Índice
[subsection color=”” full_width=”0″ full_height=”0″ background=”” parallax=”1″]
[home_heading]
[heading_line type=”primary_bg” new_line=”0″]Guia de Viagem da Somalilândia[/heading_line]
[/home_heading]
[/subsection]
Viajar na Somalilândia – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Somalilândia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias na Somalilândia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- República da Somalilândia – Informação prática
- Turismo na Somalilândia – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Clima e Quando ir
- Vídeo da Somalilândia
- Resumo de viagem à Somalilândia
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros na Somalilândia
- Locais UNESCO na Somalilândia
- Kit de Viagem
Obrigado.
República da Somalilândia
- Capital: Hargeisa.
- Língua oficial: Somali, inglês e árabe.
- Presidente: Ahmed Mahamoud Silanyo.
- Vice-presidente: Abdirahman Saylici.
- População 2008: 3.500.000 habitantes.
- Moeda: Shilling da Somalilândia.
- Área Total: 137.600 km².
- Fuso horário: UTC +3.
- Código telefónico internacional: +252.
- Clima: Desértico, montanhoso.
- Visto: O visto pode ser feito na chegada ao aeroporto se vier de avião, ou nas embaixadas da Somalilândia em Addis Ababa e Londres.
- Fronteiras: a oeste com o Djibuti, ao norte com o Golfo de Aden, a sul com a Etiópia e a leste com a Somália (Puntlândia).
- Locais a não perder: Hargeisa, Las Geel, Berbera.
- Quando visitei a Somalilândia: Fevereiro 2013.
Turismo na Somalilândia, Roteiros de Viagem
A Somalilândia é um país fascinante para passar férias.
Não conhece este país?
Bem, é porque na verdade ele não existe.
Mas, tem as suas fronteiras, os seus militares, moeda, presidente, polícia, e que organiza eleições democráticas desde 1991.
A Somalilândia é um país auto-proclamado, que tecnicamente e segundo as Nações Unidas fica situado na região mais a Noroeste da Somália.
Basicamente, este país que não existe, funciona melhor que 2/3 do resto dos países de África. Mas mesmo assim as Nações Uniaos não o reconhecem.
Faz fronteira com a Etiópia, o Djibouti e outra região da Somália chamada de Punt Land, famosa por haver mais de 400 pessoas sequestradas e mantidas prisioneiras pelos piratas do Golfo de Áden.
Dito isto, você agora já deve estar cheio de vontade para viajar à Somalilândia não é? (ironia…)
Mas olhe, eu passei uma semana muito tranquila aqui, sem problemas.
Aproveitei para conhecer a sua capital Hargeisa, as fantásticas pinturas rupestres de Las Geel e a cidade costeira de Berbera, de onde apanhei o avião de volta para a Etiópia.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história da Somalilândia começa por uma crise de identidade, uma vez que não é um país reconhecido mundialmente. É um território que,oficialmente, pertence à Somália, cuja independência foi reclamada em 1991, ao que passou a ser, efectivamente um Estado. Foi colónia do Reino Unido desde o final do século XIX, unindo-se à Somália Italiana nos anos 60 com o objectivo de formar a Somália. Constantemente disputada pelas várias potências europeias, foi palco de sucessivos golpes de estado e guerras, gerando uma guerra civil, ao que, mesmo independente, este facto ainda não é reconhecido internacionalmente. Estas guerras devastaram completamente esta República, deixando danos irreversíveis, tanto nas cidades como socialmente falando, grandes índices de pobreza e de fome na população. O povo lutou contra a ditadura de Siad Barre, momento importante da história do país, tornando o mesmo numa verdadeira anarquia. Ainda hoje se luta pela sobrevivência e pelo estado político do país, a fim de sair do estado caótico que aqui se encontra.
A geografia da Somalilândia conta com uma área territorial de 637 657 Km2, localizado na África Oriental, mais propriamente, no “Chifre da África”. Este país faz fronteira a Norte com o Golfo do Áden, a Noroeste com Djibouti, a Oeste com a Etiópia, a Sudoeste com o Quénia, e a Leste, ou no litoral, com o Oceano Pacífico. Normalmente é chamada de Costa Ajan, à zona Nordeste deste país. A sua capital é Mogadíscio (com o significado de “Assento do Xá”) e tem cerca de 10 milhões de habitantes.
