Índice
Guia de Viagem da Namíbia
Viajar na Namíbia – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Namíbia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias na Namíbia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo na Namíbia – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo da Namíbia
- Resumo de viagem à Namíbia
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros na Namíbia – 6, 7 e 10 dias
- Locais UNESCO na Namíbia
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo na Namíbia, Roteiros de Viagem
A Namíbia é um país fascinante para passar férias.
Como me encontrava na Zâmbia, e tinha que ir visitar o incrível Sítio arqueológico de Tsodilo no Botswana, a maneira mais fácil e mais rápida era atravessando a Faixa de Caprivi na Namíbia.
Aproveitei então para conhecer e explorar um pouco desta região menos visitada deste lindo país da África Austral.
A beleza natural da zona do Okavango e do Parque Nacional Bwabwata são únicos. Fica então muito mais para visitar numa próxima visita a este país com tanto para oferecer.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história da Namíbia documenta que os primeiros humanos a habitar este território, foi o povo caçador e recolector, Khoisan, embora tenham sido conquistados e, mais tarde, miscegenizados pelo povo Bantu. Bartolomeu Dias, no ano 1487 chegou a este território, mas foi uma terra sem interesse e posta de parte pelos portugueses, pois estava isolada no Deserto de Namibe. Cerca de três séculos mais tarde os holandeses reclamaram este território, integrando-se no entanto, nas colónias do domínio inglês, passando a Alemanha a administrar o território do Sudoeste Africano. No início do século XX, os povos Hereró e Namaquas, revoltaram-se contra os alemães, domínio que durou até à Primeira Grande Guerra. Como a Alemanha perdeu a guerra, a Namíbia integra-se na União Sul-Africana, como se fosse uma ilegítima nova província desta organização. Foi no dia 21 de Março de 1990, que se tornou uma ex-colónia, conquistando a sua independência face à Alemanha.
A geografia da Namíbia conta com a área territorial de 825 418 Km2, situada na África Austral, mais precisamente na costa Sudoeste de África. Faz fronteira a Norte com Angola, a Nordeste com a Zâmbia, a Leste com o Botwana e a Sudeste a Sul, com a África do Sul, sendo banhado a Oeste pelo Oceano Atlântico. O Deserto da Namíbia e o Deserto Kalahari encontram-se no território nacional, tal como tem imensos parques e reservas naturais e de animais, nomeadamente de leões, leopardos, rinocerontes, elefantes, zebras, entre outros. Muitos dos rios que passam por este país servem de fronteira com os seus países vizinhos, como é o caso do Rio Cunene e do Rio Orange. A agricultura é a actividade principal, sendo o alimento com maior destaque, o milho. Como tem uma costa muito grande, a pesca é outra actividade que permite aumentar a economia do país através da exportação de peixe. Aqui também há muita exploração de recursos minerais, como o ouro, diamante, urânio e o cobre.
A cultura da Namíbia é bastante diversificada, pois conta com quase 2 milhões de habitantes. Os namibianos dividem-se pelos povos Banto, Ovambo, Hereró, Khoisan, assim como de influências europeias, principalmente de alemães. A cultura e tradições do povo namibiano está fortemente ligado às suas raízes, continuando a viver os seus rituais, tal como comunicar nas línguas-mãe de cada povo. Naturalmente, os alemães trouxeram as suas influências para este território, visível na arquitectura, na gastronomia e claro, na cerveja. Cerca de 50% da população vive nas zonas rurais, sendo a agricultura e a pesca as actividades mais importantes para esta população. O Turismo está em grande expansão e cada vez mais é um investimento que representa muito retorno, sendo que os locais de visita obrigatória são o Parque Nacional Etosha, Parque Waterberg, Fish River Canyon, Porto de Walvis Bay e Koolmanskop.
Namibia
Vídeo promocional do turismo da Namíbia.
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=9nt3mQkZ38c”]
O que visitei / Resumo de viagem à Namíbia
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Faixa de Caprivi, Namíbia” radius=”0″]Faixa de Caprivi: é um estreito corredor terrestre com 450 km de comprimento e apenas 30 km de largura, situado na parte Nordeste da Namíbia. É como que uma pequena extensão do país que faz assim fronteira com Angola a Norte, Botswana a Sul, a Zâmbia a Nordeste e o Zimbabué através do rio Zambeze. Na verdade esta faixa foi criada por questões estratégicas entre a Alemanha e o Reino Unido, países que dominavam a região. O Tratado de Helgoland-Zanzibar assinado a 1 de Julho de 1890 permitia à colonia Alemã (hoje a Namíbia) ter acesso ao importante Rio Zambeze. O nome Faixa de Caprivi é uma homenagem ao Chaceler Alemão Leo Von Caprivi, mas recentemente o governo da Namíbia alterou oficialmente os nomes de locais com associação á época colonial e assim a faixa de Caprivi chama-se agora oficialmente Região de Zambezi. A zona é cercada por 4 rios o que faz com que seja o habitat de inúmeras espécies vegetais e animais: grande variedade de aves e também os Grandes de Africa, à excepção do Rinoceronte. A vida selvagem é protegida em várias reservas nacionais: Parque Nacional Bwabwata, Parque Nacional Mamili e Parque Nacional de Mudumu. A maior cidade na Região é Katima Mulilo mas existem muitas outras povoações para dar apoio ao turismo nesta região.
