Índice
Turismo na Nova Zelândia, Roteiros de Viagem
A Nova Zelândia é um país fascinante para passar férias.
Gostei imenso de ter visitado estas ilhas do Pacifíco e ter ficado um pouco com a ideia da sua cultura e passado histórico. É interessante na mistura colonial com o seu povo autóctone, os maoris.
Decidi só ficar na ilha norte – North Island, e explorar um pouco tranquilamente alguns dos seus destinos de interesse. Em Auckland fiquei em casa de uma neozelandesa que conheci na Nicarágua.
Espero um dia voltar novamente a este país para explorar um pouco mais, principalmente a Ilha Sul.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história da Nova Zelândia conta que estas ilhas foram habitadas pelo povo Maori desde o século X, e que só no século XVII, foram descobertas pelo navegador holandês Abel Tasman. Entretanto, James Cook, a mando da Coroa Inglesa, foi mandado explorar este território e tentar perceber se este país insular tinha interesse. Estas ilhas foram integradas no território inglês no ano de 1840, onde foi assinado o Tratado de Waitangi, o qual defendia a fauna e a flora, tal como os bens das populações nativas. Infelizmente, este tratado não foi respeitado, levando a motins violentos por parte dos Maoris entre 1845 a 1870. Estas ilhas, que chegaram a ser chamadas como a Grã-Bretanha do Pacífico Sul, atingiram a sua independência no ano de 1907. A Nova Zelândia participou activamente nas duas grandes guerras, ao lado da Grã-Bretanha, embora tenha condenado sempre os testes nucleares realizados no Pacífico por parte dos franceses, impedindo que estes entrassem no país (abrindo alguns conflitos com os EUA).
A geografia da Nova Zelândia conta com a área territorial de 268 680 Km2, país situado na Oceânia. Este país insular é constituído por duas ilhas principais, nomeadamente a Ilha do Norte e a Ilha do Sul, as quais estão separadas pelo Estreito de Cook, sendo também composta por outras ilhas de menor porte, como a Ilha de Stewart e as Ilhas de Chatham. O cenário paisagístico aqui presente é caracterizado pela a Ilha do Norte, ilustrada pela montanha mais alta (Ruapehu – 2 797 metros de altitude) e por imensos vulcões, os quais encontram-se activos, e onde o solo é bastante fértil, ideal para a agricultura que é a subsistência do país. A Ilha do Sul, a maior de todas, é dividida pelos Alpes do Sul, onde o ponto mais alto é ilustrado no Monte Cook com 3 754 metros de altitude. No entanto, existem mais dezoito montes que marcam alturas acima dos 3 000 metros de altitude.
A cultura da Nova Zelândia é bastante ligada aos costumes e tradições provenientes da Europa, os quais se fundiram com as raízes do povo indígena e nativo, os Maoris. É um país que oferece muito ao mundo artisticamente, nomeadamente obras nas áreas da Música, do Teatro e da Dança, nas Artes Plásticas, etc. É um povo bastante dado ao lazer e ao bem-estar, que gosta muito de sair de casa e participar em actividades em família ou com os amigos, para além de que tem imenso sentido de humor, tal como adora receber os visitantes de uma forma bastante anfitriã. Apreciam muito partidas de desporto, como assistir a corridas de cavalos ou o Críquete. Apesar de a língua Maori ser, culturalmente preservada (tal como as restantes tradições), a língua oficial é o Inglês. Este país é conhecido por viver um imenso respeito perante as leis sociais, tal como pelo respeito aos direitos humanos, pois como exemplo, foi aqui, pela primeira vez no mundo, que as mulheres tiveram direito ao voto.
Espectáculo cultural Maori em Rotorua:
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=rh-xFUC03JU”]
O que visitei / Resumo de viagem à Nova Zelândia
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Auckland, Nova Zelândia” radius=”0″]Auckland: É a maior cidade Nova Zelandesa e principal centro financeiro e económico do país, apesar da capital ser Wellington. Localiza-se num estreito com o Mar da Tasmânia a Oeste e o Golfo de Hauraki no Oceano Pacífico, a Este. É uma cidade cosmopolita e multicultural, com grande diversidade étnica. A cidade oferece diversas atracções lúdicas (praias, desportos aquáticos ou radicais, caminhadas) ou culturais (Sky Tower, edifício Câmara Municipal, Museu Memorial da Guerra). Obrigatório subir ao Monte Eden e desfrutar da vista panorâmica sobre a cidade.
