A Polónia é um destino de viagem muitas vezes esquecido, mas sem dúvida que apresenta muitos lugares históricos de enorme valor para a Europa. A lista de locais UNESCO na Polónia é imenso e merecem ser incluídos quando viajar no país.
Descobrir os mais famosos pontos turísticos da Polónia é sempre fascinante. Não perca os melhores destinos que fizeram a sua reputação como país incontornável durante as suas férias na Polónia.
Pontos turísticos da Polónia
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Varsóvia, Polónia” radius=”0″]Varsóvia: Bela capital da Polónia tem muitos locais de interesse. Os meus lugares favoritos são a Cidade Velha, o Palácio da Cultura e Ciência, Parque Lazienki, Castelo Real de Varsóvia. Varsóvia é uma cidade completa, com uma imensa variedade de coisas para ver e fazer e ambientes distintos. A sua Cidade Velha remete o visitante para um passado distante, tendo sido considerada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
Top 10 locais a visitar em Varsóvia:
- Cidade velha
- Palácio da Cultura e Ciência
- Museu Chopin
- Castelo Real
- Museu Nacional de Varsóvia
- Catedral de São João
- Parque Lazienki
- Cemitério Judeu de Varsóvia
- Coluna de Sigismundo
- Prisão Pawiak
[message_box type=”attention”]Veja também a página: Visitar Varsóvia – Guia de Viagem.[/message_box]
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Poznan, Polónia” radius=”0″]Poznan: Cidade com um bonito centro histórico. É uma cidade importante já que em 968 foi o primeiro bispado da Polónia. O edifício da Câmara Municipal / Prefeitura no centro é muito bonito e o marco da cidade. Poznan é uma cidade com cerca de meio milhão de habitantes com muito para oferecer aos seus visitantes. O centro histórico da cidade é encantador, com uma série de ruas que abraçam a praça antiga, uma das maiores do país. Afinal de contas, foi a primeira capital da Polónia. A sua vasta população estudantil traz-lhe um dinamismo especial, e os eventos culturais sucedem-se.
Top 10 locais a visitar em Poznan:
- Antiga Câmara Municipal
- Castelo Imperial
- Catedral de Poznan
- Castelo Real
- Jardim Botânico
- Centro Histórico
- Parque Chopin
- Palácio e Parque Rogalin
- Praça Antiga do Mercado
- Igreja de Santo António
[message_box type=”attention”]Veja também a página: Visitar Poznan – Guia de Viagem.[/message_box]
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lodz, Polónia” radius=”0″]Lodz: Fundada em 1423, esta é a 3ª cidade polaca. Além de ter vários edifícios históricos bonitos, Lodz é ainda conhecida por ter a maior rua da Europa com 4.2km de comprimento e ainda, o maior cemitério judeu da Europa.
Top 10 locais a visitar em Lodz:
- Rua Piotrkowska
- Museu da Cidade de Lodz
- Museu Cinematográfico
- Gueto e Cemitério Judeu de Lodz
- Grande Teatro de Lodz
- Parque Mickiewicza
- Catedral Ortodoxa Alexandre Nevsky
- Catedral Basílica de Lodz
- EC1 Planetário
- Jardim Botânico
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Bialowieza, Polónia” radius=”0″]Parque Nacional Bialowieza: Adorei visitar a maior e mais bem preservada floresta virgem da Europa onde se podem ver bisontes no seu habitat natural. O Parque Bialowieza está na lista de Património Mundial da UNESCO.
Top 10 locais a visitar no Parque Nacional de Bialowieza:
- Museu da Natureza e Floresta do Parque Nacional
- Centro de Educação Ambiental
- Trilho do Lobo (Wilczy Szlak)
- Trilho do Czar (Carska Tropina)
- Palace Park
- Refúgio de Bisontes
- Igreja Ortodoxa de São Nicolas
- Igreja Católica de Santa Teresa
- Reserva do Bisonte Europeu
- Museu de Arquitetura ao Ar Livre
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Zamosc, Polónia” radius=”0″]Zamosc: Cidade com um lindo e bem preservado centro histórico. Aproveitei para conhecer Zamosc durante uma viagem que fiz de carro pela Europa, em Maio 2005. A Cidade Antiga de Zamosc está na lista de Património Mundial da UNESCO. Foi fundada em 1580 por Jan Zamoyski, seguindo os princípios de planeamento urbanístico do Renascimento Italiano, e para os executar foi trazido um arquitecto de Pádua, Bernardo Morando. O local foi escolhido pela importância estratégica, controlando a rota comercial entre a Europa Ocidental e a Europa do Norte, sendo portanto uma localidade dedicada ao comércio mas com uma forte vocação defensiva. Atingiu o seu apogeu no século XVII mas foi depois atacada sucessivamente por Suecos, Cossacos e Saxões.
