Índice
Persépolis é uma cidade milenar, situada maravilhosamente no meio de um vale. Estas ruínas de extrema importância cultural ficam aproximadamente a 70km da cidade de Shiraz. Também conhecida como Parsa ou Takht-e Jamshid em persa, estas ruínas são uma das ruínas antigas nos tops mundiais. Takht-e Jamshid é o nome contemporâneo para estas ruínas e quer dizer Trono de Jamshid.
Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Persépolis, e explorar o local a fundo. Visitar o Irão e não passar por Persépolis, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.
Visitar Persépolis Irão
Persépolis é nada mais nada menos que um complexo de ruínas com túmulos, casas e palácios datados do século V antes de Cristo, e era a casa do antigo Imperador Dario I e de Xerxes. Ainda hoje se pode notar a grandeza desta cidade e algumas das histórias antigas de feitos do império gravadas nos muros. Esta era a capital do Império Persa.
Persépolis foi incluída na lista UNESCO Património Mundial em 1979. Dario I tinha o seu hall de recepção no palácio das 100 colunas e foi o maior palácio de sempre durante o período Aquemenida (também designado de Acménida ou acamênida).
Os Aquemenidas governaram a Pérsia no primeiro período monárquico independente.
Melhores atrações de Persépolis
- Escadaria de Persépolis
- Porta de Xerxes
- Via das procissões e Porta inacabada
- Apadana
- Tachara
- Trípilo
- Hadixe
- Palácio das 100 colunas
- Tesouro
- Harém e museu
- Sepulturas reais de Artaxerxes II e Artaxerxes III
Estas ruínas são muito interessantes para explorar o que outrora fora a capital de um grande Império. Deu-me um gosto enorme andar a vaguear por ali a ver se podia imaginar como teria sido antigamente.
De turistas só estavam um pequeno grupo de italianos e algumas famílias iranianas, também uns grupos de escolas com os professores. Algumas raparigas aos pares também. Persépolis foi destruída com fogo por Alexandre O Grande em 331 a.C., e alguns historiadores dizem que foi em retaliação a Xerxes ter incendiado Atenas.
Neste grande complexo arqueológico, temos 2 grandes túmulos principais, a de Dario I e a de Xerxes que consite numa grande construção cavada dentro da montanha de pedra com pelo menos 20 metros de altura. Muito bom mesmo. O preço do bilhete de entrada era 5000 Rials, mas agora subiu para 150.000 Rials. Foi por causa da desvalorização da moeda iraniana.
Vídeo do Palácio de Apadana e Hadish em Persépolis
Dicas de Viagem
- Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Persépolis, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
- Suba ao Túmulo de Artaxerxes III – a melhor vista das ruínas.
- O Túmulo de Artaxerxes II – fica longe mas vale a pena.
- Lembre-se que a poucos kms de Persépolis, existem outros locais arqueológicos de extrema importância: Pasárgada, Naqsh-e Rajab e a espectacular necrópole Naqsh-e Rustam.
- A melhor altura para visitar Persépolis é durante a Primavera e o Outono, pois durante estas estações, a humidade é quase nula e a temperatura é amena. Durante o Verão o país é um pouco quente, mas se o calor não for um problema para si, então também é boa altura para visitar.
Turismo em Persépolis
Lugares para visitar em Persépolis
Persépolis no Irão tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.
Informação brevemente…
Roteiros em Persépolis
Roteiros para visitar Persépolis de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Persépolis no Irão.
1 Dia em Persépolis
- Manhã: Persépolis
- Tarde: Pasargada
2 Dias em Persépolis
- Dia 1 Manhã: Persépolis
- Dia 1 Tarde: Pasargada
- Dia 2 Manhã: Naqsh-e Rustam
- Dia 2 Tarde: Naqsh-e Rajab