Índice
Guia de Viagem
Viajar na Zâmbia – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Zâmbia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias na Zâmbia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo na Zâmbia – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo da Zâmbia
- Resumo de viagem à Zâmbia
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros na Zâmbia – 6 e 7 dias
- Locais UNESCO na Zâmbia
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo na Zâmbia, Roteiros de Viagem
A Zâmbia é um país fascinante para passar férias.
Atravessei o sul da Zâmbia en-route para o Botswana via Namíbia. Resolvi estar um par de dias na cidade de Victoria Falls para descansar e visitar o lindo Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya.
As pessoas da Zâmbia são muito simpáticas sendo para mim umas das mais acolhedoras da região.
Fica registada esta minha viagem, na esperança de que num futuro próximo consiga visitar mais locais deste lindo país da África Austral.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história da Zâmbia não nos conta quase nada desde a época Pré-Histórica até à Idade Média por falta de documentação, embora se saiba que existiram reinos que remontam ao século XI, ligados ao povo Banto, um povo muito ligado à agricultura, que vivia essencialmente no Botswana e na Namíbia. Como existiu uma emigração deste povo para a Zâmbia, a prática da agricultura com técnicas extremamente avançadas para a altura, foi motivo para se sedentarizar neste território, tornando-se auto-suficientes. Local bastante fechado aos árabes e europeus, pois a Zâmbia encontra-se na África profunda e interior. A Zâmbia acabou por não receber estrangeiros da mesma forma que os outros territórios vizinhos. Em 1888 foi uma colónia da Coroa Inglesa, território que era conhecido como “Rodésia do Norte”, governando este país até ao ano 1924. Devido a uma crise profunda, medidas de austeridade económica foram profundamente aplicadas, tendo sido necessário chamar o FMI em 1992, relação que acabou por se romper cinco anos mais tarde.
A geografia da Zâmbia conta com a área territorial de 752 614 Km2, situada na África Austral. Este país faz fronteira a Norte com a República Democrática do Congo, a Nordeste com a Tanzânia, a Leste com o Malawi e com Moçambique, a Sul com a Namíbia e a Oeste com a Angola. O cenário paisagístico presente na Zâmbia é principalmente constituído por um planalto, que compreende altitudes de 900 a 1500 metros de altitude. Ao Sul, o relevo da fronteira é representada pelo Rio Zambeze, sendo que a Sudoeste, encontramos o Deserto Kalahari. Os rios mais importantes do país são o Rio Congo e o Rio Zambeze, este o último que faz fronteira com o Zimbabwe, local onde se formam as Cataratas Victória, as mais altas do mundo, com 99 metros de altura e 1708 de extensão e, consideradas dos monumentos naturais mais espectaculares do mundo.
A cultura da Zâmbia é representada, principalmente pelo povo Bantu, em conjunto com influências europeias, que apesar de terem chegado tarde a este território, denso e profundo de África, deixaram as suas marcas. As tribos que aqui vivem, são comunidades que, cada uma delas vive consoante as suas tradições, tal como falam a sua própria língua. A diferença é que com a chegada dos povos europeus, trouxeram consigo as técnicas de construção, permitindo que a urbanização fosse instaurada no país, fazendo com que os povos nativos adoptassem alguns padrões de vida europeus. A língua oficial é o Inglês, no entanto, falam-se outras línguas e dialectos, nomeadamente o Bemba, o Tonga, o Lozi, entre outros. A gastronomia é bastante apetitosa, onde algumas regras como comer com a mão é imperativo. Uma das iguarias que não falta em cima da mesa do povo zambiano é Nshima, uma panqueca feita de farinha de milho, acompanhada de carne e vegetais.
Zambia Tourism Promo Video
Vídeo promocional do turismo da Zâmbia.
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=CpMmF2YhiJA”]
O que visitei / Resumo de viagem à Zâmbia
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Cataratas Vitória, Zâmbia” radius=”0″]Cataratas Vitória: situam-se no Rio Zambeze na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué. São das maiores cataratas do mundo, com 1,5 km de largura e com a altura entre os 60 e os 128 metros. Na parte da Zâmbia ficam no Parque Nacional Mosi-Oa-Tunya (“fumaça que troveja”) que é o nome que os nativos davam ao fenómeno natural da cascata. De facto, é impressionante o barulho da água a cair que pode ouvir-se a uma grande distância. Uma das grandes atracções da cascata, para além da magnifica paisagem, é poder tomar banho numa piscina natural (Devil’s Pool), que é como que uma piscina infinita no topo das cataratas. É possível tomar banho ai nos meses em que o caudal das cataratas é menor e para aceder a essa piscina é preciso ir pela Ilha de Livingstone. Para os mais aventureiros o salto de bungee jump de cima da ponte sobre o Rio Zambeze pode ser o ponto alto da visita às Cataratas Vitória. A ponte – Falls Bridge – é em si um monumento, é a ligação ferroviária entre a Zâmbia e o Zimbabué e tem um pequeno museu do lado da Zâmbia. Outra atracção fora dos circuitos turísticos é uma árvore miradouro que proporciona uma vista panorâmica da parte principal das Cataratas. Se quiser descobrir esta grande árvore miradouro, a partir do Hotel Zambezi Sun siga na estrada que vai para a aldeia Mukuni. As Cataratas Vitória fazem parte do Património Mundial da UNESCO.
