Índice
Montreal é a maior cidade da Província do Quebec e a 2ª maior cidade do Canadá. Montreal é uma cidade fascinante que mistura um pouco ambiente europeu mas na América do Norte. Passei uns dias em Montreal e foi muito interessante poder ter uma visão diferente deste país na sua região que fala francês.
Montreal é uma cidade linda muito bem organizada e limpa, faz o destino de férias ideal para 3 ou 4 dias.
Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Montreal, e explorar o local a fundo. Visitar o Canadá e não passar por Montreal, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.
Visitar Montreal Canadá
Montreal é uma cidade muito bonita na região do Quebec no Canadá. É uma cidade norte americana mas com ambiente europeu.
A cidade está situada na Ilha de Montreal, daí o nome. Montreal é uma cidade linda muito bem organizada e limpa, faz o destino de férias ideal para 3 ou 4 dias.
Locais e monumentos para visitar Montreal são: a Basílica de Notre Dame, La Citadelle, Parc du Mont Royal, Museu da Civilisation de Quebec, o Parc Olympique, a Basílica de Sainte-Anne-de-Beaupre, a Ilha d’Orleans, o Museu Ponte-a-Calliere e o Museu de Belas Artes de Montreal.
Melhores atrações de Montréal
- Vieux-Montréal
- Basílica de Notre-Dame
- Vieux-Port
- Parque Monte Royal
- Museu de Belas Artes
- Jardim Botânico
- Oratório de São José
- Museu Pointe-à-Callière
- Parc Jean-Drapeau
- Insectarium de Montreal
- Basílica-catedral de Marie-Reine-du-Monde
- Capela de Notre-Dame-de-Bon-Secours
- Montreal Science Centre
- Museu Château Ramezay
- Notre Dame Island
- Canal de Lachine
- Canadian Centre for Architecture
- Prefeitura de Montreal
- Jardim La Fontaine Park
- Musée Grévin Montreal
- Planetário de Montreal
- Cemitério Mount Royal
- Château Dufresne
- Monumento Mount Royal Cross
- Seminário de Saint-Sulpice
- Museu LeBer-LeMoyne House
Turismo em Montréal
Lugares para visitar em Montreal
1. Basílica de Notre-Dame
A Catedral de Notre Dame no centro de Montreal é uma das igrejas mais bonitas que já vi nas minhas viagens. Sem dúvida que vale a pena uma breve visita neste lugar e apreciar como arquitectura imponente, decoração colorida e um profundo ambiente religioso fazem um conjunto impressionante.
2. Bairro Vieux-Montréal
O Bairro Vieux-Montréal ou a Velha Montreal, é um bairro localizado na Província de Quebec. É um bairro bastante histórico, onde podemos conhecer uma arquitectura muito própria que remonta dos séculos XVII, XVIII e XIX. Localizado no Distrito Ville-Marie, o qual é declarada como um local histórico, é sem dúvida, um sítio com bastante interesse de se visitar. É uma cidade fortificada, onde parece que parámos no tempo. As ruas são todas empedradas, com imensos e magníficos jardins e construções do século XVII, nomeadamente a Capela de Notre Dame, o Banco Old Royal e o Mercado de Bonsecours. Ao longo da margem do Rio Lourenço, existem cafés e restaurantes, assim como museus que poderá visitar. É um dos locais mais conhecidos da cidade, o qual recebe cerca de 10 milhões de turistas anualmente.
3. Vieux-Port
O Vieux-Port de Montréal situa-se às margens do Rio São Lourenço, com uma extensão de dois quilómetros, desde a Rua McGill até à Rua Amherst (onde podemos contemplar a Torre do Relógio). Basicamente, encontramos no Vieux-Port vários cais ligados por um imenso calçadão, onde atracam barcos grandes, sendo que ao lado, encontramos um cais mais pequeno com barcos de maner porte (entre o cais King-Edward e o cais Jacques-Cartier). Este local atrai imensos turistas, fazendo que faz deste local um ponto de encontro bastante turístico. Durante o Inverno, localiza-se a Bassin Bonsecours, onde se pode praticar patinagem no gelo.
4. Parque Monte Royal
O Parque Monte Real encontra-se localizado bastante perto do centro da cidade (a Norte). Fica no alto de uma montanha, sensivelmente acima dos duzentos metros de altura, local que nos oferece uma vista panorâmica incrível da cidade (não se esqueça da máquina fotográfica). É um parque que conta com cerca de duzentos hectares de área, e é sem dúvida, um dos locais que mais atrai visitantes. Este monte foi formado através de magma há mais de 125 milhões anos atrás, o qual nunca saiu da superfície terrestre. No meio do Parque Monte Real, encontrará o Lago Beaver, o qual durante o Inverno fica completamente congelado. Durante esta estação, existe o hábito de fazer patinagem no gelo neste local. Poderá ainda fazer uma refeição com uma vista lindíssima, ou simplesmente beber um café ou um refresco. Não deixe de visitar este parque magnífico.
