Índice
Ovalau é a sexta maior ilha nas Fiji. A ilha tem cerca de 13 km de comprimento e 10 km de largura. Eu cheguei à ilha vindo de avião desde Suva. Apanhei um táxi no aeródromo que me levou até à cidade colonial, e de lá, apanhei um barco que me levou até à Ilha Leleuvia onde fiquei dois dias antes de regressar à ilha principal de Viti Levu.
A Ilha Ovalau é conhecida por ser onde está situada a vila de Levuka, o único local UNESCO Património Mundial da Humanidade das Ilhas Fiji.
A viagem de cerca de 20 km desde o aeroporto até à cidade é linda, atravessando uma ilha muito exótica, verde, à beira mar com barcos, e pessoas. Adorei esta pequena viagem de cerca de 1 hora por estrada de terra. A maneira mais rápida para se viajar desde Suva até Levuka é através de uma viagem de avião com a empresa Northern Air, num vôo panorâmico que dura 12 minutos.
Visitar a cidade de Levuka
Levuka é a maior cidade da Ilha de Ovalau e foi em tempos a capital do país. Foi a primeira ilha do arquipélago a ser povoada por colonos europeus que aqui se instalaram e construíram a cidade em torno do porto marítimo. Os habitantes locais da cidade mantêm a arquitectura de estilo colonial, que dá um ar pitoresco à cidade. Com menos de 4000 habitantes, em Levuka a vida é vivida a um ritmo tranquilo e descontraído, longe do turismo de massas.
A grande atracção para visitar Levuka é a tradição que conserva, aliada à beleza natural quase intocada de uma floresta tropical.
Levuka foi fundada em 1820 por comerciantes europeus. Na cidade pode-se visitar a zona beira mar, o mercado de rua e a bonita Igreja do Sagrado Coração (Sacred Heart Church). Podemos ainda explorar a rua principal chamada de Beach Street, as fantásticas casas de madeira da época colonial e ainda a floresta circundante. O mercado de rua da cidade é um dos lugares mais movimentados.
A Cidade Histórica Portuária de Levuka pertence à lista Património Mundial da UNESCO desde 2013.
As pessoas são muito curiosas com turistas e dizem sempre “hello”. Para se viajar desde Suva até Levuka e visitar esta cidade colonial UNESCO Património Mundial da Humanidade, a maneira mais rápida é através de uma viagem de avião com a empresa Northern Air. Quando chegamos ao aeroporto de Levuka a única opção de transporte é apanhar um táxi. Assim que saímos da porta do aeroporto há logo um ou dois táxis para nos levar.
Visitar a Ilha de Leleuvia
A Ilha de Leleuvia é uma pequena ilha que fica entre as ilhas de Bau, Moturiki e Ovalau. Esta é uma ilha privada onde existe apenas um resort. Ficar acomodado nesta ilha será quase a experiência de estar numa ilha deserta mas com todas as comodidades que um hotel pode oferecer. Leleuvia é de uma beleza extraordinária: densa vegetação, praia de areia branca e fina, mar azul-turquesa de águas cristalinas e ricas em espécies marinhas exóticas.
Fiquei um par de dias na Ilha Leleuvia no hotel Hotel Leleuvia Island Resort. Foi a melhor decisão que tomei durante a minha visita às Ilhas Fiji, porque foi um dos lugares mais bonitos de toda a minha viagem Volta ao Mundo. Depois de visitar a cidade colonial de Levuka, fui apanhado pelo barco privado do resort que me levou numa viagem pelas águas transparentes do Pacífico até esta fantástica ilha.
O pôr do Sol em Leleuvia como se esperava é inesquecível com um grande contraste de laranjas reflectidos nas águas transparentes.
Como não estava muita gente na ilha, pude aproveitar e explorá-la com imensa privacidade. A combinação de areia branca, água transparente e uma natureza tipo selva é algo fantástico de termos só para nós. A noite é brutalmente estrelada, porque estamos no meio do Oceano Pacífico, sem luzes de civilização perto, pode-se ver as estrelas muito bem. Lindo.
