Índice
Descobrir os mais famosos pontos turísticos de Omã é sempre fascinante. Não perca os melhores destinos que fizeram a sua reputação como país incontornável durante as suas férias em Omã. Localizado na ponta Oriental da Península Árabica, Omã é um país um tanto misterioso, que todos já ouvimos falar, mas do qual não temos informação ou uma ideia de viagem formada. Viajar em Omã é fácil, pois é um país muito seguro e com um povo muito simpático e hospitaleiro. Nesta página faço uma lista com 25 locais para visitar em Omã.
Pontos turísticos de Omã
Fiordes de Ras Musandam
Fiordes de Ras Musandam – Esta península, separada do resto do país, é conhecida pelos seus fiordes de montanhas desérticas e águas de um tom lindo de azul.
Fortaleza de Khasab
Fortaleza de Khasab – A capital da região de Ras Musandam chama-se Khasab e é mais acessível vindo dos Emirados Árabes Unidos, mas pode-se também apanhar o ferryboat mais rápido do mundo, ligando a capital Muscate. Esta fortaleza foi recuperada.
Muscat – a Capital do Omã
Muscat – A capital de Omã tem uma zona histórica muito bonita. Com edifícios de linhas orientais / africanas, e várias fortalezas à beira mar. Muscat é um destino calmo e tranquilo para se ficar um par de dias a visitar os mercados, museus, mesquitas e zonas à beira-mar.
Ilha de Masirah
Ilha de Masirah – Local desolado e desértico. Se você gosta de ter a sensação de estar praticamente no meio do nada e num local onde quase ninguém vai, então vai adorar esta ilha na costa do Mar Indico. Há várias praias desérticas onde pode ver tartarugas a porem ovos.
Montanha Jebel Akhdar
Atravessar o Jebel Akhdar foi um dos melhores momentos da minha viagem. Fiz de Al Hamra até Ar Rustaq, do outro lado da montanha. Estas pistas são para se fazerem de jipe, mas fiz com um carro normal. Não aconselho e se por acaso fizer assim, vá com muito cuidado. As paisagens são do outro mundo. É tudo lindo.
Túmulo de Jó
Jó é um personagem bíblico, do Livro de Jó do Antigo Testamento. Neste local pode-se visitar o seu túmulo e, na zona exterior há um local onde tem a marca da sua pegada. Todo o recinto é um complexo de peregrinação muçulmano. No Islão, Jó é considerado um profeta e o seu nome é conhecido em árabe como Ayoub. Este local fica situado na montanha, na região de Salalah.
Castelo de Taqah em Mirbat
O Castelo de Taqah data do século XIX e situa-se à entrada de Mirbat. Foi construído para ser a residência permanente do Sheikh Ali bin Timman Al Ma’shani. Muito bem cuidado, este castelo tem ainda um museu etnográfico muito interessante, que mostra vários aspectos da vida e cultura desta região.
Shisr – Ruínas da cidade perdida de Ubar
Não são propriamente as ruínas mais espectaculares que já visitei, pois não há muito para ver, mas a aventura de chegar a este local, através de uma estrada de pista pelo deserto adentro e, chegar a um lugar isolado, com camelos, cabras e muros escritos com “The Lost City of Ubar”, é o suficientemente exótico para eu ter gostado de ir a este lugar histórico. No fim desta povoação há uma pequena quinta com imensos animais, incluindo vários camelos.
Ruínas de Sumhuram
O antigo porto de Sumhuran data do século III a.C. até século V d.C. Este é um dos lugares mais importantes da região, da época pré-islâmica. Este foi um dos grandes centros de produção de Olíbano, também conhecido como franquincenso, do sul da Arábia. As ruínas são espectaculares, com uma paisagem incrível.
Ruínas de Al-Baleed
Complexo arqueológico enorme, na costa perto à cidade de Salalah. Ibn Batuta visitou este local em 1329 e relatou a beleza desta local. A maioria dos edifícios da cidadela seriam construídos num estilo arquitectónico típico da região de Dhofar, misturando madeira e pedra.
Castelo de Samail
Sem dúvida o castelo mais bonito que visitei em Omã. O Samail Hosn ou Castelo de Samail fica rodeado com montanhas e enormes palmeirais. Um verdadeiro oásis no meio de montanhas tão desérticas. A alguns kms antes de Samail há ainda uma outra pequena fortaleza, conhecida pelas suas torres de vigia e que dão vista para todo o vale do oásis.
Mercados de Incenso em Salalah
Salalah é uma cidade com enorme importância no comércio de franquincenso. Aqui, há dois mercados (modernos) onde há imensas lojas com muito incenso e produtos de qualidade. Eu comprei 4 quilos de olíbano e enviei para casa por correio. Ainda hoje queimo, cheira muito bem. Salalah tem ainda a zona da praia que pode visitar e a enorme mesquita de do Sultão Qaboos (peça para fazer uma visita mesmo ao interior da mesquita).
