Índice
Pequim (Beijing) é uma das cidades mais visitadas do mundo e um dos destinos na Ásia mais apetecíveis para portugueses e brasileiros. Muitas vezes em conversa com amigos meus, a maior parte deles diz que gostaria de visitar Pequim ou então que já lá esteve.
Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Pequim, e explorar o local a fundo. Visitar a China e não passar por Pequim, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.
Visitar Pequim China
Capital da China, Pequim é uma obrigação para visitar na sua viagem a este país milenário. Esta é uma das cidades mais antigas e mais históricas do mundo.
A China é um país muito grande que faz 17 vezes o tamanho da França, o que implica um grande número de diferentes climas. O frio intenso do inverno contrasta com o calor sufocante dos longos dias de verão.
Em Pequim, podemos ter 0 graus durante o Inverno e cerca de 25 graus no Verão.
Para bem organizar a sua viagem a Pequim, você deve primeiro escolher o que gostaria de visitar, o que gostaria de fazer, se prefere o clima quente ou as temperaturas baixas de inverno, e se prefere apanhar os preços mais baratos da época baixa.
Eu passei cerca de dez dias a visitar Beijing e, apesar da poluição e agitação desta mega-cidade, posso dizer que gostei muito. Momentos marcantes da minha viagem foram explorar a incrível Grande Muralha da China e os Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing, que se podem visitar numa saída de um dia fora da cidade.
O centro de Pequim é muito grande e por isso você necessita de vários dias e caminhar muito para conseguir ver tudo. Há imenso para conhecer: museus, casas culturais, templos, show de ópera, praças, palácios, avenidas, etc.
Uma coisa que não falta em Pequim é uma mistura incrível de estilos arquitectónicos e monumentos. Todos são de tirar o fôlego e inspiradores – uma integração entre o tradicional e o moderno. Além dos mais famosos locais para visitar em Pequim, há ainda muitos templos budistas e taoístas para conhecer.
Melhores atrações de Pequim
- Cidade Proibida
- Yiheyuan – Palácio de Verão
- Praça da Paz Celestial – Praça Tiannamen
- Templo de Confúcio
- Yonghe – Templo dos Lamas
- Templo do Céu
- Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing
- Torre do Tambor
- Torre do Sino
- Bairros Hutongs
- Salão e Memorial do Presidente Mao
- Avenida Wangfujing
- Mercado do chá de Panjiuyuan
- Museu Nacional da China
- Lago Shichahai
- A Grande Muralha da China
- Museu Xu Beihong
- Casa Museu do poeta Lao She
- Ruínas do Antigo Palácio de Verão
- Jingshan – Colina do Carvão
- Ópera de Pequim
- Casa Museu Mei Lanfang
- Mercado nocturno Donghuamen
- Antigo Observatório de Pequim
- Dongyue – Templo do Monte Tai
Dicas de Viagem
- Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Pequim, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
- Na época alta, reserve os seus bilhetes e alojamento com antecedência.
- Explore os inúmeros pátios de comida – onde se come barato e bem.
- Visite a famosa Cidade Proibida.
- Assista a um show de Ópera de Pequim.
- Se for viajar pelo resto da China, fique alojado perto da Estação de Comboios (trem).
- Dê tempo para explorar a Muralha da China.
- Durante períodos de grande poluição, compre uma boa máscara e faça questão em usá-la.
- Visite os Túmulos Imperiais fora da cidade.
- Aproveite os tours dos hotéis para assistir a espectáculos de Música, Ópera e Kung fu, que incluem transporte e podem sair mais barato do que comprar o bilhete directamente.
- Tenha atenção aos carteiristas.
- Use o metro que é a maneira mais rápida de transporte na cidade.
- Pequim é o berço das civilizações mais antigas do mundo e lugar de um grande número de monumentos incríveis, muitos deles parte da lista de património mundial pela UNESCO.
NOTA: apesar da melhoria dos serviços de transportes públicos, à restrição do uso de veículos e ao encerramento de fábricas, a poluição do ar e os engarrafamentos são um grande problema na cidade. A qualidade do ar em Pequim, para além da poluição, é também afectado por tempestades de areia e por humidade (umidade). Isto contribui muito para a formação de nevoeiro durante o Verão, o período mais poluído do ano. Durante uma das minhas visitas a Pequim, houve um alerta vermelho e aconselharam as pessoas a não sair de casa. Tive de comprar uma máscara para visitar vários lugares da cidade.
