Índice
Talas é uma das cidades do Quirguistão a visitar. Remota e isolada, tem uma magia especial, com o cenário idílico que a rodeia… o rio Talas e as montanhas em redor. Aqui nasceu o grande herói quirguize Manas e apesar da moderna Talas ter sido fundada apenas em 1877, a região foi ponto de passagem da histórica Rota da Seda.
Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Talas, e explorar o local a fundo. Visitar o Quirguistão e não passar por Talas, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.
Visitar Talas Quirguistão
A pequena cidade de Talas conta com cerca de 32 mil habitantes e localiza-se no noroeste do Quirguistão, junto ao rio Talas, que corre entre dois sistemas montanhosos. Foi fundada em 1877, então com o nome de Dmitrievskoye, por colonos eslavos. Sofreu com o colapso da União Soviética, pois apesar de se localizar no Quirguistão estava funcionalmente ligada ao Cazaquistão, do qual ficou separada pelas estritas políticas de fronteira impostas após a independência destes países, até porque as montanhas tornam difíceis a ligação ao resto do Quirguistão. Talas é conhecida sobretudo como o local de nascimento de Manas, um herói mítico do Quirguistão. Trata-se de uma cidade que vê poucos turistas. Encontra-se fora das rotas naturais para os viajantes, apesar de ter alguns motivos de interesse, como petróglifos e locais associados à antiga Rota da Seda, para além, claro, do suposto mausoléu de Manas e de locais naturais.
Melhores atrações de Talas
- Mausoléu de Manas
- Parque Nacional Besh-Tash
- Lago de Sary Chelek
- Lago de Kirov
- Pico de Manas
- Campos arqueológicos de Kulan Sai, Terek Sai e Tash Kurgan
- Arco de Entrada em Talas
- Igreja Russa
Dicas de Viagem
- Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Talas, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
- Apesar de ficar fora do centro da cidade, não perca o Mausoléu de Manas.
- Os habitantes da região são muito simpáticos e é muito normal ser convidado para um chá em casa de alguém.
- Em Manas Ordo, dentro do complexo do mausoléu, é o local onde os jovens da região treinam o jogo nacional chamado de kokboru. Se tiver sorte pode ser que visite o lugar durante os treinos.
- O mercado central de Talas enche pela manhã. Não perca.
Lugares para visitar em Talas
1. Mausoléu de Manas
Também conhecido como Manas Ordo, é o pretenso local da sepultura de Manas, mas eventualmente trata-se apenas de um túmulo falso, criado com a intenção de confundir os inimigos de Manas que procurassem profanar os restos mortais do herói quirguize. A viúva terá mandado colocar no mausoléu uma inscrição alusiva a uma princesa, mas quando o túmulo foi aberto encontrou-se o esqueleto de um homem. A dúvida subsistirá para sempre. O bonito mausoléu terá sido construído por volta de 1334, decorado com inscrições de cariz religioso no alfabeto kufic, e localiza-se a 12 km a leste de Talas. No Verão realizam-se aqui jogos tradicionais a cavalo, um espectáculo inesquecível para qualquer visitante. Para além do mausoléu existe no local um museu dedicado à vida e obra de Manas e uma colina a que se pode subir, usufruindo-se de grandes vistas desde o seu topo. Já agora, Manas distinguiu-se pela unificação do povo Quirguize e pela liderança da luta pela independência.
2. Parque Nacional Besh-Tash
O Parque Nacional Besh-Tash, criado em 1996, estende-se por uma área de 13.600 hectares, incluindo uma zona de protecção rigorosa que ocupa 5.567 hectares. Segue o curso do rio Besh-Tash ao longo de 30 km, mas quem vem de Talas entra no Parque após viajar 13 km. Podem aqui ser encontrados excelentes exemplares de fauna e flora local. Mais de 800 espécies de plantas e de 2000 tipos de insectos. Com sorte serão avistados animais de maior porte como as Ovelhas de Montanha, o Lince do Turquistão, a Águia Dourada e acima de tudo o raro e esquivo Leopardo da Neve. Se visitar o Parque procure os petróglifos e as interessantes nascentes de água quente e não perca um dos melhores pontos do Parque: o lago Besh-Tash, de águas de tonalidade azul-turquesa, que tem uma profundidade máxima de 28 metros e se encontra a cerca de 3.000 metros de altitude.