Top 10 locais a visitar em Zamosc:
- Fortaleza de Zamosc
- Edifício da Câmara Municipal
- Museu de Zamosc
- Praça Rynek Wielki ou Praça do Grande Mercado
- Catedral de Zamosc
- Centro Histórico
- Rotunda de Zamosc
- Sinagoga de Zamosc
- Museu da Fotografia
- Jardim Zoológico
[message_box type=”attention”]Veja também a página: Visitar Zamosc – Guia de Viagem.[/message_box]
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Torun, Polónia” radius=”0″]Torun: Grande cidade, com imensa história. Torun é uma cidade universitária por excelência e seu centro histórico com monumentos, igrejas e museus fazem um excelente destinos para visitar na Polónia. Nicolau Copérnico nasceu aqui em 1473. A Cidade Medieval de Torun está na lista de Património Mundial da UNESCO.
Top 10 locais a visitar em Torun:
- Ruínas do Castelo dos Cavaleiros da Ordem Teutónica
- Edifício da antiga Câmara Municipal
- Muralhas medievais
- Catedral de São João Baptista e São João Evangelista
- Casa Museu de Nicolau Copérnico
- Centro Histórico
- Planetário de Torun
- Torre inclinada de Torun
- Casa da Estrela
- Museu do Pão de Gengibre
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Jasienica Rosielna, Polónia” radius=”0″]Aldeia de Jasienica Rosielna: Esta pequena aldeia no interior da Polónia, na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista de Património Mundial da UNESCO. A Igreja Matriz de Jasienica Rosielna invoca a Imaculada Concepção de Virgem Maria e foi construída em 1770.
Top 10 locais a visitar em Jasienica Rosielna:
- Igreja Matriz de Jasienica Rosielna
- Rota das Igrejas de Madeira de Malopolska
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Domaradzu, Polónia” radius=”0″]Aldeia de Domaradzu: Esta pequena aldeia no interior da Polónia, na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista Património Mundial da UNESCO. A Igreja Matriz de Domaradzu invoca o Santo Nicolau e foi construída no século XV.
Top 10 locais a visitar em Domaradzu:
- Igreja de Madeira de Domaradzu
- Igreja da Senhora da Ajuda Perpétua
- Rota das Igrejas de Madeira de Malopolska
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Golcowa, Polónia” radius=”0″]Aldeia de Golcowa: Esta pequena aldeia no interior da Polónia na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista de Património Mundial da UNESCO. A linda igreja de madeira de Santa Bárbara e da Virgem Maria data do século XV.
Top 10 locais a visitar em Golcowa:
- Igreja de Santa Barbara e da Abençoada Virgem Maria
- Igreja Católica
- Rota das Igrejas de Madeira de Malopolska
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Rudka, Polónia” radius=”0″]Aldeia Rudka: Esta pequena aldeia no interior da Polónia, na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista de Património Mundial da UNESCO. A igreja de madeira Uniat foi construída no ano de 1693. É um dos melhores exemplos da região.
Top 10 locais a visitar em Rudka:
- Igreja de Madeira de Rudka
- Igreja da Natividade e Abençoada Virgem Maria
- Rota das Igrejas de Madeira de Malopolska
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Wroclaw, Polónia” radius=”0″]Wroclaw: Cidade com enorme história, fundada no século X. Wroclaw conta com imensas universidades, e tem um centro histórico entre os mais bonitos da Polónia. O edifício do Salão do Centenário está na lista de Património Mundial da UNESCO.
Top 10 locais a visitar em Wroclaw:
- Praça do mercado Rynek
- Catedral de São João Baptista
- Salão do Centenário
- Museu Histórico de Wroclaw ou Palácio Real
- Ostrów Tumski
- Catedral de São Vicente
- Câmara Municipal
- Parque Szczytnicki
- Ópera de Wroclaw
- Jardim Zoológico de Wroclaw
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Bialystok, Polónia” radius=”0″]Bialystok: Cidade que fica perto da fronteira com a Bielorrússia. Tem alguns edifícios históricos e é daqui o ponto de partida para se visitar o famoso e lindo Parque Nacional Bialowieza. O Presidente da Polónia, Ryszard Kaczorowski é originário de Bialystok.