Turismo em Pequim
Lugares para visitar em Pequim
Você terá de passar vários dias em Pequim para conseguir visitar os seus locais mais importantes. Não perca a Praça Tiananmen, a maior praça do mundo, onde está o famoso Mausoléu de Mao Tsé-Tung.
Visitar a Cidade Proibida onde está o palácio imperial desde a Dinastia Ming até ao fim da Dinastia Qing é uma obrigação. Visite ainda o Templo do Céu, o Palácio de Verão e a fantástica Grande Muralha da China.
Dois templos importantes para explorar são o Templo dos Lamas – antigo mosteiro tibetano; e o Templo de Confúcio – dedicado ao famoso filósofo que influenciou a China.
1. Cidade Proibida
Podemos dizer que este lugar é o coração da China. Ninguém pode visitar Pequim sem ir à mítica Cidade Proibida, local onde está o famoso Palácio Imperial.
No centro da cidade de Pequim, este é o maior complexo de arquitectura tradicional existente na China.
A Cidade Proibida, local UNESCO Património Mundial, tem a maior colecção de estruturas de madeira antigas preservadas no mundo.
Mapa da Cidade Proibida
2. Yiheyuan – Palácio de Verão
Património Mundial pela Unesco, o Palácio de Verão é uma paisagem arquitectónica única. Construído numa área com mais de 290 hectares, este complexo conta com mais de 3000 edifícios e quase meio milhão de árvores.
3. Praça da Paz Celestial – Praça Tiannamen
A Praça Tiannamen é a maior praça do mundo e estende-se por mais de 440 000 m².
Localizada a sul da Cidade Proibida, a praça é o centro da história política da China do século XX.
Foi aqui que a 11 de Outubro de 1949, Mao Tsé-Tung – político, teórico, líder comunista e revolucionário chinês – proclamou a República Popular da China.
4. Templo de Confúcio
Construído em 1302 durante o reinado de Chengzong na Dinastia Yuan, o famoso Templo de Confúcio é o segundo maior templo deste género na China.
Confúcio, viveu no século VI a.C. e dedicou-se ao ensino de filosofia, textos clássicos e a arte de pensar.
5. Yonghe – Templo dos Lamas
O templo de Yonghe Lamasery, ou seja – “Palácio de Paz e Harmonia” – é o maior e mais importante mosteiro (monastério) budista tibetano em Pequim.
Localizado no parte nordeste da cidade, o templo construído em 1694 era originalmente a residência do príncipe, o futuro imperador Yongzheng.
6. Templo do Céu
Património Mundial pela UNESCO, o Templo do Céu é um complexo arquitectónico que consiste em vários templos, cuja função simbólica era a de unir o céu e a terra – o mundo humano com mundo divino.
Este lugar é de uma beleza que ainda hoje me impressiona.
Foi um dos meus lugares preferidos na cidade.
7. Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing
Saindo de Pequim numa viagem de um dia pode-se visitar os vários Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing inscritos como locais UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Eu visitei os dois mais importantes túmulos o de Changling e o Dingling.
8. Torre do Tambor
Construída em 1273 pelo general Kublai Khan – o quinto Grande Khan do Império Mongol – no centro de Dadu.
A Torre do Tambor é um dos edifícios mais antigos de Pequim.
Foi reconstruída pelo imperador Yongle em 1420. A função desta torre com 47 metros era de marcar as horas com os seus vinte e quatro pequenos cilindros e um grande tambor.
9. Torre do Sino
A torre Zhonglou, com 48 metros de altura, foi construída no século XV durante a dinastia Ming.
Após ter ardido, ela foi reconstruída em tijolos – pelo Imperador Qianlong em 1747 – para evitar incêndios.
10. Bairros Hutongs
Estes são os tradicionais bairros chineses, onde podemos explorar uma parte diferente da modernidade de Pequim.
Aqui vemos um pouco do dia-a-dia dos seus habitantes dentro de autênticas aldeias de arquitectura tradicional chinesa.
Apesar de muitos hutongs terem sido destruídos, há agora politicas de conservação destes lugares, devido ao seu interesse social, turístico e histórico.
