Viagens de Grupo

Melhores destinos para visitar a Rússia

Categorias Rússia Etiquetas ,

Descobrir os mais famosos pontos turísticos da Rússia é sempre fascinante. Não perca os melhores destinos que fizeram a sua reputação como país incontornável durante as suas férias na Rússia.

Vista do rio Volga e do Kremlin, Visitar a Rússia
Vista do rio Volga e do Kremlin em Moscovo, Visitar a Rússia

Pontos turísticos da Rússia


[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mosteiro Iversky, Rússia” radius=”0″]Mosteiro Iversky, RussiaMosteiro Iversky: localizado na ilha do Lago Valdayskoye (no Parque Valdaysky) é um dos mosteiros mais importantes da Rússia. A estrutura principal até hoje não perdeu a sua grandeza, pois ainda continua a ser um dos maiores edifícios do séc. XVII, tendo sido um dos mosteiros mais influentes tal como um centro cultural importante. Tinha como referência o Mosteiro Iviron, no Monte Athos na Grécia pela sua magnitude, retratado através das pinturas lá presentes.

A Catedral, fundada por Nikon em 1653, apresenta formas arquitectónicas simples, um monumento dedicado à religião ortodoxa. Cercada por um muro de pedra com seis torres, sendo a maior chamada de Patriarca, era acompanhada de duas capelas onde consistiam a sacristia e a biblioteca, um edifício de três andares com adegas e armazéns para a actividade agrícola, tal como estábulos e celeiros.

Outrora era um mosteiro bastante regrado, o qual só aceitava pessoas dispostas a dedicar na totalidade a sua vida a Deus, apesar de isso por vezes não corresponder à realidade.

Local de ajuda comunitária nos anos 20, este mosteiro serviu a população através das suas hortas, pomares, lavoura e pastagem que durante a pobreza vivida no bolchevismo envolveu-se em obras de caridade e alimentou os pobres.

Durante o período do poder soviético, o Mosteiro Iversky foi o Museu Arquivo Histórico e Museu da História Local mas também serviu, durante a guerra, como hospital tal como nos anos seguintes, como uma casa de repouso para veteranos de guerra.


Top 10 locais a visitar no Mosteiro Iversky:


  1. Mosteiro Iversky
  2. Lago Valdayskoye
  3. Parque Nacional Valdaysky
  4. Cidade de Valday

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Kideksha, Rússia” radius=”0″]Kideksha, RussiaKideksha: começou por ser uma cidade mas neste momento tem o estatuto de uma vila. Situa-se no Distrito de Suzdalsky. Esta planície do leste europeu fica, mais precisamente, localizada no norte do Oblast – Vladimir Oblast, a 190 Km de Moscovo. Existem mais de trezentos lagos os quais contém água altamente mineralizada. Contribuem para uma grande variedade de florestas mistas que contam com uma vasta fauna como alces, veados, javalis, lobos, raposas e martas, texugo, entre outros. Contamos também com uma grande quantidade de aves como o galos-lira, perdizes, gansos ou patos. A caça é uma actividade bastante usual neste território.

Para além desta ampla quantidade de lagos, a região tem 560 rios que correspondem a um comprimento total de mais de 8,6 milhões de quilómetros situados em amplos vales, com correntes planas.

As pessoas fixaram-se em Kideksha definitivamente após a construção da Igreja de Boris e Gleb, em 1152. Foi mandada construir pelo príncipe Yuri Dolgoruky, perto do Rio Nerl, fornecendo a este lugar a máxima importância como cidade. Mais tarde, destruída pelos mongóis no Séc. XIII, a cidade declinou-se, degradando-se e passando a vila novamente.

Esta cidade pertence ao Anel de Ouro, um grupo de cidades históricas na Rússia Central que tem sido uma verdadeira atracção turística devido à sua arquitectura sublime. Os mosteiros, Catedrais e Igrejas e Kremlins fazem destas cidades autênticos museus ao ar livre dando-nos a oportunidade de viajar no tempo desde o Séc. XII ao Séc. XVIII.