Top 10 locais a visitar nas Cataratas Vitoria:
- Victoria Falls (Cataratas Vitoria)
- Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya
- Devil’s Pool
- Ponte Victoria Falls
- Ilha de Livingstone
- Rio Zambeze
- Estátua de David Livingstone
- Trilho Boiling Pot Hike
- Knife Edge Bridge
- Lookout Tree
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Livingstone, Zâmbia” radius=”0″]Livingstone: fica 10 km a Norte do Rio Zambeze e é a maior cidade perto das Cataratas Vitória. Por isso é um centro turístico com todas as infra-estruturas para acolher os muitos turistas que vêm ver as famosas Cataratas. Livingstone é o nome do primeiro ocidental que chegou às Cataratas em 1855 – o missionário e explorador escocês David Livingstone. A cidade desenvolveu-se durante a época colonial e o caminho-de-ferro foi um importante contributo para esse crescimento. Podemos visitar o Museu do Caminho-de-ferro com alguns antigos comboios a vapor. No Museu de Livingstone pode ver objectos de interesse histórico e etnográfico e no exterior a estátua de David Livingstone.
Top 10 locais a visitar em Livingstone:
- Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya
- Museu Livingstone
- Victoria Falls
- Museu Cultural de Maramba
- Rio Zambeze
- Mukuni Park Curio Market
- Maramba Market
- Ponte de Victoria Falls
- Igreja de Saint Andrews
- Museu do Caminho-de-ferro
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya, Zâmbia” radius=”0″]Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya: o Parque estende-se desde as Cataratas Vitória, que ficam incluídas no parque, para Nordeste por cerca de 12 km ao lado do Rio Zambeze. A cidade mais próxima é Livingstone. O parque com as Cataratas faz parte do Património Mundial da UNESCO. O parque é pequeno comparativamente a outros na África Austral, com cerca de 66 km2 mas a sua beleza é inquestionável e tem a vantagem de concentrar mais as espécies que se querem avistar quando fazemos um safari. Não há predadores e por isso os animais, como os elefantes, zebras, girafas passeiam tranquilamente pela reserva. Para além dos safaris organizados, pode-se conduzir (dirigir) o nosso próprio carro e explorar os trilhos pelo meio da natureza e dos animais.
Top 10 locais a visitar no Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya:
- Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya
- Victoria Falls
- Rio Zambeze
- Rio Maramba
- Zambezi Flood Monument
- Aldeia Cultural de Maramba
- Lookout Tree
- Old Drift Cemetery
- Locais de rafting e kayak
- Devil’s pool
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Sesheke, Zâmbia” radius=”0″]Sesheke: é uma cidade no Sudoeste da Zâmbia a 190 km de Livingstone. Fica na fronteira com a Faixa de Caprivi na Namíbia. Como dei boleia (carona) a uma mulher polícia que tinha que fazer 190 km até à sua cidade na fronteira com a Namíbia, fui convidado a estar em casa da sua família perto de Sesheke. Foi muito interessante estar entre a população local e conversar um pouco com as pessoas acerca do seu dia-a-dia e dificuldades.
Top 10 locais a visitar em Sesheke:
- Rio Zambeze
- Mercado Central de Sesheke
- Igreja St Kizito
- Ponte Katima Mulilo
- Nova Igreja Evangélica
[/su_box]
Roteiros na Zâmbia
Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Zâmbia de maneira independente. Itinerários de turismo na Zâmbia para 6 e 7 dias.
[su_box box_color=”#009999″ title=”6 Dias na Zâmbia” radius=”0″]
Dia 1 Victoria Falls – Rio Zambezi
Dia 2 Wild South Luangwa
Dia 3 Wild South Luangwa
Dia 4 Wild South Luangwa
Dia 5 Lusaka
Dia 6 Lusaka
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”1 semana na Zâmbia” radius=”0″]
Dia 1 Lusaka
Dia 2 Parque Nacional South Luangwa
Dia 3 Chamilandu
Dia 4 Chamilandu
Dia 5 Bilimungwe
Dia 6 Bilimungwe
Dia 7 Mfuwe Lodge
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”1 semana na Zâmbia” radius=”0″]
Dia 1 Lusaka – Parque Nacional South Luangwa
Dia 2 Lusaka – Parque Nacional South Luangwa
Dia 3 Lusaka – Parque Nacional South Luangwa
Dia 4 Parque Nacional South Luangwa – Parque Nacional Lower Zambezi
Dia 5 Parque Nacional South Luangwa – Parque Nacional Lower Zambezi
Dia 6 Zambezi – Livingstone
Dia 7 Livingstone
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Zâmbia” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Zâmbia. Os locais UNESCO Património Mundial na Zâmbia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Zâmbia:
- Mosi-oa-Tunya / Cataratas Vitória
[/su_box]