Índice
Está a pensar visitar a Turquia? Já tem os desejados bilhetes ou vai chegar por terra? Seja como for terá que obter o seu visto para poder entrar no país. Se chegou a esta página para saber como tirar o visto para a Turquia, então está no lugar certo.
Mas há boas notícias: este visto nem é caro nem é complicado de obter, especialmente desde que em 2014 as autoridades turcas implementaram o sistema de vistos electrónicos. Desde essa altura tornou-se mais simples para os visitantes obter o seu visto, com vantagens adicionais: ligeiramente mais barato, mais confortável e mais rápido.
É verdade que antes da introdução do e-visto os viajantes portugueses (para os brasileiros não é necessário visto para visitar a Turquia durante 90 dias) podiam obter o visto tradicional à chegada.
[message_box type=”attention”]Veja também a página: Visitar Turquia – Guia de Viagem.[/message_box]
1 – Onde Tirar o Visto Electrónico para a Turquia
Poderá obter o seu visto electrónico para a Turquia no website oficial que o Governo turco criou para o efeito.
Actualmente a página oficial para obtenção de vistos electrónicos para a Turquia encontra-se em diversas línguas, mas não em português.
Se tem dificuldades com o inglês mas se sente confortável com uma das seguintes línguas, poderá mudar o idioma no canto superior direito: árabe, alemão, espanhol, francês, holandês, polaco, chinês e, claro, turco.
É importante que use apenas este endereço para obter o seu visto electrónico porque existem múltiplos sites, alguns pertencendo a agências de documentação, outros, simplesmente fraudulentos, que procuram parecer-se com a página oficial e mostram endereços que parecem legítimos mas que não o são.
2 – O que é Necessário para Obter o Visto Electrónico para a Turquia
- Um documento de viagem. No caso dos cidadãos portugueses pode ser o bilhete de identidade, um passaporte ou mesmo um passaporte caducado nos últimos cinco anos, uma situação talvez única e que é aplicável apenas a cidadãos de oito países do mundo. Aconselho o passaporte normal e em dia.
- Um cartão de crédito VISA, Master Card ou Union Pay para pagar o visto. Note que o cartão não tem de estar em nome da pessoa que pede o visto. O cartão deverá ter o 3D Secure System activado.
Perguntas e Respostas
Qual é a validade do visto electrónico: 90 dias desde o momento de entrada na Turquia. Contudo, como pode entrar e sair da Turquia com este tipo de visto, cada vez que sair a contagem dos dias pára. Ou seja, se estiver na Turquia e cruzar a fronteira com a Bulgária e passar 15 dias naquele país, são acrescentados 15 dias aos 90 dias iniciais a que tinha direito de permanecer na Turquia. Note contudo que estes 90 dias não podem exceder um período de tempo no calendário de 180 dias.
Quando posso voltar a tirar outro e-visto: É consigo. A regra imposta é que no espaço de 180 dias se pode ficar 90 dias. Logo, num ano, pode tirar dois vistos e visitar a Turquia num total de 180 dias.
Quanto Custa o visto electrónico para a Turquia: USD 20.
Quanto tempo demora: Normalmente o e-visto é emitido logo após o processamento do pagamento.
Com que antecedência devo tirar o e-visto: teoricamente pode fazê-lo a qualquer momento antes de entrar na Turquia mas para evitar imprevistos as autoridades turcas aconselham que o faça pelo menos 48 horas antes. E é um bom conselho.
Quantas vezes se pode entrar na Tuquia com o visto electrónico para turismo: este tipo de visto é de múltiplas entradas. Pode entrar e sair do país as vezes que desejar durante a validade do visto.
3 – Tirar o visto electrónico para a Turquia passo a passo
- Aceda ao website oficial para obtenção de vistos electrónicos para a Turquia.
- No canto superior esquerdo escolha a opção para iniciar o processo de obtenção do visto (em inglês, Apply Now. Escolha a sua nacionalidade e o tipo de documento pessoal que vai usar e certifique que é uma pessoa real preenchendo a sequência de caracteres mostrada.
- Introduza a data em que pensa entrar no país. Quando o fizer receberá a informação associada à sua nacionalidade: quantos dias pode ficar e quanto pagará.
- Passará a um formulário onde fornecerá os seus detalhes pessoais. Certifique-se de que está tudo correctamente preenchido e confirme.
- Receberá um e-mail para confirmação. O seu envio é imediato por isso se não chegar procure na pasta de spam.
- Uma vez verificado o endereço, é hora de pagar. Preencha o formulário com os dados de pagamento e envie.
- Assumindo que o seu pagamento é processado com sucesso, receberá um segundo e-mail a dizer que o e-visto lhe foi enviado, o que não é totalmente verdade, porque o que chegou por e-mail foi uma ligação para fazer o download do e-visto.
- Imprima o e-visto, fornecido em formato PDF, e não o perca.
[message_box type=”error”]Importante: basicamente nunca poderá reaver o dinheiro pago na obtenção do e-visto. Se houver um erro da sua parte na introdução dos dados, se as datas da sua viagem mudarem, se não puder viajar, se por alguma razão o seu pedido não for aceite… nunca poderá solicitar o reembolso. Se as condições mudarem ou se existir um erro no preenchimento dos dados terá que reiniciar o processo e voltar a pagar.[/message_box]
4 – Chegar à Turquia com um Visto Electrónico
Ao chegar, só terá que ter em atenção que existe uma área de atendimento aos visitantes que irão solicitar um visto à chegada e outra para os que já tem o visto electrónico, sendo uma vantagem, já que o processo é claramente mais rápido. Aliás, o que necessitam de tratar de visto à chegada irão posteriormente para a mesma fila que os que já o têm.
O processo é simples: entregue o e-visto impresso ao agente juntamente com o documento de viagem, e num instante terá recebido as boas vindas à Turquia.
5 – E se não quiser ou não puder tirar um visto electrónico?
Se por alguma razão não quiser ou não puder tirar o visto electrónico pode tratar do seu visto à chegada. Note que esta possibilidade se aplica aos portugueses e a cidadãos de outros países mas não a todos.
Neste caso, à chegada, deverá dirigir-se primeiro à zona onde o visto tradicional é adquirido, preenchendo os devidos impressos e pagando o valor correspondente, que é sempre mais do que o do e-visto, no caso dos portugueses, USD 30 ou 25 EUR.
Depois, já com o seu visto, siga para a fila de entrada no país, aquela para onde os portadores de um e-visto se podem dirigir directamente. Ali, um agente verificará os seus documentos de viagem, retirará os seus dados biométricos e lhe dará as boas vindas à Turquia.
[message_box type=”info”]Onde dormir? Procurar hotel na Turquia – Reservar alojamento. Bons preços. Sem custos de reserva.[/message_box]