11. Salão e Memorial do Presidente Mao
Chefe da revolução chinesa e líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tse Dong morreu em 1976 com 83 anos.
Os seus restos mortais descansam num impressionante mausoléu situado no meio da Praça de Tiananmen.
Embora Mao quisesse ser cremado, o seu corpo foi embalsamado e posto neste local.
12. Avenida Wangfujing
No coração do distrito de Dongcheng – a 10 minutos a pé da Praça Tiananmen – a Avenida Wangfujing é uma famosa rua com vários tipos de lojas, restaurantes e centros comerciais.
Para os amantes das compras e que gostam de ruas com muita gente, Wangfujing vale a pena visitar.
13. Mercado de Panjiuyuan
Com mais de 3000 bancas, o mercado Panjiuyuan, localizado no sudeste de Pequim, é o maior mercado de antiguidades de toda a Ásia. O mercado foi em tempos ilegal, mas desde 1995 que se tornou legal e o melhor lugar para os apreciadores e compradores de arte antiga.
14. Lago Shichahai
Situado no coração de um bairro histórico da cidade, o lago Shichahai liga Pequim a Hangzhou. O lago é na verdade composto de três lagos: o Lago Qianhai, o Lago Houhai e o Lago Xihai. Os pontos de interesse ao redor dos lagos incluem vários hutongs, pode-se fazer passeios de barco e há muitos artistas de rua, etc.
15. Ruínas do Antigo Palácio de Verão
O Jardim Yuanmingyuan foi construído em 1707 durante o reinado do Imperador Kangxi, da dinastia Qing. O antigo palácio de Verão imperial foi ampliado por vários imperadores posteriores. Este palácio era a residência de Verão do imperador, da sua família e da sua comitiva.
16. Jingshan – Colina do Carvão
O Monte dos 10.000 anos está localizado a norte da Cidade Proibida. Este parque a 108 metros de altura oferece uma bela vista panorâmica sobre a cidade. Esta colina artificial foi erguida no ano 1420 com a terra retirada para abrir o fosso à volta da Cidade Imperial.
17. Muralha da China
Esta é a maior estrutura arquitectónica construída pelo homem em termos de comprimento, de superfície e de massa. A Grande Muralha da China é um mito ao redor do mundo. Há vários lugares para visitar as muralhas, eu pessoalmente fui à secção de Mutianyu – situada a 70km a norte de Pequim. Gostei muito de presenciar tal construção e arquitectura incrível. Há que caminhar imenso no topo da muralha – mas as vistas são de perder o fôlego. Esta é uma das mais bem preservadas partes da muralha, já que servia para defender a capital e os túmulos reais. A Grande Muralha da China é local UNESCO Património Mundial da Humanidade.
18. Ópera de Pequim
Fabuloso espectáculo que combina música, dança, teatro e trajes incríveis.
A ópera chinesa conta o passado histórico e folclore chinês. Impressionantes gestos e expressões faciais dramáticas, com dezenas de actores, cantores, dançarinos, palhaços e acrobatas no palco.
A Ópera de Pequim é muito famosa e eu aproveitei para ver um show destes. Não perca.
19. Mercado nocturno Donghuamen
Para os amantes de mercados e locais peculiares, o Mei Shi fang Yeshi em Donghuamen não se pode perder, especialmente para os viajantes mais aventureiros.
As várias iguarias deste mercado com comida de rua que incluem espetadas de escorpião, estrelas do mar, bichos-da-seda, cavalos marinhos, baratas, etc.
20. Antigo Observatório de Pequim
Este observatório astronómico pré-telescópico com 40 metros de altura foi construído em 1442 pelos cientistas da corte da dinastia Ming. Local bem interessante.
Excursões em Pequim
Museus em Pequim
1. Museu Nacional da China
Além de uma impressionante colecção, podemos ver o livro chamado “Citações do Presidente Mao Tsé-Tung”, que é mais conhecido como “O Livro Vermelho”. Foi publicado pelo Governo da República Popular da China em 1966. A sua distribuição foi organizada por Lin Biao, ministro da Defesa e chefe do exército. Podemos ver vários documentos com as citações de Mao Tsé-Tung numa interessante e histórica exposição no Museu Nacional.