Top 10 locais a visitar em Kideksha:


  1. Igreja de Boris e Gleb
  2. Rio Nerl
  3. Rota do Anel de Ouro
  4. Igreja Tserkov’ Arkhidiakona Stefana

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Yuryev-Polskiy, Rússia” radius=”0″]Yuryev-Polskiy, RussiaYuryev-Polskiy: após o falecimento do grande príncipe Vsevolod III, a cidade de Yuryev-Polsky foi atribuída a um dos seus filhos Svyatoslav, que desenhou a Catedral de São Jorge. Este desenho foi o modelo para as primeiras igrejas construídas em Moscovo. Uma igreja especialmente única cheia de esculturas misteriosas com uma enorme cúpula, foi a última construção de pedra branca a ser construída antes da invasão mongol. É dos edifícios mais fascinantes da Rússia, vale mesmo a pena visitar! É também possível visitar o Mosteiro do Arcanjo Miguel, um edifício rodeado por um murado de pedra e várias torres. Em conjunto com o mosteiro, podemos encontrar cerca de três igrejas e uma catedral em estilo russo. A cidade apresenta óptimos transportes para uma fácil movimentação mas também é bastante fácil caminhar ou andar de bicicleta, pois a cidade apresenta um terreno plano.


Top 10 locais a visitar em Yuryev-Polsky:


  1. Mosteiro Mikhailo-Arkhangelsky
  2. Colina Artificial
  3. Catedral da Trindade
  4. Catedral de São Jorge
  5. Memorial da Segunda Guerra Mundial
  6. Ruínas do Convento Petropavlovsky
  7. Monumento a Lenine
  8. Antigo Mercado
  9. Igreja da Ascensão
  10. Mosteiro Svyato-Vvedensky Nikonovsky

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Veliky Novgorod, Rússia” radius=”0″]Veliky Novgorod, RussiaVeliky Novgorod: significa “Cidade Nova” mas por curiosidade é das cidades russas mais antigas. Foi construída nas margens do rio Volkhov, localizando-se a 155 km de São Petersburgo e a 552 km de Moscovo. É uma cidade sublime com um sentido turístico bastante aprazível. Normalmente quem a visita vai ao encontro de um momento calmo e agradável. Como em toda a Rússia, Novgorod não é excepção, uma autêntica cidade-museu, repleta de igrejas, de ruas fantásticas e muito cuidadas e claro, com grande destaque para o magnífico Nizhny Novgorod Kremlin. Este monumento situa-se no centro da cidade e é considerado uma das mais nobres fortalezas medievais. Dentro do Kremlin, encontramos a Catedral de St. Sofia, um dos edifícios mais antigos construídos em pedra com a famosa cúpula dourada resplandescente. Aquando da Segunda Guerra Mundial, esta cidade ficou bastante danificada, mas a maior parte dos edifícios foram mais tarde recuperados. Para além das imensas igrejas presentes em Novgorod, vale a pena conhecer o Parque do Kremlin, o Museu de História e Arte e o Museu de Folk, tal como o Centro de Música Antiga.


Top 10 locais a visitar em Veliky Novgorod:


  1. Mosteiro de São Jorge ou Mosteiro de Yuriev
  2. Millenium da Russia
  3. Kremlin de Novgorod
  4. Catedral de Santa Sofia
  5. Museu Etnográfico de Arquitectura em Madeira ou Vitoslavlitsy
  6. Museu de Belas Artes
  7. Pátio de Yoroslav
  8. Catedral de São Nicolau
  9. Salão da Glória Militar
  10. Complexo arqueológico Troitsky

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mosteiro de Vyazhishchi, Rússia” radius=”0″]Mosteiro de Vyazhishchi, RussiaMosteiro de Vyazhishchi: conhecido como o Mosteiro das Mulheres, o Mosteiro de Vyazhishchi é de uma imponência inacreditável. Outrora este mosteiro ostentava muito poder e riqueza. Nos séculos XV e XVI possuía 2.000 hectares de terra, tendo sido confiscado por Catarina “A Grande”, que deixou decair o edifício e o seu funcionamento por completo. Por volta dos anos 20, o mosteiro foi fechado devido à falta de cuidado com o mesmo e só a partir dos anos 50, foi entregue à Igreja Ortodoxa. A partir daí, o edifício sofreu obras de recuperação e com a dedicação de algumas freiras, é um mosteiro que funciona ainda hoje em dia.


Top 10 locais a visitar no Mosteiro de Vyazhishchi:


  1. Mosteiro de Vyazhishchi

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ryazantsevo, Rússia” radius=”0″]Ryazantsevo, RussiaRyazantsevo: é uma pequena aldeia situada em Pereslavl com o rio Toshme a passar ao lado. Os primeiros registos que se conhecem deste lugar remetem a 1628 e neste mesmo ano construiu-se a Igreja de Arcanjo Miguel, em madeira. Dois séculos depois, construiu-se uma igreja de pedra. Sempre foi uma aldeia dedicada à prática religiosa pois acabou por funcionar como uma escola paroquial. A mais recente construção ligada à religião foi a Capela de São Jorge, construída em 2002.