Top 10 locais a visitar em Faixa de Caprivi:
- Parque Nacional de Mudumu
- Parque Nacional Mamili
- Parque Nacional Bwabwata
- Cidade de Katima Mulilo
- Rio Zambeze
- Kwandu Conservancy
- Mayuni Conservancy
- Mashi Conservancy
- Parque Wuparo Conservancy
- Parque Nacional Nkasa Rupara
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Namushasha Lodge and Campground, Namíbia” radius=”0″]Namushasha Lodge: este hotel fica nas margens do Rio Okavango a cerca de 40km do Parque Nacional Mudumu. Fiquei aqui alojado um par de dias e gostei muito do serviço e das actividades oferecidas. Aproveitei para fazer um Game Drive (safari) com eles, e ainda uma excursão de barco pelos pântanos do Okavango onde pude também avistar hipopótamos. O pequeno-almoço (café da manhã) é buffet e abundante. Este local mistura aventura com requinte de alojamento.
Top 10 locais a visitar em Namushasha Lodge:
- Namushasha Heritage Centre
- Parque Nacional Mudumu l
- Rio Okavango
- Delta do Okavango
- Mayuni Conservancy
- Diversos Safaris
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Parque Nacional Mudumu, Namíbia” radius=”0″]Parque Nacional Mudumu: fica na margem do Rio Okavango e faz fronteira a Oeste com o Botswana. O parque foi criado em 1990 e tem uma área de 737 km2. Não há fronteiras físicas no parque, que fica numa região transfronteiriça (área de conservação transfronteiriça de Okavango-Zambeze) de vida selvagem e rota de migração de animais, como elefantes, entre a Namíbia, o Botswana e Angola. Por isso aqui será fácil observar os animais mais procurados pelos turistas (hipopótamos, elefantes, búfalos, zebras, entre outros) a passear livremente no seu habitat natural.
Top 10 locais a visitar no Parque Nacional Mudumu:
- Parque Nacional Mudumu
- Floresta Mudumu
- Santika Park Management Station
- Nakatwa Park Management Station
- Ngenda Park Management Station
- Ilha Nakatwa
- Sakampuka
- Rio Kwando
- Locais de observação de aves
- Trilhos pedestres
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Parque Nacional Bwabwata, Namíbia” radius=”0″]Parque Nacional Bwabwata: este parque ocupa uma extensa área de 6100 km2, vai das margens do Rio Okavango (Cubango) a Oeste até ao Rio Kwando (Cuando) a Este, percorrendo 180 km. Há uma estrada principal que atravessa o parque e de onde se poderá avistar alguns animais selvagens, sobretudo elefantes, cudos, zebras, antílopes e búfalos. A reserva é rica em muitas outras espécies mas só com alguma sorte poderão ser avistadas da estrada principal. Para uma experiência mais completa de contacto mais próximo com a vida animal recomenda-se um safari. Neste parque natural vivem cerca de 5000 habitantes nativos.
Top 10 locais a visitar em Parque Nacional Bwabwata:
- Rio Okavango
- Rio Rio Kwando
- Nova Park Management Station
- Buffalo Park Management Station
- Mahango Park Management Station
- Susuwe Park Management Station
- Faixa de Caprivi
- Horse Shoe
- Delta do Okavango
[/su_box]
Roteiros na Namíbia
Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Namíbia de maneira independente. Itinerários de turismo na Namíbia para 6, 7 ou 10 dias.
[su_box box_color=”#009999″ title=”6 Dias na Namíbia” radius=”0″]
Dia 1 Sossusvlei
Dia 2 Sossusvlei
Dia 3 Damaraland
Dia 4 Kaokoland
Dia 5 Parque Nacional Etosha
Dia 6 Parque Nacional Etosha
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”1 semana na Namíbia” radius=”0″]
Dia 1 Parque Nacional Etosha
Dia 2 Parque Nacional Etosha
Dia 3 Damaraland
Dia 4 Swakopmund
Dia 5 Swakopmund
Dia 6 Sossusvlei
Dia 7 Windhoek
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”10 Dias na Namíbia” radius=”0″]
Dia 1 Windhoek
Dia 2 Kalahari
Dia 3 Sossusvlei
Dia 4 Sossusvlei
Dia 5 Swakopmund
Dia 6 Skeleton Cost
Dia 7 Damaraland
Dia 8 Damaraland
Dia 9 Parque Nacional Etosha
Dia 10 Waterberg
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Namíbia” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Namíbia. Os locais UNESCO Património Mundial na Namíbia são locais protegidos pela sua importância cultural e natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Namíbia:
- Twyfelfontein ou Ui-aes
[/su_box]