Telegraph Island
Ilha perdida no meio da Península de Musandam. No século XIX, havia aqui uma estação britânica usada para impulsionar as mensagens telegráficas ao longo do cabo submarino do golfo Pérsico, que fazia parte do cabo telegráfico Londres – Karachi no Paquistão. Hoje em dia há só umas pequenas ruínas sem interesse, mas o lugar é super bonito e espectacular para fazer Snorkeling.
Nizwa
Nizwa é uma das minhas cidades preferidas em Omã. Tem imensos locais para se visitar, tais como o mercado de animais e vegetais, o castelo com canhões portugueses, as olarias e a zona antiga da cidade. A vista do topo do castelo é fantástica. Em Nizwa podem ainda visitar-se os famosos sistema de canalização e fornecimento de água aos oásis, listados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
Aldeia de Haat
Aldeia perdida no meio das montanhas de Jebel Akhdar. Aqui, várias casas de pedra estão protegidas por palmeiras. Há um pequeno rio, sistema de irrigação falaj e um tanque de água com um membro da aldeia sempre presente e protegido com uma AK-47. Há ainda uma pequena piscina de água natural, vinda de uma nascente da montanha. As crianças são muito simpáticas e podemos ainda “brincar” com as cabras.
Castelo de Jabrin
Excelente exemplo de arquitectura militar da região. Mandado construir por Imam Sultan bin Saif Al Ya’arubi em 1670. É fantástico explorar o interior deste enorme castelo, apreciar as vistas do topo da torre e ainda descobrir os fabulosos tectos dos inúmeros quartos e salas no seu interior.
Fortaleza de Bahla
O castelo de Bahla é uma das históricas fortalezas perto do Djebel Akhdar. O castelo data do século XIII e está em bom estado de conservação depois de ter estado fechado para renovação durante vários anos. Esta construção está rodeada por oásis com umas paisagens incríveis. Este lugar está na lista da UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
Al Hazm
Local com muita histórica. Al Hazm tem um forte, várias ruínas da antiga aldeia e ainda um túmulo antigo no topo do monte. A paisagem é sempre bonita, misturando palmeiras verdes com montanhas desérticas.
Costa em Sadah
Guiar até Sadah foi fantástico. As paisagens são brutais e com uma beleza única. Sadah é uma pequena povoação junto ao mar, que normalmente é muito agitado. As montanhas circundantes misturam rocha preta com areia.
Dunas de Ramlat as Sahmah
As dunas de Ramlat as Sahmah são basicamente o fim do grande deserto de Ar Rub Al KHali da Arábia Saudita. Aqui, dunas de areia fina cor-de-laranja deliciam os amantes de deserto como eu. A zona não tem mais nada à volta, não mora ninguém e assim pode ter a liberdade de subir até ao topo e apreciar as vistas fantásticas.
Poços de petróleo em Fahud
Fahud é um grande centro petrolífero de Omã. Aqui, no meio do deserto, há imensas infraestruturas da extracção de petróleo e gás. A combinação de torres e pipelines fazem deste ambiente um pouco surreal. Para se chegar aqui é preciso conduzir pelo deserto adentro por estrada de terra batida. A certa altura descobri que era proibido e tive escolta militar durante 30km.
Casa de Família Omanita
Ser recebido por uma Família Omanita é uma experiência única, já que estas pessoas são muito simpáticas e excelentes anfitriões. Foi-me oferecida muita comida e, incrivelmente, deram-me um jogo de roupa e um turbante tradicional. Quando alguém o convidar para ir a casa beber um chá, café ou comer… aceite o convite.
Petrostation de Rima
A paisagem de Rima é seca, com montanhas desérticas com um grande vale de penhascos enormes. Aqui há ainda um grande campo de extracção de petróleo com imensas máquinas que funcionam 24 horas por dia a tirar o ouro preto da terra. O som destas máquinas é estranhamente agradável.
Barcos abandonados em Ras-Hilf
Esta é a capital da Ilha de Masirah. Apesar da cidade em si não ter muito interesse, as suas praias com muitos barcos naufragados são sempre uma “paisagem” bonita para ver e fotografar. Pode-se subir para muitos destes barcos abandonados.
Praia de Ras Madrakah
A paisagem de praia em Ras Madrakah é linda. Aqui milhares de caranguejos fazem da praia o seu território e é muito engraçado corrermos atrás deles até à água. Uma sinfonia de ondas da água, corrida vai e vem com a Natureza. Eles não se deixam apanhar…
Vamos continuar a ler:
- Viajar em Omã • Guia de Viagem
- Melhores destinos para visitar Omã
- Roteiro de 2 semanas em Omã
- Locais UNESCO em Omã
- O que fazer em Nizwa em Omã
- O que fazer em Mascate em Omã
- Mapa da cidade de Khasab em Ras Musandam, Omã
- Golfinhos na costa de Khasab em Ras Musandam, Omã
- Palmeiral de Samail, Omã
- Castelo de Samail, Omã