5. Museu de Belas Artes
O Museu de Belas Artes é uma das principais atracções turísticas de Montreal. É o complexo de artes que atrai cerca de um milhão de visitantes anualmente, onde os mesmos ficam encantados pelos seus quarenta mil objectos e peças de arte, expostas em três pavilhões interligados entre si, por uma passagem subterrânea e outros dois pavilhões separados. É o local mais rico a nível da herança cultural do Canadá. Este museu foi fundado no ano de 1860, formado por um grupo de amantes de arte. Aqui, encontrará obras de Bruegel, Rembrandt e Matisse. Este museu foi alvo de roubo, o maior conhecido até aos dias de hoje, o qual contou com 18 pinturas e 37 jóias, perfazendo no seu conjunto, cerca de dois milhões de dólares. Não se sabe dos seus paradeiros até à actualidade.
6. Oratório de São José
O Oratório de São José, ou em Francês “Oratoire Saint-Joseph du Mont-Royal”, é uma basílica católica romana. Foi o Irmão André que começou com a construção de uma pequena capela, perto do Colégio Notre Dame, em 1904. Com o tempo, esta capela tornou-se pequena para tanta gente, tendo sido ampliada em 1917, onde já sentavam cerca de mil pessoas. A construção da basílica começou em 1924, finalizada 43 anos mais tarde. Hoje em dia, só a Basílica de São Pedro no Vaticano fica à sua frente, no que toca ao tamanho, fazendo do Oratório de São José, a maior igreja de todo o Canadá. Dedicada pelo Irmão André a José da Nazaré, diz-se que muitas pessoas já curaram muitos males neste lugar, conhecido como a igreja dos milagres. Visitada por milhões de pessoas e peregrinos por ano, é conhecida por tocar o seu sino cinco minutos mais tarde após a hora certa, ou seja, enquanto todas as igrejas tocam por exemplo às 9:00 da manhã, o Oratório de São José toca às 9:05, para se distinguir das outras.
7. Basílica-catedral de Marie-Reine-du-Monde
A Basílica-Catedral de Marie Reine du Monde, ou em Português “Maria Rainha do Mundo”, é a terceira maior igreja do Quebec, as quais o Oratório de São José e a Basílica de Santa Ana de Beaupré, são as maiores. Este monumento é bastante imponente, construído no século XIX, em estilo barroco. Os arquitectos responsáveis por esta construção são Victor Bourgeau e Joseph Michaud. Conta com cerca de cinco mil metros quadrados e setenta e sete metros de altura. O principal material de construção é a pedra calcária, cuja planta tem as características de uma cruz latina. Aqui podemos contemplar cerca de treze estátuas e uma cúpula gigantesca, de tirar o fôlego. Fica localizada no bairro Golden Square Mile, onde existem também dois imensos espaços verdes magníficos – Canada Place e Dorchester Square. Foi considerado um local histórico nacional em 1999, uma vez que encontramos nesta construção muitas semelhanças à Basílica de São Pedro, em Roma (o maior símbolo da Igreja Católica) e por todo o interesse histórico adjacente ao edifício. Os trabalhos em bronze são impressionantes, assim como a rica decoração da basílica, nomeadamente as colunas e capitéis coríntios, esculturas, pinturas, vitrais. Uma obra que nos leva a conhecer da melhor maneira o estilo barroco.
8. Prefeitura de Montreal
A Prefeitura de Montreal ou o Hotel de Ville de Montreal localiza-se no centro da Vieux-Montreal, mesmo em frente à Praça Jaccques-Cartier. Este edifício foi projectado pelos arquitectos Henri-Maurice Perrault e Alexander Cowper Hutchison, construído depois entre 1872-78. O seu estilo arquitectónico é o estilo Segundo Império ou, também conhecido, como estilo Napoleão II. Cerca de quarenta anos mais tarde, esta obra sofreu um incêndio severo, levando a uma estratégia de restauração do edifício, seguindo o modelo da prefeitura de Tours – França. Considerado como um dos edifícios mais importantes da cidade, este é acompanhado de um jardim bastante agradável e bem cuidado. Saiba que é possível visitar o edifício no seu interior, de Segunda a Sexta-Feira.
9. Cemitério Mount Royal
O Cemitério Mount Royal, é considerado um dos primeiros cemitérios rurais da América do Norte. Foi construído no ano de 1847, o qual seguiu a tendência da construção deste género de cemitérios, que remontam à década de 1800. São, por norma, localizados fora das cidades, onde são feitas no mesmo local, práticas como a horticultura e criação de animais. Uma vez localizado numa colina, daqui é possível ter uma vista panorâmica da “cidade dos mortos” para a “cidade dos vivos” impressionante. Conhecido como o jardim da montanha, este cemitério foi inaugurado em 1852 por uma associação sem fins lucrativos, a qual é aberta a todas as raças e religiões. Passear neste cemitério é uma viagem no tempo, aqui podemos conhecer imensas histórias de vida, contemplar monumentos, obeliscos ou estátuas lindíssimas e bastante antigas. Se preferir, poderá conhecer este local com um guia especializado.