A cultura da Somalilândia é inédita – este lugar vive uma crise de identidade, uma vez que vive como se fosse este país que não existe. Apesar de possuir um governo, cidadãos, serviço militar e uma própria moeda, e para além de a população ser fiél às suas tradições e costumes, este lugar não é reconhecido como um país independente ao nível internacional. Este lugar e as suas gentes foram bastante massacradas e subjugadas pelas colónias inglesas, italianas e americanas, mas que ainda assim têm um grande orgulho e lutam sempre por aquilo que são de uma forma bastante activista. São um povo bastante anfitrião e simpático e as cidades são calmas. Em dias muito quentes, têm por hábito o mascar a folha Khat (uma droga leve) à sombra. Grande parte da população são crentes do islamismo e é possível desfrutar de maravilhosas mesquitas, especialmente nas grandes cidades.
Clima e Quando ir:
Para saber quando ir à Somalilândia você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar a Somalilândia é durante o ano todo, pois o calor está presente sempre; no entanto, tenha em atenção que no Norte as temperaturas são bastante elevadas, sendo que na costa Leste o tempo é mais agradável e menos sufocante.
O clima da Somalilândia é muito quente, devido à sua proximidade da linha do Equador. As temperaturas máximas variam entre os 30ºC e os 40ºC. As épocas chuvosas são chamadas de Gu e Dayr, onde a primeira tem início no mês de Abril, terminando no mês de Julho, e o Dayr, ocorre entre o mês de Outubro e Novembro.
Vídeo do mercado de camelos em Hargeisa
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=-uV3p40dnHw”]
O que visitei / Resumo de viagem à Somalilândia
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Wajaale, Somalilândia” radius=”0″]Wajaale: cidade da fronteira entre a Etiópia e a Somália. Sim, é mesmo o que você imagina. Lixo, poeira, pobreza, policias e militares armados e, … gente muito simpática e curiosa.
Top 10 locais a visitar em Wajaale:
- Mesquita Central de Wajaale
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Hargeisa, Somalilândia” radius=”0″]Hargeisa: capital da Somalilândia. Cidade cheia de vida nas ruas, com um povo fortemente muçulmano onde a lei sharia prevalece. Hargeisa é uma mistura de mulheres completamente tapadas com roupas coloridas, poeira, areia e lixo, carros japoneses, dromedários e cabritas a pastarem livremente nas ruas, vendedores de dinheiro com kgs de notas na sua banca e, muitos altifalantes a recitarem o Alcorão praticamente durante todo o dia e noite. A cidade tem muitas bancas e lojas abertas 24 horas por dia.
Top 10 locais a visitar em Hargeisa:
- Memorial de Guerra
- Museu de Hargeisa
- Complexo de grutas Laas Gaal
- Mesquita Jama
- Mercado Central
- Mercado de gado
- Monumento da Independência
- Mesquita Central de Hargeisa
- Mesquita Masjid Al-Huda
- Centro de Negócios Dahabshiil
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Laas Gaal, Somalilândia” radius=”0″]Laas Gaal: Pinturas rupestres em muito bom estado de conservação situadas a 50km da cidade de Hargeisa. Em Laas Gaal há várias zonas de pedras com pinturas murais feitas à mais de 9000 anos. Humanos e animais retratados com cores barrentas. É um espectáculo, adorei e foi o auge da minha viagem a esta zona do Corno de África.
Top 10 locais a visitar em Laas Gaal:
- Grutas com arte rupestre Laas Gaal
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Praia de Baathela, Somalilândia” radius=”0″]Praia de Baathela: A Praia Baathela vale a pena visitar e, se quer uns dias para repor forças e voltar à carga da viagem, então faça como eu que fiquei aqui vários dias. Esta praia fica a 5 km de distância de Berbera. Tem água azul, areia amarela e praticamente ninguém vai à praia, a não ser algumas famílias que vêm aqui durante o fim de semana. Na praia pode avistar golfinhos e fazer companhia aos caranguejos e aos grupos de ibis que passeiam à beira mar.
Top 10 locais a visitar na Praia de Baathela:
- Praia de Baathela
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Berbera, Somalilândia” radius=”0″]Berbera: Cidade costeira do Golfo de Áden. No centro de Berbera há vários edifícios destruídos, o porto de pesca, a mesquita antiga e a zona do mercado. Há ainda uma zona no porto que tem vários barcos velhos, presos na areia e abandonados.
Top 10 locais a visitar em Berbera:
- Praia de Baathela
- Mesquita Otomana
- Grutas Laas Gaal
- Praia Batalaale
- Mesquita Central de Berbera
- Antiga Pista da NASA
- Porto de Pesca
- Mesquita Indiana
- Mercado matinal
- Edifícios no centro da cidade
[/su_box]
[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=Somalilândia]
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Somalilândia” radius=”0″]Estes são todos locais que valem a pena visitar na Somália. Os locais UNESCO Património Mundial são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural de determinado país.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Somalilândia:
- A Somalilândia não tem sítios UNESCO Património Mundial da Humanidade.
[/su_box]