3. Lago de Sary-Chelek
Este lago faz parte de uma Reserva da Biosfera da UNESCO, criada em 1978, que inclui um total de sete lagos na região. O lago tem uma largura máxima de 2 km e um comprimento de 7,5 km, localizando-se a cerca de 60 km a sul de Talas. As suas margens têm uma vegetação densa e viva, muito verde, e por vezes impressionantes falésias. Desde o parque de estacionamento pode o viajante aventurar-se nos trilhos de montanha, que levam até lagos secundários e a pontos de onde pode usufruir excelentes vistas do lago principal.
4. Lago de Kirov
Trata-se de um lago artificial, uma albufeira relacionada com a barragem que ali foi construída em 1976. A sua actividade funcional é intensa, com a sua água a ser usada para irrigar campos de cultivo não só no Quirguistão como também no vizinho Cazaquistão. O lago é alimentado pelas águas do rio Talas, ocupando uma área de 27 km2. Do ponto de vista lúdico, que é afinal o que interessa o viajante, a orla do lago é uma excelente opção para relaxar um pouco. A área é muito apreciada pelos locais que ali se deslocam para pescar, podendo-se ali apanhar trutas e vários tipos de carpas, ou fazer picnics, nadar nas águas do lago ou fazer desportos aquáticos. É também uma boa opção para fazer campismo.
5. Pico de Manas
Este pico é o ponto mais alto das montanhas Talas Ala-Too, situando-se a 4.488 metros de altura, sendo um dos e sendo um dos locais mais altos do Tien-Shan Ocidental. É considerada uma das montanhas mais bonitas do Quirguistão mas a ascensão pode ser complicada, não sendo recomendada a iniciados, existindo diversas faces rochosas com ângulos de 50 graus. O seu nome é obviamente inspirado no herói quirguize Manas, uma excelente escolha, considerando que tal como o próprio Manas o pico se eleva entre os que o rodeiam, servindo de ponto de orientação e simbolizando grande poder e invencibilidade.
Fotos de Talas
Celebrações e Feriados
- 1 de Janeiro – Dia de ano novo
- 7 de Janeiro – Dia de Natal
- 23 de Fevereiro – Dia do Defensor da Pátria
- 8 de Março – Dia Internacional da Mulher
- 21 de Março – Feriado de Nooruz
- 7 de Abril – Dia das Pessoas da Revolução de Abril
- 1 de Maio – Dia do trabalhador
- 5 de Maio – Dia da Constituição
- 9 de Maio – Dia da vitória
- 15 de Junho – Orozo Ait
- 21 de Agosto – Kurman Ait
- 31 de Agosto – Independência
- 7 de Novembro a 8 de Novembro – Dias da Comemoração dos Antepassados
Roteiros em Talas
Roteiros para visitar Talas de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Talas na Quirguistão
1 Dia em Talas (24 horas)
- Dia 1 Manhã: Passear pelo mercado no centro da cidade. Depois ir à praça principal com a estátua de Chinghiz Aitmatov, reconhecidamente um dos maiores nomes da literatura do Quirquistão.
- Dia 1 Tarde: Visitar o complexo de Manas Ordo, local da sepultura de Manas. Há um museu, um cemitério, e o mausoléu principal que data do século XIV.
2 Dias em Talas (48 horas)
- Dia 1 Manhã: Passear pelo mercado no centro da cidade. Depois ir à praça principal com a estátua de Chinghiz Aitmatov, reconhecidamente um dos maiores nomes da literatura do Quirquistão.
- Dia 1 Tarde: Visitar o complexo de Manas Ordo, local da sepultura de Manas. Há um museu, um cemitério, e o mausoléu principal que data do século XIV.
- Dia 2 Manhã: Lago de Kirov.
- Dia 2 Tarde: Passear pelo mercado no centro da cidade.
3 Dias em Talas (72 horas)
- Dia 1 Manhã: Passear pelo mercado no centro da cidade. Depois ir à praça principal com a estátua de Chinghiz Aitmatov, reconhecidamente um dos maiores nomes da literatura do Quirquistão.
- Dia 1 Tarde: Visitar o complexo de Manas Ordo, local da sepultura de Manas. Há um museu, um cemitério, e o mausoléu principal que data do século XIV.
- Dia 2 Manhã: Lago de Kirov.
- Dia 2 Tarde: Passear pelo mercado no centro da cidade.
- Dia 3 Manhã: Parque Nacional Besh-Tash.
- Dia 3 Tarde: Parque Nacional Besh-Tash.