Top 10 locais a visitar em Ryazantsevo:


  1. Igreja de Arcanjo Miguel
  2. Capela de São Jorge
  3. Rio Toshme

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Suzdal, Rússia” radius=”0″]Suzdal, RussiaSuzdal: localizada a 200km de Moscovo, é uma das cidades pertencentes ao Anel de Ouro da Rússia Central, conhecida como a cidade dos monumentos brancos, uma herança dos tempos do Principado de Vladimir-Súzdal. Foi durante séculos a base do Estado Russo. Estes monumentos, construídos em pedra branca, simbolizam a implementação do Cristianismo na Rússia.
Com cerca de 1000 anos de existência e tamanha importância, foi essencial ao nível político durante muito tempo mas isso não durou para sempre. Assumiu-se como um centro religioso bastante importante e é inacreditável a quantidade de igrejas e mosteiros existentes neste lugar.
Evidencia-se, naturalmente, como uma cidade turística onde pode visitar a Igreja de madeira de S. Nicolau, construída originalmente em Glotovo em 1766 e transferida para Suzdal nos anos 60, integrada no Museu de Madeira e a Igreja Baptista de S. João de paredes brancas, suportada por traves de madeira.

Também com uma forte ligação às artes, é usual durante o Verão em Suzdal ver as ruas com imensos ilustradores e pintores de tela e cavalete inspirados pelas paisagens rurais repletas de prados e riachos.


Top 10 locais a visitar em Suzdal:


  1. Kremlin de Suzdal
  2. Mosteiro Vasilievsky
  3. Catedral da Natividade da Virgem Maria
  4. Museu de Arquitectura de Madeira e Vida Camponesa
  5. Convento da Santa Intercessão
  6. Igreja da Assunção da Mãe de Deus
  7. Igreja de São Cosmos e São Damião
  8. Arcada Comercial
  9. Mosteiro Spaso-Yevfimiev
  10. Casa medieval de Suzdal

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Pereslavl-Zalesskiy, Rússia” radius=”0″]Pereslavl-Zalesskiy, RussiaPereslavl-Zalesskiy: O Anel de Ouro da Rússia engloba um grupo de cidades da Rússia Central, as quais revelam grande importância ao nível histórico e arquitectónico – Pereslavl é uma delas.

É uma cidade bastante turística devido aos seus monumentos repletos de uma arquitectura única como Catedrais e Igrejas antigas, contando também com uma grande quantidade de Museus locais com exposições exclusivas. A viagem para esta cidade é especial.

Pereslavl está rodeado por florestas verdes e densas trazendo a este lugar uma magia singular em toda a Rússia. No Parque Nacional de Pleshcheyeyo, bastante rico em flora e fauna, poderá encontrar uma grande variedade de espécies de plantas e de animais silvestres como o veado ou esquilos e cerca de duzentas espécies de aves. Por ser uma cidade ligada ao Turismo e por ser bastante acessível de carro ou de autocarro desde a cidade de Moscovo, nota-se uma preocupação na modernização das infra-estruturas e dos edifícios. A não perder de visitar o Mosteiro de Goritsky. Foi alvo de um incêndio no Séc.XVIII e por tal foi decidido encerrar as funções como mosteiro, mas hoje em dia funciona como museu.


Top 10 locais a visitar em Pereslavl-Zalesskiy:


  1. Mosteiro Goritsky Uspensky
  2. Museu Marítimo de Pedro o Grande
  3. Mosteiro Nikolsky
  4. Vestígios do Kremlin
  5. Convento Feodorovsky
  6. Igreja dos Quarenta Mártires de Sebaste
  7. Catedral da Transfiguração do Salvador
  8. Museu dos Ferros de Engomar
  9. Museu Histórico, de Arte e de Arquitectura Pereslavl-Zalessky
  10. Parque Histórico e Cultural Russky

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Kabanskoye, Rússia” radius=”0″]Kabanskoye, RussiaKabanskoye: é uma pequena vila onde não existe a ostentação presente em muitas cidades russas, no entanto é um local bastante interessante para se visitar. Parece assim meio perdida no nada e não tem muito o hábito de receber visitantes. Mas aqui poderá ter uma verdadeira experiência de como é a vida no campo na Rússia. As casas nesta pequena localidade são todas diferentes umas das outras, os habitantes tentam ser originais e pintam cada uma delas de cores diferentes, usando também decorações e ornamentos originais.