2. Museu Xu Beihong
Situado num edifício moderno a norte do Lago Shichahai em Pequim, este museu exibe o trabalho de Xu Beihong, um dos mais famosos pintores chineses do século XX. O museu tem sete salas de exposição com pinturas a óleo, guaches, estudos e objectos pessoais de Xu Beihong.
3. Casa Museu do poeta Lao She
A casa do poeta Lao She, situada no hutong Dongcheng a leste de Pequim, transformou-se num museu em 1999. O lugar é muito sereno e permite descobrir a casa de um dos mais famosos poetas chineses.
4. Casa Museu Mei Lanfang
Esta é a casa do famoso artista da Ópera de Pequim – Mei Lanfang. Especializado em papéis femininos, Mei Lanfang é um verdadeiro herói da cultura chinesa. O museu expõe memórias e objectos pessoais do artista.
Mapa de Monumentos
Adorei visitar os lugares históricos da cidade tais como a famosa Cidade Proibida, o Templo Lama, os vários bairros tradicionais chamados de hutongs, o Templo do Céu, a Praça de Tiananmen. Assisti ainda a vários shows como a Ópera de Pequim, um espectáculo de Legend of Kung Fu, dança no Templo de Confúcio e ainda uma cerimónia nos Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing.
Fotos de Pequim
Alojamento em Pequim
Hotel Cote Cour Beijing
Preços: Os preços de um quarto duplo variam entre 121€ e 206€.
Contactos do Hotel Cote Cour Beijing
- Endereço: No.70 Yanle Hutong, Dongcheng, 100010 Pequim
- Telefone: +86 10 6523 9598
- Reservas: Hotel Cote Cour Beijing
Beijing City Central Youth Hotel
Hotel muito bem situado, mesmo em frente da Estação central Ferroviária de Pequim, rodeado de restaurantes e transportes públicos. Fiquei sempre neste hotel durante os 10 dias da minha visita à cidade. O hotel é simples mas serviu para mim.
Preços: Os preços de um quarto duplo variam entre 23€ e 44€.
Contactos do Beijing City Central Youth Hotel
- Endereço: No.1-5 Beijingzhan West Street, Dongcheng, 100005 Pequim
- Telefone: +86 10 8511 5050
- Reservas: Beijing City Central Youth Hotel
Wang Fu Jing Jade Hotel
Hotel simples mas muito bem situado dentro no hutong Dongcheng. Vários tipos de quartos a preços convidativos.
Preços: Os preços de um quarto duplo variam entre 19€ e 39€, e uma Cama em Dormitório Misto com 4 Camas e Casa de Banho Privativa custa 7€.
Contactos do Wang Fu Jing Jade Hotel
- Endereço: No.102 Nanchizi Main Street, Dongcheng, 100006 Pequim
- Telefone: +86 10 6525 9966
- Reservas: Wang Fu Jing Jade Hotel
Celebrações e Feriados
Festas e celebrações que têm feriados nacionais na China.
- Dia 1 de Janeiro – Ano Novo.
- Primeiros 3 dias do 1º mês lunar – Ano Novo Chinês
- Dia 8 de Março – Dia da Mulher
- Dia 12 de Março – Dia da Árvore
- Dia 4 ou 5 de Abril – Festival Qingming
- Dia 1 de Maio – Dia do Trabalhador
- Dia 4 de Maio – Dia da Juventude
- Dia 12 de Maio – Dia Internacional dos Enfermeiros
- Dia 1 de Junho – Dia da Criança
- 5º dia do 5º mês lunar – Festival do Barco Dragão
- Dia 1 de Julho – Aniversário dos Fundadores do Exército de Libertação Popular
- Dia 10 de Setembro – Dia dos Professores
- Dia 15 de Agosto – Festival da Lua
- Dia 1 de Outubro – Dia Nacional da China
- Dia 8 de Novembro – Dia dos Jornalistas
Visto de Trânsito 72 Horas Grátis no Aeroporto
Vai fazer escala de avião no Aeroporto Internacional de Pequim?
E porque não aproveitar a ocasião para passar 3 dias em Pequim sem ter de fazer visto para a China?
Desde 2013 que as autoridades das cidades de Pequim e Xangai têm uma política de vistos “VISA FREE”, que permite a passageiros de Portugal e Brasil (e mais 45 outros países do mundo), permanecerem sem visto até 72 horas de modo a facilitar estadias turísticas curtas de visitantes internacionais em Pequim e Xangai (não pode sair das cidades). Esta modalidade aumentou consideravelmente as estadias de 3 dias em Pequim, de viajantes que só faziam escala no aeroporto.