Fotos de Montreal
Alojamento em Montreal
Cidade turística por excelência, Montreal tem todas as infra-estruturas necessárias para receber visitantes.
Le Saint Sulpice Hotel
Este hotel em Montreal chamado de Le Saint Sulpice Hotel Montreal está localizado no coração da parte antiga da cidade de Montreal. É adjacente à Basílica de Notre-Dame um dos lugares mais bonitos que vi na cidade e sem dúvida uma das catedrais mais impressionantes que alguma vez vi nas minhas viagens. O Hotel Le Saint Sulpice está também muito perto do Porto Velho e a cinco minutos a pé do Palais des Congres. O hotel tem 108 espaçosas suites muitas delas com uma lareira e varanda. Este é o local ideal para os que gostam de ficar mesmo no centro histórico das cidades, e, mesmo no terraço deste hotel vê-se muito bem a catedral quase pegada ao hotel – uma vista espantosa.
Preços: Um quarto duplo começa a partir de 94€.
Contactos do Le Saint Sulpice Hotel
- Endereço: 414 Rue St-Sulpice, H2Y 2V5 Montreal, Canada
- Telefone: +1 514-288-1000
- Página de Internet: Le Saint Sulpice Hotel Montreal
Quality Hotel Montreal East
Este hotel em Montreal fica no centro da cidade perto do Molson Centre, do museu Montreal’s Museum of Fine Arts, e muito perto também do Parc du Mont Royal. O Quality Hotel na downtown de Montreal fica também na proximidade do local onde se realiza o festival International de Jazz de Montreal. Os preços do Quality Hotel em Montreal começam a partir de 57 Euros por pessoa.
Preços: Um quarto duplo começa a partir de 57€.
Contactos do Quality Hotel Montreal East
- Endereço: 3440 Avenue Du Parc, Montreal, Canada
- Telefone: +1 514 493-6363
- Página de Internet: Quality Hotel Montreal East
Hotel Le Roberval
Este hotel em Montreal também fica no centro da cidade perto da estação do metro Metro Station Berri-UQAM. Fica muito perto da Chinatown e do Porto Velho – Old Port. O Hotel le Roberval tem 76 quartos e suites. Os quartos do Hotel Le Roberval em Montreal estão equipados com kitchenette, ar condicionado, acesso à Internet, TV cabo e máquinas de café. Um pequeno-almoço continental está incluído no preço do alojamento. Os preços do Hotel Le Roberval em Montreal começam a partir de 54 Euros por pessoa.
Preços: Um quarto duplo varia entre 69€ e 75€.
Contactos do Hotel Le Roberval
- Endereço: 505 Boulevard Rene-Levesque East, Montreal, Canada
- Telefone: +1 514-286-5215
- Página de Internet: Hotel le Roberval Montreal
Celebrities Hotel
Este hotel em Montreal foi renovado em 2007 e combina o charme do passado com o estilo urbano de hoje. Localizado na rua St Denis, na esquina da rua Rene Levesque, no bairro Latino, um dos bairros mais interessantes de Montreal, perto do famoso Bairro do Velho Porto, na cidade antiga de Montreal com a sua fabulosa arquitectura histórica.
Preços: Um quarto duplo varia entre 69€ e 75€.
Contactos do Celebrities Hotel
- Endereço: 1095 Rue Saint Denis South, Montreal, Canada
- Telefone: +1 514-849-9688
- Página de Internet: Celebrities Hotel
Alugar carro em Montreal
É muito fácil alugar um carro em Montreal. Como é uma cidade turística, todo o processo de aluguer passa-se tranquilamente e sem grande stress. Eu uso sempre o site Rentalcars.com, e depois vou levantar no balcão da empresa que escolhi.
Se decidir visitar outras cidades perto de Montreal, seja Québec, Ottawa, Toronto, Hamilton, as Cataratas do Niágara, ou mesmo Rochester, Albany, New York nos Estads Unidos, você pode conduzir (dirigir) sempre por auto-estrada e em poucas horas pode estar a visitar outro destino do país.
- Alugar carro 1 dia: os preços variam de 25 Euros a 40 Euros pela diária de um carro económico.
- Alugar carro 7 dias / 1 semana: os preços variam de 18 Euros a 20 Euros pela diária de um carro económico.
Pesquisar aluguer de carro no Rentalcars.com
Mapa do Metro de Montreal
Roteiros em Montreal
Roteiros para visitar Montreal de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Montreal no Canadá.
1 Dia em Montreal
- Manhã: Brevemente…
- Tarde: Brevemente…
2 Dias em Montreal
- Dia 1 Manhã: Brevemente…
- Dia 1 Tarde: Brevemente…
- Dia 2 Manhã: Brevemente…
- Dia 2 Tarde: Brevemente…