Situada na margem do Rio Selenga, Kabanskoye é alvo de recorrentes cheias. Tem uma indústria de curtumes muito presente, empregando muitos habitantes.


Top 10 locais a visitar em Kabanskoye:


  1. Casas típicas de Kabanskoye
  2. Rio Selenga

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Yelizarovo, Rússia” radius=”0″]Yelizarovo, RussiaYelizarovo: as igrejas de Yelizarovo estão um pouco em mau estado e as que estão a ser restauradas, é a um ritmo lento. É um local bastante calmo com poucos habitantes mas bastante interessante para quem não quer viver um turismo de massas. O ideal para visitar pequenas vilas como Yelizarovo é ter carro próprio para poder gerir a viagem à sua maneira. Desta forma poderá parar onde e quando quiser. Nestas estradas com pouco movimento existem taxis locais e alguns autocarros que fazem a estrada de Pereslavl-Zalesskiy para Yur’yev-Pol’skiy em Vladimirskaya Oblast e para Sudzal e Vladimir.


Top 10 locais a visitar em Yelizarovo:


  1. Convento de Yelizarovo

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mosteiro de Nikitsky, Rússia” radius=”0″]Mosteiro de Nikitsky, RússiaMosteiro de Nikitsky: um dos monumentos mais antigos da Rússia. É um local incrível que vale a pena visitar. Os tons de prata nas cúpulas, o lago e os jardins do mosteiro remetem-nos para momentos de paz. É óptimo para visitar com a família e, à noite é especialmente bonito e misterioso.


Top 10 locais a visitar no Mosteiro de Nikitsky:


  1. Mosteiro de Nikitsky

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Bogolyubovo, Rússia” radius=”0″]Bogolyubovo, RússiaBogolyubovo: é uma terra rural situada em Suzdal, a 10 Km de Vladimir. A igreja e o mosteiro pertencem à lista UNESCO de Património Mundial da Humanidade e foram mandados construir por Andrei I – o Pio de Vladimir – um príncipe que teve uma visão de Maria Mãe de Deus “Theotokos” naquele lugar. Contando com bom tempo, pode fazer uma caminhada bastante agradável até à Igreja de Intercessão da Virgem Maria, que fica localizada junto ao rio Nerl. Vale a pena visitá-la, pois é um dos edifícios religiosos russos mais importantes e que se encontra em muito bom estado de conservação. A Catedral da Natividade é um monumento imponente com uma beleza impressionante. O branco das paredes em combinação com o azul das cúpulas viradas para o céu é imperdível. Ao nível arquitectónico e decorativo é um monumento obrigatório a visitar. Os frescos do seu interior são únicos e de uma representação pictórica muito bem executada.


Top 10 locais a visitar em Bogolyubovo:


  1. Catedral da Natividade
  2. Ruínas do castelo do príncipe Bogolyubsky
  3. Igreja de Intercessão da Virgem Maria
  4. Rio Nerl

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”São Petersburgo, Rússia” radius=”0″]Sao Petersburgo, RussiaSão Petersburgo: uma das cidades mais bonitas da Europa – foi fundada em 1703 por Pedro o Grande e foi a antiga capital da Rússia entre o Séc. XVIII e XX. Também conhecida por Piter, esta cidade atrai muitos turistas. Um verdadeiro centro cultural, está repleta de património artístico-arquitectónico para conhecer, para além de oferecer uma vasta escolha de actividades para quem gosta de sair à noite. É bom ir com tempo a Petersburgo pois há imensas coisas para conhecer. Sem dúvida que precisa de pelo menos dois ou três dias para poder visitar os monumentos e pontos de interesse mais importantes desta cidade russa.

O Palácio Hermitage – que é um dos maiores museus do mundo – conta com milhões de peças de arte em exposição, incluindo a presença de obras de Da Vinci, Michelangelo e Rembrandt. A entrada não é barata, mas se por acaso se se encontrar em Piter na primeira Quinta-Feira de cada mês, poderá entrar gratuitamente e apreciar esta maravilha de museu-palácio. Não pode sair de São Petersburgo sem visitar este museu. É como ir a Roma – Itália – e não visitar o Coliseu.