Listas de países do 72-Hour Visa-Free Transit: Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Brunei, Bulgária, Canadá, Chile, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, México, Holanda, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Qatar, Roménia, Rússia, Singapura, Eslováquia, Eslovénia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos.
Você precisa de:
- Um bilhete de avião confirmado. A duração autorizada de 72 horas começa a partir do momento que você recebe o visto, e não a partir do momento da chegada do seu avião. De qualquer maneira o meu conselho é não correr riscos, e ter um bilhete de avião exactamente 72 horas desde o momento de chegada ao aeroporto.
- Um visto de entrada para o país precedente, ou seja, se precisar de visto para país onde você vai depois de Pequim, terá de tê-lo já processado no seu passaporte.
- Solicitar um visto trânsito no balcão check-in no aeroporto anterior. A companhia aérea fará as formalidades necessárias para o ajudar com este processo quando chegar a Pequim.
- Quando você chegar ao aeroporto, terá de passar pela alfândega (aduana) como todos os outros passageiros.
- Deve registar-se numa esquadra da polícia (delegacia) com a sua autorização do visto trânsito grátis, no prazo de 24 horas após a sua entrada. Este procedimento é por norma feito através de seu hotel, mas certifique-se deste pormenor.
Restrições ao visto trânsito de 72 horas:
- Somente aqueles que passam pelos aeroportos internacionais de Pequim e Xangai para um país terceiro podem requerer este visto. Não pode fazer Pequim – Hong-Kong – Pequim para pedir este visto por exemplo (ou Macau).
- Durante essas 72 horas, os viajantes não devem sair de Pequim e viajar para outras cidades.
Roteiros em Pequim
Roteiros para visitar Pequim de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Pequim na China.
Roteiro 3 Dias em Pequim
Dia 1: Chegada a Pequim. Apanhe transporte até ao seu hotel e deixe as malas. Reserve um hotel no centro, para não perder tempo em transportes. Visite a Praça da Paz Celestial (Praça Tiannamen) – a maior praça pública do mundo. Explore a Cidade Proibida, que foi a residência de vinte e quatro imperadores chineses durante 491 anos. Depois de sair pelo Portão da Grandeza Divina, siga para o Monte Jingshan de onde pode apreciar uma vista panorâmica da cidade. Almoce no bairro hutong Dongcheng onde há muitos restaurantes e comida de rua. Explore a rua Nanluoguxiang que tem quase 1km de lojas e cafés. Atravesse Dongcheng até ao Templo de Confúcio onde há um espectáculo de dança a cada 45 minutos. Pode ver as salas com centenas de pedras onde estão gravados os ensinamentos de Confúcio. Mais à frente visite ainda o fabuloso Templo dos Lamas, o maior tempo tibetano fora do Tibete. Volte para o hotel, tome um duche e jante. Programe um show de Ópera de Pequim.
Dia 2: Neste dia você vai visitar a fabulosa Grande Muralha da China, em Mutianyu. Para chegar a Mutianyu precisa de apanhar um autocarro (ônibus), porque as muralhas ficam a cerca de 70km do centro de Pequim. Depois de comprar o bilhete das muralhas, apanhe o autocarro até onde sobe, ou seja, a entrada do complexo até onde se sobe às muralhas fica longe – poupará muito tempo assim. Nas muralhas de Mutianyu suba com o teleférico e volte a pé, descendo as grandes escadarias. Leve água e comida para um pic-nic nas muralhas. Este foi um dos meus locais favoritos na viagem à China. À noite assista a um espectáculo dos guerreiros Shaolin.
Como chegar a Mutianyu: apanhe o Bus No.936 na Estação de Dongzhimen Wai para a Grande Muralha em Mutianyu. Os autocarros partem a cada hora das 7h às 15h. O último serviço a partir de Mutianyu até à estação Dongzhimen Wai é às 17h30. O bilhete de ida custa 16RMB. Há muitos autocarros com o mesmo número 936 por isso certifique-se que o seu vai mesmo para Mutianyu. Há umas senhoras a venderem bilhetes falsos ou a indicarem autocarros errados. Tenha cuidado.