Top 10 locais a visitar em Bialystok:
- Parque Nacional Bialowieza
- Museu Histórico de Bialystok
- Palácio Branicki
- Basílica Catedral da Assumpção da Virgem Maria
- Praça histórica Rynek
- Igreja Ortodoxa de São Nicolas
- Igreja de Todos os Santos
- Parque municipal Planty
- Centro Cultural Ludwig Zamenhof
- Jardim Zoológico de Bialystok
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Przemysl, Polónia” radius=”0″]Przemysl: Cidade bem junto com a fronteira da Ucrânia, tem imensa história e um centro muito bonito. Estive várias vezes nesta cidade já que durante o tempo que morei na Ucrânia esta foi a cidade que utilizei para atravessar a fronteira. Aproveitei para conhecer e visitar o centro histórico, praças e igrejas. É aqui nesta cidade que os comboios / trens mudam o sistema de rodas já que a Ucrânia e Rússia têm um sistema de caminhos de ferro diferentes da Polónia e do resto da Europa.
Top 10 locais a visitar em Przemysl:
- Praça da cidade Rynek
- Catedral de Przemysl
- Castelo de Casimiro III
- Museu Nacional
- Mosteiro Franciscano
- Cemitério militar da Primeira Guerra Mundial
- Estação ferroviária de Przemysl
- Museu Arqueológico
- Passagens subterrâneas sob o Rynek
- Palácio Lubomirski
[message_box type=”attention”]Veja também a página: Visitar Przemysl – Guia de Viagem.[/message_box]
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Czestochowa, Polónia” radius=”0″]Czestochowa: Uma das cidades religiosas mais conhecidas da Europa. A Nossa Senhora de Czestochowa é a padroeira da Polônia. O Mosteiro Jasna Góra é muito famoso e a sua pintura da Nossa Senhora é visitado por milhões de pessoas todos os anos.
Top 10 locais a visitar em Czestochowa:
- Mosteiro de Jasna Góra
- Capela de e Pintura de Nossa Senhora
- Museu de Czestochowa
- Catedral – Basílica da Sagrada Família
- Arsenal de Czestochowa
- Torre sineira
- Igreja de São Segismundo
- Praça da cidade velha
- Câmara Municipal
- Parque Stanislaw Staszi
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Wadowice, Polónia” radius=”0″]Wadowice: Cidade com pouca coisa para visitar mas, que tem algum interesse já que é aqui o local de nascimento do Papa João Paulo II. No centro da cidade pode-se visitar a Igreja matriz de Wadowice.
Top 10 locais a visitar em Wadowice:
- Igreja Matriz de Wadowice
- Praça João Paulo II
- Casa-Museu de Família de João Paulo II
- Câmara Municipal
- Montanha João Paulo II
- Museu Municipal de Marcin Wadowita
- Galeria Suknarowski
- Parque Inwald
- Museu Emil Zegadtowicz
- Convento das Irmãs de Nazaré
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lublin, Polónia” radius=”0″]Lublin: Cidade fundada por volta do século VI, tem um bonito centro histórico da época medieval. O Castelo de Lublin e o Centro Histórico são lugares a não perder.
Top 10 locais a visitar em Lublin:
- Castelo de Lublin
- Cidade Velha
- Catedral de Lublin
- Capela da Santíssima Trindade
- Câmara Municipal
- Porta de Cracóvia
- Estação ferroviária de Lublin
- Museu de Lublin
- Praça do Mercado
- Cemitério Judeu
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Elk, Polónia” radius=”0″]Elk: Cidade rodeada por floresta, tem um pequeno centro histórico e um lago com cisnes muito pitoresco. Elk fica fora da rota turística, mas eu passei na minha viagem a caminho da Lituânia. Pode-se visitar o antigo castelo e a catedral.
Top 10 locais a visitar em Elk:
- Torre da Água
- Catedral de Elk
- Igreja do Sagrado Coração
- Museu Ferroviário
- Lago Elk
- Câmara Municipal
- Centro Cultural
- Rua Kosciuszki
- Parque João Paulo II
- Castelo de Elk
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Gdansk, Polónia” radius=”0″]Gdansk: Fascinante cidade localizada no norte da Polónia. Apesar de ter ido à Polónia muitas vezes, acabei por visitar Gdansk só em 2013. O centro histórico é lindo, com imensa história e monumentos para conhecer. Gdansk foi fundada no século X tendo-se desenvolvido em redor do seu porto, localizado estrategicamente no mar Báltico, primeiro como um centro de influência dos Cavaleiros Teutónicos e depois como uma das cidades mais importantes da Liga Hanseática. Foi severamente afectada pela Segunda Guerra Mundial mas logo foi reconstruída. Gdansk foi um centro de oposição ao regime comunista, e aqui se estabeleceu o sindicato Solidariedade, que teve um papel influente na queda da ditadura em 1989.