Top 10 locais a visitar em Auckland:
- Auckland Sky Tower
- Mount Eden
- Museu Memorial da Guerra
- One Tree Hill
- Auckland Art Gallery
- Viaduct Harbour
- Ilha Waiheke
- Waitemata Harbour
- Museu Marítimo da Nova Zelândia
- Catedral de St. Patrick
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Taupo, Nova Zelândia” radius=”0″]Taupo: Taupo é um lago que se formou na cratera de um vulcão com o mesmo nome. Devido à origem vulcânica e ainda alguma actividade vulcânica, há várias nascentes termais na ilha. Piscinas naturais de água quente, geysers e lagos borbulhantes são alguns dos fenómenos naturais que se podem ver em Taupo. A cidade situa-se mesmo na margem do lago, por isso uma estadia em Taupo oferece uma paisagem maravilhosa com o lago azul e as montanhas de cumes brancos em pano de fundo. A região é rica em atracções, especialmente ligadas à natureza: trilhos para percorrer a pé ou de bicicleta, rafting nos rápidos, desportos radicais, as cascatas de Huka (Huka Falls), o Parque Nacional de Tongario ou um passeio de barco ou canoa para ver as figuras Maori gravadas nas rochas.
Top 10 locais a visitar em Taupo:
- Lago Taupo
- Parque Nacional de Tongariro
- Taupo Courthouse
- Museu de Taupo
- Cascatas de Huka (Huka Falls)
- Mine Bay Maori Rock Carvings
- Piscinas Termais
- Wairakei Geothermal Power Station Visitor Center
- Opepe Scenic and Historic Reserve
- Riverside Park
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lago Taupo, Nova Zelândia” radius=”0″]Relevos Maori no Lago Taupo: Nas margens do lago Taupo, na zona de Mine Bay, há uma zona com diversas figuras gravadas na rocha. São representações tipicamente Maoris feitas por dois artistas naturais de Taupo e que aprenderam a arte Maori. A figura mais conhecida é a do rosto de um navegador Maori, conhecido na história do povo, que tem mais de 10 metros de altura. Só é possível chegar a esta zona de barco. Um passeio de kayak é o ideal pois permite-nos usufruir de uma paisagem deslumbrante e aproximarmo-nos mais da margem e das gravuras.
Top 10 locais a visitar no Lago Taupo:
- Vila de Taupo
- Lago Taupo
- Reserva Te Hapua
- Rio Waikato
- Mine Bay Maori Rock Carvings
- Aldeia de Kinloch
- Western Bay
- Waihaha Hut Walking Track
- Locais de Kayak
- Five Mile Bay
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Rotorua, Nova Zelândia” radius=”0″]Rotorua: é uma cidade conhecida pelos fenómenos vulcânicos ainda activos. Fica a 2,5 horas de distância de Auckland de carro ou 45 minutos de avião. A região oferece uma beleza natural inigualável: floresta tropical onde se pode fazer caminhadas e desportos radicais e parques geo-termais onde se pode relaxar nas piscinas naturais de água quente. Aliada á beleza natural, poderemos ainda conhecer um pouco da cultura e do povo Maori, visitando um dos parques “aldeia” onde se reproduzem as tradições do povo Maori.
Top 10 locais a visitar em Rotorua:
- Aldeia Maori
- Lago Rotorua
- Mount Ngongotaha Scenic Reserve
- Termas Wai-O-Tapu
- Hamurana Springs
- Kerosene Creek
- Kuirau Park
- Hells Gate
- Velocity Valley Adventure Park
- Mount Mt Tarawera
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Aldeia Maori, Nova Zelândia” radius=”0″]Aldeia Maori Tamaki: A experiencia de visitar a Nova Zelandia não fica completa sem conhecer um pouco da cultuar do povo Maori. A aldeia Maori Tamaki é um dos locais onde se pode ver ao vivo a representação de cenas do dia-a-dia e festividades do povo. Conhecer um pouco mais acerca da sua arte, música, dança e até provar comida típica Maori.
Top 10 locais a visitar na Aldeia Maori Tamaki:
- Aldeia Maori Tamaki
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Hobbiton, Nova Zelândia” radius=”0″]Hobbiton: Nos arredores de Rotorua pode visitar o cenário usado para os filmes “O senhor dos Anéis” e “Hobbit”. A pequena aldeia de casas escondidas debaixo da terra, com pequenas portas circulares e coloridas existe de verdade e vai fazê-lo sentir-se como uma personagem dos filmes. hr />
Top 10 locais a visitar em Hobbiton:
- Hobbiton
- Centro de Visitantes
- Moinho
- Double-arched Bridge
- Mount Te Aroha
- Green Dragon inn
- Kaimai Ranges
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Nova Zelândia” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Nova Zelândia. Os locais UNESCO Património Mundial na Nova Zelândia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Nova Zelândia:
- Parque Nacional de Tongariro
- Te Wahipounamu – Sudoeste da Nova Zelândia
- Ilhas Subantárcticas Neozelandesas
[/su_box]