Índice
Guia de Viagem das Honduras
Viajar nas Honduras – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos das Honduras. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias nas Honduras. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo nas Honduras – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo das Honduras
- Resumo de viagem às Honduras
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros nas Honduras – 5, 6, 7, 8 e 10 dias
- Locais UNESCO nas Honduras
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo nas Honduras, Roteiros de Viagem
Honduras é um país fascinante para passar férias.
Entrei nas Honduras vindo da Nicarágua e prossegui viagem atravessando a fronteira sul para El Salvador. Explorei um pouco lugares distintos como o Mar das Caraíbas na Ilha de Útila, ruínas Maias em Copán e ainda montanha em Gracias, uma pequena vila colonial.
Honduras é um local fantástico para fazer snorkeling. Apesar das Honduras terem fama de ser um país perigoso, devo dizer que nunca me senti ameaçado.
As Ruínas de Copán foram uma boa surpresa a nível de visita histórica. Local muito bonito com ruínas e muita natureza.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história das Honduras inicia-se com a intelectual civilização Maia, a qual integrada na cultura meso-americana, foi uma civilização que atingiu o conhecimento máximo durante o Período Clássico, nomeadamente na arquitectura, astronomia, matemáticas e artes. As Honduras foram também ocupadas pelos indígenas Pipil Nahua, Miskito, Matagalpa, Carib e Lenca Jicaque. Aquando da chegada dos espanhóis no século XVI, travaram guerras com os povos nativos e existiu uma grande pilhagem de recursos neste território, seguindo-se também de imensas disputas entre franceses e ingleses por causa do mesmo. As Honduras declarou-se independente no século XIX (anexada ao México), tendo sido instaurada a República poucos anos depois. A partir do século XX as Honduras exportaram quase 80% da produção de bananas para os EUA, o produto mais representativo do país. Apesar de ser o segundo maior país do continente americano, é um dos mais pobres, o qual vive essencialmente da agricultura, embora o Turismo seja uma fonte de receita cada vez maior.
A geografia das Honduras prevê que é o segundo maior país da América Central, com uma área territorial de 112,088 Km2 (total de todas as suas ilhas). É banhado a Norte pelo Oceano Pacífico e a Leste pelo Mar do Caribe; faz fronteira a Noroeste com a Guatemala, a Sul com a Nicarágua e a Sudoeste com El Salvador. As Honduras são divididas por quatro zonas geográficas, a Planície Costeira do Norte, a Planície Costeira do Sul, zona montanhosa no interior (considerado o país mais montanhoso da América Central) e Litoral Norte e serras presentes no litoral. Os rios que desembocam no Mar do Caribe (os mais extensos do país) são os rios Chamelecón, Ulúa, Aguán, Leiam, Negro, entre outros; enquanto que os que desembocam no Oceano Pacífico são os rios Choluteca, Negro, Lempa, Goascorán, e o Nacaome. Tem actividade vulcânica, o que enriquece os solos que caracteristicamente são muito férteis, o que faz da agricultura a actividade principal dos hondurenses.
A cultura das Honduras é bastante diversificada, pois 10% da população é dividida por indígenas, garifunas, negros e brancos, sendo 90% um resultado de uma miscigenação entre as várias raças. A partir daqui podemos perceber que os hondurenses, todos juntos, promovem uma multiculturalidade bastante rica. O lado artístico não está unicamente concentrado nos grandes centros urbanos, é um país bastante ligado às artes, nomeadamente à pintura, tendo como grandes nomes representativos, Garay e Velásquez. As Honduras têm muitos exemplos arquitectónicos para visitar, começando pelas ruínas do povo Maia na cidade de Copán, local onde pode admirar belíssimos monumentos, com esculturas enormemente esculpidas, relembrando a grandiosidade desta civilização. A Catedral de Tegucigalpa é algo que não deve perder de visitar devido à sua decoração bastante curiosa, tal como a Catedral de Comayagua, construída em 1760, a qual ilustra a típica arquitectura do Barroco espanhol aquando da colonização.
Vídeo de papagaios nas Ruínas de Copán, Honduras
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=I1_WiEuSCyo”]
O que visitei / Resumo de viagem às Honduras
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”La Ceiba, Honduras” radius=”0″]La Ceiba: É a cidade mais turística das Honduras por se situar na costa do Mar das Caraíbas, oferecendo bonitas praias, actividades turísticas, vida nocturna e muitos parques na zona envolvente da cidade. Um dos principais parques é o Parque Nacional Pico Bonito onde se pode praticar desportos radicais e desfrutar da natureza.
Top 10 locais a visitar em La Ceiba:
- Parque Nacional de Pico Bonito
- Praia El Porvenir
- Rio Cangrejal
- Refugio de Vida Silvestre de Cuero y Salado
- Balneário Los Chorros
- Praia Perú
- Aldeia tribal de Sambo Creek y Corozal
- Museu de Mariposas
- El Malecón de La Ceiba
- Catedral de San Isidro
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ilha de Útila, Honduras” radius=”0″]Ilha de Útila: Pertence ao arquipélago Ilhas da Baia. É uma ilha pequena e não é a mais procurada pelos turistas pois não tem quase praia de areia. As casas estão construídas dentro de água, sobre estacas. A grande atração da Ilha de Útila é o mergulho, que dizem ser dos locais mais baratos para o praticar.
