Viagens de Grupo

O que fazer em Istaravshan Tajiquistão

Categorias Tajiquistão Etiquetas
O que fazer em Istaravshan
O que fazer em Istaravshan

Os Partos chamavam-lhe Kir, foi a Cyropol de Alexandre o Grande e Ura-Tyube na época Soviética. Hoje é conhecida como Istaravshan, tendo nascido há 2.500 anos. Encontra-se numa área de fronteira, próxima do Uzbequistão e do Quirguistão, tendo uma população de cerca de 60 mil habitantes, e merecendo uma visita especialmente pelo seu centro histórico.

Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Istaravshan, e explorar o local a fundo. Visitar o Tajiquistão e não passar por Istaravshan, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Istaravshan Tajiquistão

Visitar Istaravshan Tajiquistão

A história de Istaravshan é longa e dura. Existem vestígios de ocupação desde há dois milénios e meio.

Alexandre o Grande ordenou a execução de todos os homens da cidade e Gengis Khan foi mais longe, matando todos os seus habitantes. Já no século XIX foi bombardeada por um exército Russo.

Apesar das provações, a cidade que chegou a ter um perímetro de 6 km protegido por uma longa muralha, sobreviveu e desenvolveu-se com a Rota da Seda. Contudo, iniciou uma fase de declínio no século XVI, com a importância política a comercial a transferir-se gradualmente para Bukhara.

No século XVIII a cidade cresceu de novo, com a construção de novas fortificações para a defenderem das agressões dos ataques de tribos nómadas e em 1886 foi integrada na Rússia. Hoje em dia é considerada uma cidade-museu.

Para saber quando ir a Istaravshan você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Istaravshan é no Verão ou durante os meses de Maio até Setembro.

Melhores atrações de Istaravshan

Melhores atrações de Istaravshan
  1. Complexo Religioso de Sary Mazar
  2. Fortaleza de Mug Teppe
  3. Shahr-e-kuhna
  4. Madraça do Sultão Abdulatif
  5. Bazar de Istaravshan
  6. Mesquita Hazrath-i-Shah
  7. Chor Gumbaz
  8. Mercado dos Ferreiros
  9. Mesquita Hauz-i-Sangin

Turismo em Istaravshan

Lugares para visitar em Istaravshan

1. Complexo Religioso de Sary Mazar

Aqui se encontra uma mesquita e alguns túmulos datados do século XVII, envolvidos por velhos plátanos, alguns com mais de oitocentos anos de idade. No edifício podem-se ver dezoito pequenos compartimentos que teriam sido usados como espaço de reclusão voluntária para fiéis que aqui se refugiavam para estudar o Corão, procurando alcançar uma posição no Clero local. O período normal de estadia no local era de quarenta dias, durante os quais o religioso deixava a cela apenas à noite para responder a necessidades corporais. Infelizmente é um pouco complicado chegar até aqui, sendo preciso apanhar um mini-autocarro (#3A) junto ao bazar e caminhar depois cerca de 1 km. Sary Mazar significa “Túmulo Amarelo”.

2. Fortaleza de Mug Teppe

MUG TEPPE ISTARAVSHAN

A fortaleza ergue-se, altaneira, sobre a cidade, oferecendo uma perspectiva espectacular de Istaravshan e das montanhas que se recortam no horizonte.

Foi este ponto forte que Alexandre o Grande conquistou em 329 a.C. e onde os Árabes tomaram o poder em 772. Mas desses tempos não há vestígios, para além de um par de colinas artificiais e vagos traços de muralhas de barro.

Em 2002 foi ali construído um pórtico monumental, para comemorar os 2.500 anos de Istaravshan.

3. Shahr-e-Kuhna

CIDADE ISTARAVSHAN

Shahr-e-Kuhna é o centro histórico de Istaravshan. Um labirinto de vielas cercadas de parede de tijolos de barro que cercam as casas que mantêm os seus segredos a salvo de quem quer que cruze aquelas ruas.

Com sorte poderá ver-se por uma porta aberta o verdadeiro lar que se revela através de um bem arranjado pátio interior. É um local ideal para fotografar, cheio de pessoas e especialmente miudagem sempre pronta a posar para mais um retrato. Chega-se até aqui através das ruas Krupskoe ou Tursunzoda, partindo-se da mesquita Hazrat-i-Shah.

4. Madraça do Sultão Abdulatiff

KOK GUMBAZ ISTARAVSHAN

Este edifício religioso foi construído no século XV. Durante o período soviético esteve encerrada mas depois da independência do Tajiquistão voltou a operar como estabelecimento de ensino. Hoje em dia tem cerca de cem alunos, ensinando matérias diversas, como a língua inglesa.

Os meninos que ali estudam gostam sempre de receber a visita de viajantes e certamente contribuirão para um momento inesquecível. A madraça é também conhecida como Kök Gumbaz, o que significa “Cúpula Azul”, devido à bonita cúpula azul-turquesa em estilo Timurida que encima o edifício.

5. Bazar de Istaravshan

Como em quase todas as cidades do Tajiquistão o mercado, ou bazar, é um local a visitar. No caso de Istaravshan o edifício do mercado é amplo, enorme mesmo, construído em três pisos. É diário, mas aos Domingos ganha animação redobrada. Atenção que os vendedores não estão habituados a ver estrangeiros por ali e a sua hospitalidade é extrema: é provável que saia do mercado de barriga cheia mesmo que não compre nada. As ofertas e provas tratarão disso. E certamente recolherá grandes imagens, já que as pessoas geralmente gostam de ser fotografadas.

6. Mesquita Hazrath-i-Shah

HAZRAT-I-SHAH ISTARAVSHAN

Apesar da aparência clássica, esta mesquita é bem recente, e o seu minarete, construído em cinco níveis, foi erigido em 2002.

É a principal mesquita de Istaravshan, localizando-se junto à Avenida Lenine, um pouco escondida por uma série de blocos de apartamentos de estilo tipicamente soviético.

Pode-se aproveitar a visita para passar pelo bonito jardim de roseirais que se encontra nas suas imediações.

7. Chor Gumbaz

Esta modesta mesquita, localizada perto da extremidade noroeste da cidade, tem apenas uma sala de oração, que estão cobertas por quatro pequenas cúpulas feitas de chapa metálica. Apesar das dimensões reduzidas a Mazar-i-Chor Gumbaz é um caso raro, devido às suas quatro cúpulas (o seu nome significa precisamente “quatro cúpulas)”. O interior destas cúpulas e os tectos do edifício estão ricamente ornamentados com pinturas que tornam a mesquita ainda mais especial. Podem-se ali distinguir símbolos referentes ao sultão Otomano e estrelas de seis pontas, geralmente associadas ao Judaísmo.

Roteiros em Istaravshan

Roteiros para visitar Istaravshan de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Istaravshan no Tajiquistão.

1 Dia em Istaravshan

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Istaravshan

  • Dia 1 Manhã: Brevemente…
  • Dia 1 Tarde: Brevemente…
  • Dia 2 Manhã: Brevemente…
  • Dia 2 Tarde: Brevemente…
Grave no Pinterest

Faça um pin desta página e siga o blog no Pinterest.

VISITAR ISTARAVSHAN
Instagram JoaoLeitaoViagens