Top 10 locais a visitar em Gdansk:
- Igreja de Santa Maria
- Corte de Artur
- Westerplatte
- Antigo Arsenal de Gdansk
- Museu da Segunda Guerra Mundial
- Portão Verde
- Câmara Municipal
- Catedral Oliwa
- Museu Nacional
- Igreja de Santa Catarina
[message_box type=”attention”]Veja também a página: Visitar Varsóvia – Guia de Viagem.[/message_box]
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Westerplatte, Polónia” radius=”0″]Westerplatte: Foi aqui o palco da famosa guerra de Westerplatte, onde se deu o primeiro confronto entre tropas alemãs e polacas, sendo assim o primeiro confronto do palco de guerra da Segunda Guerra Mundial na Europa.
Top 10 locais a visitar em Westerplatte:
- Monumento em honra aos Defensores da Costa
- Memorial dos Soldados Caídos
- Ruínas do Novo Quartel
- Abrigo e Torre de Observação
- Cemitério dos Defensores
- Guarita nº3
- Tanque de Guerra T-34
- Museu Westerplatte
- Trilho turístico Westerplatte
- Guarita nº1
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Zakopane, Polónia” radius=”0″]Zakopane: Zona de montanha no sul da Polónia. Em 2001, fiz uma grande caminhada pelas montanhas, subindo ao topo num local onde está a fronteira entre a Polónia e a República Eslovaca. A natureza aqui é muito bonita e a cidade de Zakopane em si, com as suas casas de madeira invocam uma cultura polaca bem diferente da que estamos habituados a visitar nas grandes cidades e centros urbanos.
Top 10 locais a visitar em Zakopane:
- Parque Nacional Tatra
- Montanha Giewont
- Lago Morskie Oko
- Vale Koscieliska
- Funicular Gubalówka Hill
- Teleférico Kasprowy Wierch
- Mercado local de Zakopane
- Rua Krupówki
- Igreja e Cemitério Velho
- Museu Tatra
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Cracóvia, Polónia” radius=”0″]Cracóvia: Sem dúvida a cidade mais famosa da Polónia. Cracóvia foi fundada no século VII e foi desde então um dos mais importantes centros urbanos do país. O Centro Histórico de Cracóvia está na lista de Património Mundial da UNESCO. O Papa João Paulo II foi Arcebispo de Cracóvia. Locais a não perder são o Centro Histórico, o Castelo Wawel, a Fortaleza Barbican, a Basílica de Santa Maria e a Igreja de São Pedro e São Paulo.
Top 10 locais a visitar em Cracóvia:
- Torre Barbacã
- Porta de São Floriano
- Basílica de Santa Maria
- Torre da Câmara Municipal
- Mercado Municipal
- Parque Planty
- Igreja de São Pedro e São Paulo
- Castelo e Catedral de Cracóvia
- Bairro Judeu
- Antiga Fabrica de Oskar Shindler
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Auschwitz, Polónia” radius=”0″]Campo de concentração de Auschwitz: Junto com Cracóvia, este é um dos destinos mais famosos da Polónia. Horrivelmente ligado à história do holocausto, Auschwitz foi um campo de concentração alemão Nazi, onde mais de 1 milhão de pessoas morreram, quer nos campos de trabalho quer nas suas câmaras de gás. Pode visitar o recinto muito bem preservado e sentir um pouco desta parte negra da história europeia.
Top 10 locais a visitar em Auschwitz:
- Museu Estatal Auschwitz-Birkenau
- Campo de concentração de Auschwitz I
- Campo de concentração de Auschwitz II – Birkenau
- Praça de Auschwitz Rynek
- Túmulo do Soldado Desconhecido
- Museu Zamek
- Parque Leg Blonia
- Igreja da Assumpção da Virgem Maria
- Centro Cultural de Auschwitz
- Parque de Vida Selvagem
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Katovice, Polónia” radius=”0″]Katovice: Cidade industrial por excelência, tende a ganhar um lugar como destino agradável para se visitar. Apesar de não ter muito para ver comparando com outras cidades vizinhas, Katowice não deixa de ser um destino agradável. A não perder as ruas centrais junto à Estação de Comboios e a Igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.
Top 10 locais a visitar em Katowice:
- Museu Silesiano
- Museu Histórico de Katowice
- Igreja de Santa Maria
- Bairro de Nikiszowiec
- Arena Spodek
- Catedral do Cristo Rei
- Parque Kosciuszko
- Igreja do Arcanjo S. Miguel
- Praça do Mercado
- Igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
[/su_box]