A Catedral do Sangue Derramado, construída no final do Séc. XIX é um dos monumentos mais importantes e chama-se assim por causa do sangue derramado no assassinato de Tzar Alexandre II em 1881. Este edifício é totalmente decorado com ouro e pedras preciosas e hoje em dia, sem qualquer actividade religiosa, funciona como um museu onde quem o visita pode contemplar a sua arquitectura e beleza das pinturas no interior.

Aqui vive-se um ambiente bastante europeu e São Petersburgo é até chamada de Veneza Russa. Construída nas margens do rio Neva, aproveite para conhecer as pontes que são fascinantes.


Top 10 locais a visitar em São Petersburgo:


  1. Museu Hermitage
  2. Avenida Nevsky
  3. Teatro Mariinsky
  4. Fortaleza de Pedro e Paulo
  5. Convento de Smolny
  6. Museu de Etnologia e Etnografia ou Kunstkamera
  7. Grande Palácio de Peterhof
  8. Museu Russo
  9. Palácio Yusopov ou Palácio Moika
  10. Catedral do Sangue Derramado

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Moscovo, Rússia” radius=”0″]Moscovo, RússiaMoscovo: uma mega-cidade com mais de 16 milhões de habitantes, é a maior cidade do continente europeu – sendo a 2ª maior Istambul (Turquia) e a 3ª maior Londres (Inglaterra). Esta cidade fundada no século XI, mistura modernidade com história e, além de inúmeros monumentos, palácios, museus e edifícios históricos com centenas de anos, Moscovo detém 8 dos 10 mais altos arranha-céus da Europa.

Dos inúmeros pontos de interesse e monumentos para visitar destacam-se a Praça Vermelha, onde se pode visitar também a Catedral de São Basílio, construída entre 1555 e 1561, o incrível Kremlin, o coração da política russa e o Mausoléu de Lenine. Outros lugares na cidade são o lindo Teatro Bolshoi, a impressionante Catedral de Cristo Salvador, a Igreja dos Doze Apóstolos e o Monumento aos Conquistadores do Espaço. Ao nível de museus, Moscovo é um dos centros de arte mais importantes do mundo. Os mais conhecidos museus de Moscovo são o Museu Estatal Pushkin de Belas Artes – o maior de Moscovo, o Museu de História de Moscovo e ainda o Museu da Segunda Guerra Mundial. O metro de Moscovo é um dos sistemas de transporte mais complexos do mundo. Com mais de 80 anos de funcionamento, conta com 195 estações e mais de 325 kms de linhas. Sem dúvida que andar de metro em Moscovo é um must, uma vez que andar de carro poderá ser uma experiência stressante.


Top 10 locais a visitar em Moscovo:


  1. Praça Vermelha
  2. Kremlin
  3. Catedral de Cristo o Salvador
  4. Museu de Arte Tretyakov
  5. Parque Gorky
  6. Convento Novodevichy
  7. Arsenal de Moscovo
  8. Metro de Moscovo
  9. Velha Arbat
  10. Teatro Bolshoi

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Grózni – Chechénia, Rússia” radius=”0″]Grózni, RussiaGrózni: é uma cidade famosa do sul da Rússia, mais propriamente na República da Chechénia (Chechênia). Infelizmente é conhecida por maus motivos devido a várias décadas de conflito armado entre separatistas extremistas muçulmanos e o exército russo. Em 2002 as Nações Unidas declararam Grozny “a cidade mais destruída à face da Terra”. Hoje em dia, felizmente, tudo mudou, e devido a políticas de inserção de comunidades na política e ao desenvolvimento da região a nível de infraestruturas e injecção de capital, fez desta região uma das mais prósperas na Rússia. Chamada de “a nova Dubai russa”, devido ao seu desenvolvimento económico, os lugares mais importantes para visitar são a Igreja do Arcanjo São Miguel, a Mesquita da Cúpula – a maior mesquita da Rússia, uma caminhada na Grozny Downtown, e ainda os vários monumentos da guerra espalhados pela cidade, destacando o monumento ao Soldado Caucasiano. Também há um memorial de guerra com tanques próximo do centro.


Top 10 locais a visitar em Grózni:


  1. Igreja do Arcanjo S. Miguel
  2. Mesquita da Cupula (Heart of Chechnya)
  3. Downtown Grozny
  4. Museu Nacional da Republica da Chechénia
  5. Teatro de Grozni
  6. Mesquita Sheik Arsanov
  7. Praça Central
  8. Monumento ao Soldado Caucasiano
  9. Grozni City Towers
  10. Museu Akhmat-Khadzhi Kadyrova

[/su_box]

Instagram JoaoLeitaoViagens