e uma prisão quando Frankfurt ainda era uma cidade livre, perdendo estas funções, quando a mesma foi anexada ao território da Prússia. Continuou como prisão e tornou-se um posto policial. Foi também utilizado, anos mais tarde, como uma hospedaria e uma venda, onde era possível comprar comida. Foi severamente atingido pelos bombardeamentos durante a Segunda Grande Guerra, tendo sido restaurado e mais tarde, transformado numa estação de Metro (sendo hoje uma das mais importantes da cidade).
6. Casa Goethe
A Casa Goethe é a casa onde o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe nasceu e viveu sempre com a sua família. Goethe é considerado o mais importante escritor alemão, aquando a época do Romantismo europeu. Ele relatou sobre ciências naturais, escrevendo também poesia, romances, peças de Teatro, autobiografias, etc. Esta casa, revela bastante interesse, uma vez que ao visitá-la, podemos conhecer e entender a vida do autor, assim como era a vida no século XVIII. Para nos ajudar, temos ao nosso dispor documentos como quadros, papel de parede, móveis originais e reproduções de textos, etc. A casa divide-se em quatro níveis, sendo o primeiro o nível térreo. Aqui, encontramos a recepção aos hóspedes. No primeiro andar, conhecemos o local de lazer e festas da família, onde existe a Sala da Música com um piano piramidal de Christian Ernst Friderici. No segundo andar, encontramos os quartos, salas de estudo e a biblioteca, assim como a Sala dos Quadros. No Terceiro andar, é o andar onde Goethe gostava de escrever. Imperdível, esta visita!
Alojamento em Frankfurt
Frankfurt turística por excelência, Rabat tem todas as infra-estruturas necessárias para receber visitantes.
Hostel Jugendherberge Frankfurt
O hostel fica do outro lado do rio oposto ao centro histórico, 10 minutos a pé com uma vista muito boa sobre o rio, a parte velha e a parte dos arranha céus de Frankfurt.
O Hostel Jugendherberge Frankfurt é muito bom, estilo alemão, prático, limpo, tudo o que é necessário. Há quartos single, quartos duplos, e quartos com várias camas tipo dormitório.
Preços: Os preços de uma cama em dormitório ou um quarto duplo variam entre 17€ e 40€.
Como chegar: Do aeroporto – apanhar o metro “S-Bahnen” direcção Frankfurt que passa de 15 em 15 minutos. Apanhar o S-Bahn 8 em direcção a Hanau, são 3 paragens até à Estação Central de Frankfurt. Da Estação dos Comboios Hauptbahnhof – do lado direito da porta principal há uma estação de autocarros. Apanhar o autocarro nº 46 em direcção Mühlberg. Este autocarro passa em cada 30 minutos. Sair na paragem “Frankensteiner Platz”. 40 metros a pé até à entrada da pousada.
Contactos do Jugendherberge Frankfurt
- Endereço: Deutschherrnufer 12, Sachsenhausen, 60594 Frankfurt am Main, Alemanha
- Telefone: +49 69 6100150
- Reservas: Jugendherberge Frankfurt
Roteiros em Frankfurt
Roteiros para visitar Frankfurt de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Frankfurt na Alemanha.
1 Dia em Frankfurt
- Manhã: Brevemente…
- Tarde: Brevemente…
2 Dias em Frankfurt
- Dia 1 Manhã: Brevemente…
- Dia 1 Tarde: Brevemente…
- Dia 2 Manhã: Brevemente…
- Dia 2 Tarde: Brevemente…