Dia 3: De manhã antes de ir para o aeroporto, visite o complexo do Templo do Céu que era o lugar onde os imperadores iam fazer cerimónias anuais da oração ao céu para terem boas colheitas. Este é um lugar lindo e vale muito a pena visitar. Volte ao hotel e apanhe transporte até ao aeroporto ou comboio nocturno para outra cidade chinesa.
Roteiro 5 Dias em Pequim
Encontramos em Pequim os melhores exemplos da cultura chinesa e da sua brilhante história com mais de 5000 anos. Com um roteiro de cinco dias em Pequim, você terá a oportunidade de visitar muitos dos locais mais conhecidos da cidade e arredores, tais como a Cidade Proibida, o Templo do Céu e a Grande Muralha que se tornou o símbolo da China em todo o mundo.
Dia 1: Chegada a Pequim. Fique o resto do dia a descansar no hotel por causa de um longo voo e do jet lag. Renove as suas energias para poder explorar a cidade nos próximos dias.
Dia 2: Hoje vai visitar alguns dos símbolos mais importantes da cidade. A Praça de Tiananmen é a maior praça urbana do mundo e o orgulho nacional. Tiananmen está localizada em frente à Cidade Proibida. Depois irá à Cidade Proibida, que foi o palácio de vinte e quatro imperadores das dinastias Ming e Qing. Depois do almoço siga para o complexo do Templo do Céu que era o lugar onde os imperadores iam fazer cerimónias anuais da oração ao céu, para terem boas colheitas. No final do dia vá ao Jardim Jingshan que é um excelente lugar para admirar o Pôr do sol com uma linda vista panorâmica sobre a Cidade Proibida. Se tiver tempo, antes de ir à Praça Tiananmen, visite o fantástico hutong de Dong Cheng, um bairro tradicional chinês. Eu aproveitei para passear e ver alguns dos monumentos e os mercados de rua.
Dia 3: Neste dia você vai visitar a fabulosa Grande Muralha da China, em Mutianyu. Para chegar a Mutianyu precisa de apanhar um autocarro (ônibus), porque as muralhas ficam a cerca de 70km do centro de Pequim. Depois de comprar o bilhete das muralhas, apanhe o autocarro até onde sobe, ou seja, a entrada do complexo até onde se sobe às muralhas fica longe – poupará muito tempo assim. Nas muralhas de Mutianyu suba com o teleférico e volte a pé, descendo as grandes escadarias. Leve água e comida para um pic-nic nas muralhas. Este foi um dos meus locais favoritos na viagem à China. À noite assista a um espectáculo da Ópera de Pequim.
Como chegar a Mutianyu: apanhe o Bus No.936 na Estação de Dongzhimen Wai para Grande Muralha em Mutianyu. Os autocarros partem a cada hora das 7h às 15h. O último serviço a partir de Mutianyu até à estação Dongzhimen Wai é às 17h30. O bilhete de ida custa 16RMB. Há muitos autocarros com o mesmo número 936 por isso certifique-se que o seu vai mesmo para Mutianyu. Há umas senhoras a venderem bilhetes falsos ou a indicarem autocarros errados. Tenha cuidado.
Dia 4: Na parte da manhã você vai visitar os Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing. Estes túmulos estão localizados nos subúrbios de Pequim. Toda a sua organização respeita os princípios do Feng Shui – técnica de adivinhação chinesa. Explore os edifícios majestosos, e veja os caixões dos imperadores, imperatrizes, concubinas e uma exposição de objectos valiosos encontrados nos túmulos. Você precisará de algumas horas para visitar tudo e, de algum tempo para chegar lá de autocarro. Visitará o túmulo do Imperador Yongle, chamado de Changling, o túmulo do Imperador Wanli, chamado de Dingling e o túmulo do Imperador Zhuzaihou, chamado de Zhaolin. À noite depois de ir ao hotel e jantar algures, vá assistir a um espectáculo de Kung-Fu Shaolin.
Dia 5: Hoje vai visitar o Palácio de Verão, que é famoso pelo seu jardim imperial. Explore o Templo de Confúcio e vá ainda ao lindo Templo dos Lamas, que é o maior templo budista tibetano fora do Tibete. Depois do Templo Dongyue, vá jantar ao peculiar Mercado nocturno de Donghuamen. Há espetadas de escorpião e larvas para comer…