Top 10 locais a visitar na ilha de Útila:
- Praia Chepes
- Praia Bandu
- Colina Pumpkin
- Praia da Colina Pumpkin
- Refugio de Vida Silvestre Ragged Key
- Porto de Útila
- Cayo de Útila
- Cadeia de recifes
- Estação de investigação e centro de reprodução de iguanas
- Zonas de mergulho (dive)
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Gracias, Honduras” radius=”0″]Gracias: Esta pequena cidade foi capital do Imperio espanhol na América do Sul. É a cidade com maior valor histórico das Honduras com edifícios de arquitectura colonial e um Forte que permite ter uma visão de 360º sobre a cidade e a área circundante. Nos arredores da cidade podemos tomar banho nas águas quentes das piscinas termais no complexo natural Águas Termales Presidente.
Top 10 locais a visitar em Gracias:
- Forte de San Cristobal
- Igreja das Mercedes
- Igreja de São Marcos
- Praça e Igreja de São Sebastião
- Casa Museu de Galeano
- Parque Nacional Celaque
- Edifício da Antiga Real Audiência de los Confines
- Central Park
- Balneário de Águas Termais Presidente
- Igreja de Santa Lucia
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ruínas de Copán, Honduras” radius=”0″]Ruínas de Copán: É um dos mais importantes complexos arqueológicos da civilização Maia, comparável a Chinzen Itza, no México. As ruinas estão muito bem conservadas. O local fica próximo da cidade de Copán e é de fácil acesso.
Top 10 locais a visitar nas Ruínas de Copán:
- Acrópole
- Templo de Rosalila
- Cemitério
- Campo do Jogo da Bola
- Escadaria de Hieróglifos
- Grande Praça das Estelas
- Tuneis
- Pedra Xukpi
- Altar Q
- Marcador Motmot
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Copán, Honduras” radius=”0″]Copán: Santa Rosa de Copán fica perto da fronteira com a Guatemala. Fora do perímetro da cidade há vários complexos arqueológicos e parques onde se pode desfrutar da natureza, como o Macaw Mountain Bird Park & Nature Reserve ou as termas Luna Jaguar Hot Spring.
Top 10 locais a visitar em Copán:
- Ruínas arqueológicas de Copán
- Macaw Mountain Bird Park & Nature Reserve
- Museu de Esculturas
- Museu de Arqueologia
- Termas Luna Jaguar Hot Spring
- Parque Central
- Forte Cabañas e Museu Casa K’nich
- Igreja de San José Obrero
- Museu Digital de Copán
- Excursões de natureza e vida selvagem
[/su_box]
[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=Honduras]
[/su_box]
Roteiros nas Honduras
Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias nas Honduras de maneira independente. Itinerários de turismo nas Honduras seja de 5 dias, 6 dias, 7 dias, 8 dias ou até 10 dias.
[su_box box_color=”#009999″ title=”5 Dias: Honduras fácil” radius=”0″]
Dia 1 Tegucigalpa – La Ceiba – Ilha de Útila
Dia 2 Ilha de Útila
Dia 3 Ilha de Útila – Copán
Dia 4 Copán ruínas – Gracias
Dia 5 Gracias – Tegucigalpa
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”7 Dias: Honduras fácil” radius=”0″]
Dia 1 Tegucigalpa – La Ceiba – Ilha de Útila
Dia 2 Ilha de Útila
Dia 3 Ilha de Útila
Dia 4 Ilha de Útila – Copán
Dia 5 Copán ruínas
Dia 6 Copán – Gracias
Dia 7 Gracias – Tegucigalpa
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”6 Dias” radius=”0″]
Dia 1 Choluteca
Dia 2 San Lorenzo
Dia 3 Copán
Dia 4 Copán
Dia 5 Copán
Dia 6 San Pedro Sula
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”8 Dias: História Pré-hispânica” radius=”0″]
Dia 1 Copán
Dia 2 Copán
Dia 3 Puerto Castilla
Dia 4 La Ceiba
Dia 5 Puerto Castilla
Dia 6 Puerto Lempira
Dia 7 Puerto Lempira
Dia 8 Copán
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”10 Dias: um pouco de tudo” radius=”0″]
Dia 1 Copán
Dia 2 Copán
Dia 3 San Pedro Sula
Dia 4 Lago de Yojoa
Dia 5 Comayagua
Dia 6 Comayagua
Dia 7 Puerto Lempira
Dia 8 Tegucigalpa
Dia 9 Tegucigalpa
Dia 10 Danlí
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO nas Honduras” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar nas Honduras. Os locais UNESCO Património Mundial nas Honduras são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial nas Honduras:
- Sítio Maia de Copán
- Reserva da Biosfera de Río Plátano
[/su_box]