Viagens de Grupo

O que fazer em Mashhad Irão

Categorias Irão Etiquetas

Mashhad é a capital da província de Korashan e a segunda maior cidade do Irão, sendo considerada o centro da vida espiritual do país. Pode-se dizer que a cidade nasceu em 818, quando na aldeia de Sanabad foi enterrado o Imam Reza. Aos poucos, em redor do seu túmulo, foi crescendo uma nova localidade, que evoluiu até se tornar na Mashhad que hoje conhecemos.

Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Mashhad, e explorar o local a fundo. Visitar o Irão e não passar por Mashhad, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Mashhad Irão

Visitar Mashhad Irão

Melhores atrações de Mashhad

Melhores atrações de Mashhad
  1. Mausoléu Imam Reza
  2. Mesquita Goharshad
  3. Parque Mellat
  4. Museu Central Astan Quds Razavi
  5. Estação de Ski Shirbad
  6. Jardim Botânico
  7. Castelo Hussain Abad
  8. Mosalla de Mashhad
  9. Casa Museu Malek
  10. Praça Imam Reza
  11. Museu do Pão

Dicas de Viagem

  1. Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Mashhad, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
  2. Pode visitar o mausoléu mas seja discreto e respeite quem lá está a rezar
  3. Se tiver interesse em visitar Herat no Afeganistão, pode fazer visto e arranjar transporte em Mashhad
  4. A melhor altura para visitar Mashhad é durante a Primavera e o Outono, pois durante estas estações, a humidade é quase nula e a temperatura é amena. Durante o Verão o país é um pouco quente, mas se o calor não for um problema para si, então também é boa altura para visitar.

Turismo em Mashhad

Lugares para visitar em Mashhad

1. Mausoléu Imam Reza

GUIA DE VIAGEM MASHHAD

Para além de um mausoléu este local é também uma mesquita, a maior do mundo em área e a segunda maior em capacidade, podendo receber meio milhão de crentes. O mausoléu foi construído na aldeia de Sanabad, local do falecimento do Imam Reza, cujo nome real era Ali Ibn Musa al-Ridha, em 818. Foi aliás em seu redor que a cidade se desenvolveu, podendo dizer-se que o mausoléu é o núcleo histórico de Mashhad. Desde então o mausoléu e o complexo que o envolve foi construído e reconstruído inúmeras vezes, ao sabor do desejo de governantes que procuraram legitimar-se deixando a sua marca neste lugar sagrado. A última grande alteração deu-se com o Xá Rehaz Pahlevi, que nos anos 60 ordenou a demolição do tecido urbano que envolvia o complexo, criando uma barreira funcional entre a cidade e o Mausoléu.

2. Mesquita Goharshad

A mesquita Goharshad está incluída no vasto complexo do Mausoléu de Imam Reza tendo sido construída entre 1405 e 1418. Foi a imperatriz Gohar Shad que ordenou a sua construção, tendo ficado o nome. O projecto foi preparado pelo arquitecto real Ghavameddin Shirazi, que tanto trabalho desenvolveu para o monarca, Shah Rukh, e para a construção foram trazidos trabalhadores de Shiraz e Esfahan. Foi renovada duas vezes, nos períodos Safávida e Qajar. Sofreu danos quando o Exército Russo bombardeou a cidade em 1911 e em 1935 foi alvo de confrontos entre forças do Governo – reinava então o Shah Reza Khan – e conservadores que se opunha aos decretos que limitavam o uso de vestes tradicionais.

3. Parque Mellat

O Parque Mellat é de construção recente. Os trabalhos iniciaram-se em 2001 e concluíram-se em Março de 2004. O projecto foi levado a cabo em cooperação entre o município de Mashhad e empresas privadas, resultando no maior parque público da cidade. Nos seus terrenos podem ser encontrados diversos elementos de suporte, nomeadamente uma mesquita, campos desportivos, biblioteca, piscinas públicas e balneários. Mas o grande destaque vai para o parque de diversões, que inclui até uma montanha russa e uma roda panorâmica que tem capacidade para 450 pessoas, diz-se, é a terceira maior do mundo.

4. Museu Central Astan Quds Razavi

Este museu localiza-se próximo da praça Haram. Tem uma interessante colecção, com muitos artefactos relacionados com o Mausoléu de Imam Reza mas não só. Expõe tapetes, coberturas que foram outrora usadas no túmulo, algumas dos séculos XI, XII e XIII. As inscrições escritas por Ali Ridha Abbasi são talvez os elementos mais valiosos do espólio do museu. Destaque também para a primeira pedra tumular do Imam, com inscrições talhadas em Kufic, o mais antigo dos estilos caligráficos árabe, para os encantadores mosaicos esmaltados, conhecidos como Sanjari e para uma bacia em pedra escura adornada com inscrições.

5. Estação de Ski Shirbad

Para quem pensa que o Irão é só cidades históricas e deserto, Shirbad poderá ser uma surpresa. Localizada na região de Mashhad, a 70 km km da cidade, esta estação de ski oferece uma alternativa a outras estâncias de Inverno nas zonas Norte e Oeste do país. Foi criada em 2009 e encontra-se a 2800 m de altitude, com as pistas um pouco mais acima, entre os 3200 e os 3000 metros. Existe 1,1 km de pistas, para esqui e snowboarding e, claro, um ascensor para os practicantes.

6. Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Mashhad foi implantado numa área de 25 hectares, com uma missão essencialmente científica, replicando localmente as condições de diversos habitats botânicos em redor do mundo. Abriu em 2003, localizando-se nos arredores da cidade, próximo do aeroporto. Entre as suas colecções encontram-se exemplares de plantas medicinais e aromáticas, jardins de rosas e um rock garden. Está equipado com uma série de estufas e oferece também aos seus visitantes um arboreto.

7. Casa Museu Malek

O edifício que foi transformado em casa-museu foi construído entre 1975 e 1976, nos jardins de Malek Abad, destinando-se a ser usada como residência pelo Shah Rehza Pahlevi nas suas deslocaçãoes a Mashhad. Actualmente, para além de admirar a opulência da casa e a sua elaborada arquitectura, o visitante pode ver a exposição disposta para o efeito, composta por tapetes e porcelanas.

Alojamento em Mashhad

Vali’s Homestay em Mashhad

Quarto no hotel em Mashhad
Fotografia do quarto no Vali’s Homestay em Mashhad
O Sr. Vali, o anfitrião do Vali's non-Smoking Homestay
O Sr. Vali, o anfitrião do Vali’s non-Smoking Homestay

Sem dúvida a melhor experiência de alojamento que tive no Irão.

Veja só, é barato, as condições são mínimas, MAS, é a oportunidade de ficar alojado em cada de alguém.

Eu eu 2004 já tinha ficado em cada de uma família (sem pagar), mas desta vez fiquei num estilo alternativo de alojamento turístico. O Sr. Vali e a sua mulher fazem da sua casa um local para alojar turistas.

Aqui você pode ficar ou num quarto com várias camas, ou, simplesmente dormir no terraço, em cima de um tapete iraniano e um colchão. Como as camas estavam cheias, dormi no terraço.

O Sr. Vali, o anfitrião do Vali's non-Smoking Homestay
O Sr. Vali, o anfitrião do Vali’s non-Smoking Homestay

A comida preparada pela mulher do Sr. Vali é muito saborosa, e pelo que o Sr. Vale me disse, é quase sempre comida vegetariana.

O Sr. Vali é muito simpático. O seu negócio principal é ser comerciante de tapetes, por isso espere estar rodeado de tapetes tradicionais do Irão.

A mulher do Sr. Vali foi muito simpática e levo-nos ao Mausoléu do Emam Reza. Eu entrei sozinho na parte dos homens, e ela entrou na zona das mulheres com a Ania.

Preços do Vali’s Homestay

Preços 2012
Paguei 100.000 Rials / +-5 Euros por noite por uma “cama” improvisada no terraço.

Cartão de visita do Vali’s Homestay

Cartão de visita do Vali's Homestay em Mashhad
Cartão de visita do Vali’s Homestay em Mashhad

Contactos Vali’s Homestay

  • Endereço: Chaharrahe Lashkar & Ostandari Malakoshoaraye Bahar 38 – porta nº277, Mashaad Irão
  • Telefone: 0511-8516980
  • Email: vali1332@yahoo.com

Hotel Noor em Mashhad

Fachada do Hotel Noor em Mashhad
Fotografia da fachada do Hotel Noor em Mashhad
Quarto no Hotel Noor
Quarto no Hotel Noor

Na manhã depois de visitar o Mausoléu do Emam Reza, fui tomar o pequeno-almoço ao Hotel Noor, que fica muito perto do mausoléu.

Fizeram-nos um preço muito bom para comer um pequeno-almoço / café da manhã buffet, e comemos à grande. Os senhores do hotel foram altamente simpáticos e atenciosos.

Este hotel é uma alternativa para aqueles que procuram um estilo de alojamento de mais qualidade daquele onde fiquei, no Vali’s Homestay em Mashhad. Eu gostei imenso da casa do Vali, mas há pessoas que preferem um pouco mais de qualidade.

O Hotel Noor fica na rua do mausoléu, e todas as instalações do hotel estão novas e em boas condições. Há quartos twin e duplos com casa-de-banho privativa.

Preços do Hotel Noor

Preço 2012
Um quarto duplo custa 400.000 até 500.000 Rials dependendo da época.

Cartão de visita do Hotel Noor

Cartão de visita do Hotel Noor em Mashhad
Cartão de visita do Hotel Noor em Mashhad

Contactos do Hotel Noor

  • Endereço: Andarzgu Street, Mashaad Irão
  • Telefone: 223.2970
  • Email: pro.hotel.consult@gmail.com

Roteiros em Mashhad

Roteiros para visitar Mashhad de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Mashhad no Irão.

1 Dia em Mashhad

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Mashhad

  • Dia 1 Manhã: Brevemente…
  • Dia 1 Tarde: Brevemente…
  • Dia 2 Manhã: Brevemente…
  • Dia 2 Tarde: Brevemente…
Grave no Pinterest

Faça um pin desta página e siga o blog no Pinterest.

VISITAR MASHHAD
Instagram JoaoLeitaoViagens