Hotel Leleuvia Island Resort
Fiquei um par de dias na Ilha Leleuvia no hotel Hotel Leleuvia Island Resort. Foi a melhor decisão que tomei durante a minha visita às Ilhas Fiji, porque foi um dos lugares mais bonitos de toda a minha viagem Volta ao Mundo.
Depois de visitar a cidade colonial de Levuka, fui apanhado pelo barco privado do resort que me levou numa viagem pelas águas transparentes do Pacífico até à fantástica Ilha Leleuvia. O resort além de ter bungalows privados, têm ainda a possibilidade de alojamento em dormitório, a um preço muito mais acessível.
Eles têm preços mais em conta se ficarmos em regime de pensão completa, já que não há mais nada na ilha sem ser o hotel – sim, a Ilha Leleuvia é uma ilha privada. Incluído no preço está também o uso de todos os equipamentos recreativos, como pranchas de surf, equipamento de snorkeling, canoas, etc. O pequeno-almoço (café-da-manhã) buffet é muito bom e com imensa variedade. O resto das refeições também são de excelente qualidade. Água é grátis e à descrição. Há ainda WIFI disponível na zona do restaurante.
Todas as instalações estavam limpas e bem cuidadas proporcionando uma boa estadia e uma boa escolha de alojamento na Ilha Leleuvia. Paguei 15 Euros por noite no dormitório + pequeno-almoço, 25 Euros pelo pacote almoço + jantar e ainda 40 Euros pelo transfer de barco ida-e-volta.
Há noite há sempre uma fogueira na praia e uns senhoras a tocarem e cantarem música tradicional das Ilhas Fiji. O céu é brutalmente estrelado, porque estamos no meio do Oceano Pacífico, sem luzes de civilização perto, pode-se ver as estrelas muito bem. Lindo. O pôr do Sol como se esperava é inesquecível com um grande contraste de laranjas reflectidos nas águas transparentes. Sem dúvida que este hotel foi o auge da minha viagem às Fiji.
Contacto
- Hotel Leleuvia Island Resort
- Endereço: Leleuvia Island, Fiji
- Telefone: +679 999 2341
- E-mail: reservations@leleuvia.com
Avião de Suva até à Ilha Ovalau
Para se viajar desde Suva até Levuka e visitar esta cidade colonial UNESCO Património Mundial da Humanidade, a maneira mais rápida é através de uma viagem de avião com a empresa Northern Air. Esta viagem de avião é muito bonita porque podemos apreciar as águas azuis cristalinas das Ilhas Fiji.
Podemos apreciar as vistas da ilha principal Viti Levu e ainda outras pequenas ilhas. O avião é pequeno e só leva seis pessoas. A Northern Air voa para Levuka diariamente, de Segunda-feira a Sábado num vôo panorâmico que dura 12 minutos. O aeroporto Levuka Airfield na ilha de Ovalau é um pequeno aeródromo no meio da selva. O aeroporto de Suva ainda é longe da cidade por isso tive que apanhar um táxi que me custou 14 Euros.
O preço do bilhete de avião foi de 45 Euros por trajecto. Eu comprei o bilhete ida-e-volta, mas acabei por não utilizar a volta, já que fui de barco desde Leleuvia até perto de Suva.
Táxi Aeroporto até Levuka
Desde o aeroporto Levuka Airfield na ilha de Ovalau tive que apanhar um táxi até à cidade colonial de Levuka. Quando chegamos ao aeroporto de Levuka a única opção de transporte é apanhar um táxi. Assim que saímos da porta do aeroporto há logo um ou dois táxis para nos levar. A viagem de cerca de 20 km é linda, atravessando uma ilha muito exótica, verde, à beira mar com barcos, pessoas… só visto. Adorei esta pequena viagem. O taxista deixou-me mesmo no centro da cidade. O preço do táxi foi de 7.5 Euros por pessoa e o táxi é partilhado.